Volvo investe em carregamento extra rápido. 160 km de autonomia em 5 minutos!

Carregamento extra rápido? Pode ser já hoje que ontem já era tarde! A Volvo concorda e acaba de investir na StoreDot, empresa tecnológica.

Carregamento extra rápido? Pode ser já hoje que ontem já era tarde, dirão os utilizadores de veículos elétricos! Olhando pelo retrovisor um dos travões à mobilidade elétrica era a autonomia. Porém, rapidamente, a ansiedade mudou-se de armas e bagagens para o tempo de carregamento. E a verdade é que raramente algum modelo consegue carregar 80% da bateria em menos de trinta minutos. A StoreDot, empresa israelita, desenvolve tecnologia que vai permitir carregar 160 km de autonomia em apenas 5 minutos! A Volvo acredita e investiu na empresa.

Carregamento extra rápido tem sido um “sonho” da maioria dos construtores que investem de forma maciça na mobilidade elétrica. 

volvo baterias storedot
Tech Moment – Battery propulsion

160 km de autonomia em 5 minutos! 

É uma ideia da StoreDot. Uma empresa israelita que desenvolve tecnologia de baterias de carregamento extra rápido. O seu trabalho foi reconhecido pela Volvo que, usando o seu fundo de capital de risco (a Volvo Cars Tech Fund) investiu na casa israelita.

O alvo é, claro, ser das primeiras a oferecer a possibilidade de chegar a um carregador e recuperar 160 km de autonomia em… apenas cinco minutos!

Simultaneamente, a Volvo deseja colaborar com a StoreDot no desenvolvimento de inovadoras tecnologias de baterias e assim alargar autonomia e reduzir tempos de carregamento.

Tanto quanto foi dado a conhecer, este investimento da Volvo está ligado ao facto de a marca sueca querer tornar-se um construtor de automóveis exclusivamente elétrico até 2030. Dessa forma e com a ajuda da StoreDot, a Volvo vai acelerar o tempo de comercialização da tecnologia e passar à produção em massa até 2024.

Rede de colaboração da Volvo com a Northvolt e a StoreDot

A Volvo tem uma “joint venture” em termos de baterias com a Northvolt, fabricante de baterias sueco. Agora, o desenvolvimento da tecnologia da StoreDot junta-se ao trabalho da Northvolt para tentar oferecer à Volvo superioridade neste particular.

Enfim, a Volvo acaba por seguir a estratégia de não colocar todos os ovos no mesmo cesto. Com a StoreDot, o foco é o desenvolvimento de uma tecnologia única de ânodo dominante de silício e integração de software relacionado. O desejo é o carregamento extra rápido e chegar aos tais 160 km em cinco minutos. 

Por seu turno, a Northvolt desenvolverá as baterias para acederem a esta carga ultra rápida e no aumento da autonomia, e estará encarregue da produção dessas baterias de nova geração, especificamente desenhadas para os Volvo e os Polestar.

Em síntese, a Volvo planeia uma nova família de automóveis exclusivamente elétricos. A transição para a eletrificação total faz parte da ambição da casa sueca em ser uma empresa neutra para o clima em 2024.