Kia Niro. Renovação total de um dos primeiros SUV elétricos do mercado

O Kia Niro conhece renovação mantendo a oferta de propulsão híbrida, híbrida Plug In ou 100% elétrica.

O Kia Niro conhece renovação mantendo a oferta de propulsão híbrida, híbrida Plug-In ou 100% elétrica. A casa coreana reforçou as autonomias dos modelos Plug-In e elétrico que passam a ser, respetivamente, de 65 e 460 km. Isto alarga a sua versatilidade e capacidade para maiores compromissos, relegando para segundo plano a ansiedade com a autonomia em grandes viagens. O Kia Niro 2022, reclama a Kia, quer assumir-se como uma solução natural para os clientes que procuram fazer a transição para um veículo eletrificado.

O Kia Niro 2022 oferece três opções de motorização, um conjunto de funcionalidade e tecnologias avançada e um estilo que representa um passo em frente faca á anterior geração. Para a Kia, o Niro será uma afirmação da marca como solução natural para os que procuram fazer a transição para a mobilidade elétrica.

Kia Niro reinventa-se! Especificações e preços das versões HEV e EV aqui!

Já o fomos conhecer de perto. A nova geração do Kia Niro já chegou a Portugal como híbrido e elétrico, o híbrido plug-in fica de fora.

Ler mais

Kia Niro renovado também no interior

Reclama a Kia que o habitáculo do Niro foi pensado e concebido para ser acolhedor e, ao mesmo tempo, oferecer uma utilização intuitiva. Está redirecionada para o conforto, tendo para isso um melhor isolamento do habitáculo face ao exterior.

Por outro lado, ao aumentar as dimensões do Niro em 65 mm no comprimento e 20 mm na distância entre eixos, face ao anterior modelo, a Kia reclama o aumento do espaço habitável e funcional. Ao mesmo tempo, destaca uma ampla utilização de materiais sustentáveis.

No que toca ao espaço interior tal como comprovam as cotas de habitabilidade e do espaço de carga, há mais espaço. À frente, 1028 mm de espaço para a cabeça e 1053 mm de espaço para as pernas. Já para os passageiros do banco traseiro, espaço para a cabeça de 1005 mm nas versões HEV e PHEV e de 967 mm no Niro EV. O espaço para as pernas nos bancos traseiros é de 1011 mm no Niro HEV e PHEV, e de 938 mm no Niro EV.

Quanto à capacidade da bagageira, pode chegar aos 1445 litros no HEV, 1342 litros no PHEV e 1392 litros no EV, com os bancos traseiros rebatidos. O Niro EV dispõe ainda de uma conveniente bagageira adicional de 20 litros sob o capot.

Kia Niro EV 2022 2

No interior é onde encontramos muitas semelhanças com os mais recentes modelos da marca, nomeadamente o Kia EV6 e o Kia Sportage.

Oferta de três opções de motorização

A Kia oferece o SUV Niro com três motorizações diferentes, mas todas com elevado nível de sustentabilidade. Assim, o Niro tem uma motorização híbrida (HEV), híbrida Plug In (PHEV) e 100% elétrico (BEV).

Do mesmo modo, para os modelos híbridos do Niro, a Kia utiliza o motor 1.6 GDI Smartstream. Um bloco que incorpora uma série de soluções inovadoras para maximizar a eficiência do combustível. 

KIA NIRO

Destacam-se o aumento na pressão do sistema de injeção e alteração na relação de compressão, otimização das passagens de caixa e melhor integração da cabeça do motor com o sistema de escape (para uma refrigeração mais eficiente). Paralelamente, a Kia introduziu a segunda geração da sua caixa automática de seis velocidades e dupla embraiagem (6DCT).

Kia Niro 2022 renovado com caixa de velocidades sem… marcha atrás!

A referida caixa tem como destaque o facto de eliminar a marcha-a trás! Opta por recorrer à potência do motor elétrico (e não do motor de combustão) quando em manobra de recuo, o novo sistema de transmissão é agora 2,3 kg mais leve, o que permite reduzir o consumo de combustível em 0,62% nas versões HEV e PHEV.

Especificamente para o Niro PHEV, a marca coreana aumentou a potência da bateria – passou de 8,9 para 11,1 kWh – o que alargou a autonomia. Com jantes de 16 polegadas e debaixo do protocolo WLTP, chega agora aos 65 km.

KIA NIRO 1

O Niro PHEV estreia um opcional aquecedor de alta voltagem com coeficiente de temperatura positivo (PTC). Com uma potência de 5,5 kWh, permite usufruir do modo totalmente elétrico durante mais tempo em condições climatéricas frias, aquecendo o habitáculo.

Na versão BEV, a autonomia cresceu. Mantendo a potência de 150 kW e os 255 Nm de binário, temos agora 460 km de autonomia. Já o sistema de carregamento rápido permite passar de 10 a 80% de carga em apenas 43 minutos.

Kia Niro renovado com plataforma de alta tecnologia

Simultaneamente, a nova geração do Kia Niro está equipada com a terceira geração da plataforma K, desenvolvida pela casa coreana. A nova plataforma tem a arquitetura adaptada e aperfeiçoada para maior flexibilidade, desempenho e segurança.

Oferece suspensão McPherson no eixo dianteiro e suspensão multibraços com quatro braços de ligação. A desmultiplicação da direção foi aperfeiçoada para uma resposta mais rápida.

Kia Niro EV 2022 3

Finalmente, no domínio da segurança passiva, além da estrutura composta por múltiplas zonas de dispersão das forças de impacto, a utilização de aço de alta resistência estampado a quente aumentou em 22% em relação à geração anterior, incrementando ainda mais a resistência geral do veículo.

O Kia Niro 2022 deverá chegar ao mercado já durante o próximo mês de junho. Contudo, ainda não são conhecidos os preços, nem se chegará logo nas três motorizações disponíveis.