Depois do SP48, relembramos alguns dos mais exclusivos Ferrari

São exemplos vivos de arte em movimento. Ao longo dos anos poucos tiveram a sorte, e a carteira, de ter um Ferrari como nenhum outro.

O mítico Cavalino Rampante é, por si só, um exemplo de exclusividade. A menos que chamemos “casa”, a locais como o Mónaco ou Dubai, o simples facto de apanharmos um Ferrari pelas nossas ruas, é um ponto alto do nosso dia. Mas para alguns, já nem isso é suficiente. A pretexto do lançamento do mais recente projeto da casa de Maranello, o SP48 Unica, hoje escolhemos três dos mais icónicos modelos únicos da marca italiana.

Ferrari Purosangue. É o que se conhece sobre o SUV italiano que chega este ano

A casa do Cavalino Rampante libertou a primeira foto e confirmou que o Ferrari Purosangue será lançado ainda nesta Primavera.

Ler mais

O revivalista P4/5

Um regresso ao futuro, Made in Italy. O impressionante P4/5 é a interpretação conjunta da Pininfarina e de James Glickenhaus, daquele que é um dos mais icónicos desportivos da história, o mítico Ferrari P3/4.

Baseado no, igualmente impressionante, Ferrari Enzo, o processo de criação deste modelo único, durou cerca de um ano, com o magnata norte-americano a ceder um dos seus sport-protótipos originais, à equipa de design. Toda a carroçaria foi alterada, com novas linhas, inspiradas no modelo original e com uma grande influência dos teste realizados em túnel de vento.

As alterações foram de tal forma profundas que obrigaram ao total repensar de componentes básicos, como as dobradiças das portas. Estas novas peças são únicas no mundo e foram produzidas especificamente para este projeto. No final, seriam mais de 200, as peças produzidas, única e exclusivamente para o P4/5

A construção teve ainda em conta a manutenção e até aperfeiçoamento da dinâmica da base Enzo, respeitando o seu carácter e retirando 270kg ao peso original do modelo.

O preço estimado deste projeto cifrava-se no 2 milhões de dólares, aquando da sua apresentação em 2006. No caso de ser vendido hoje, calculámos que esse valor seria bastante mais avultado.

Pela mão de Eric Clapton

Um icónico guitarrista, com uma paixão pelos automóveis. O amor pelas quatro rodas de Eric Clapton, nomeadamente pelos modelos Ferrari é há muito conhecido, com o músico a ter uma das mais interessantes coleções em todo o mundo.

Esta proximidade com a marca de Il Commendatore, levou a uma parceria única que resultou no Ferrari SP-12 EC, as iniciais de Special Project 12 – Eric Clapton. O modelo, do qual existe apenas uma unidade, vai buscar inspiração ao icónico 512 BB, especialmente apreciado por Clapton.

A base, essa, assenta no 458 Italia, o mais moderno à data da sua construção, e por isso conta com um motor V8 de 4.5 litros e 570 cv.

O preço para este “one-off”? Mais de 4 milhões de euros, em 2012.

F12 TRS

Um dos Ferrari com um design mais agressivo de que há memória. O F12 TRS é uma interpretação radical do, já de si, pouco comedido F12 Berlinetta.

Ao contrário dos dois primeiros exemplos, existem duas unidades desta edição personalizada, no entanto ambas são propriedade do mesmo dono. Na garagem do multi-milionário Sam Li, residem ainda o majestoso Rolls Royce Sweptail e um Ferrari F50, a versão de pista do modelo V12 de Maranello.

A inspiração para este F12 TRS, foi o 250 Testarossa, um modelo de competição, produzido entre 1957 e 1961. Durante os seus anos nas pistas, tornou-se num dos mais emblemáticos da história do automóvel. Esta interpretação moderna do Testarossa incorpora alguns elementos de design como uma cobertura do motor, totalmente em vidro, permitindo apreciar o seu possante V12. A traseira é também ela um destaque no visual do modelo. Com linhas recortadas e muito vincadas, contrasta até com o modelo histórico que lhe serve de inspiração.

A frente, pouco alterada face ao “normal” F12, mas ainda assim mais agressiva, esconde o bloco de 6.3l atmosférico, com 730 cv de potência.

Ferrari Daytona SP3. Mais um set LEGO Technic para os apaixonados dos automóveis

A LEGO tem apresentado vários modelos de supercarros. Depois do Porsche 911 GT3, Bugatti Chiron e Lamborghini, vem aí o Ferrari Daytona SP3.

Ler mais