Mercedes EQS SUV será o novo topo de gama dos SUV 100% elétricos

O Mercedes EQS ocupa o topo da gama SUV 100% elétrica e começa a produção em junho nos Estados Unidos na fábrica do Alabama.

O Mercedes EQS ocupa o topo da gama SUV 100% elétrica e começa a produção em junho nos Estados Unidos, na fábrica do Alabama. O modelo chegará à Europa antes do final do ano com duas versões: EQS 450+, EQS 450 4MATIC e EQS 580 4MATIC. O primeiro tem tração traseira, bateria de 107,8 kWh e motor com 355 cv, o segundo oferece tração integral, motor de 355 cv com a mesma bateria. Finalmente, o topo de gama 580 4MATIC oferece 536 cv com tração integral e bateria de 107,8 kWh.

Autonomia de 600 km

O EQS SUV é o terceiro modelo feito com base na plataforma EVA (Electric Veihcle Architecture). Estará disponível com tração traseira ou integral e uma bateria de 107,8 kWh que autoriza uma autonomia de 600 km. A bateria do EQS tem a particularidade de ser formada por 12 células e ter uma reformulada fórmula química que reduz a utilização de cobalto para menos de 10%.

O Mercedes EQS SUV pode ser carregado em postos rápidos até 200 kW, com corrente direta. Quer isto dizer que recupera 80% da carga em cerca de 30 minutos. 

Objetivo cumprido! Uma carga. Zero emissões. Toda a EN2 com o EQS

O EQS da Mercedes-EQ cumpriu o desafio a que se propôs. Percorrer toda a estrada nacional 2 com apenas uma carga de bateria!

Ler mais

Mercedes EQS SUV semelhante ao EQS

O SUV de topo da Mercedes EQ partilha a longa distância entre eixos da berlina EQS. Ou seja, tem 3210 mm entre os dois eixos. Porém, é bem mais alto, qualquer coisa como 20 centímetros.

Sob o mesmo ponto de vista, o EQS SUV tem um comprimento de 5125 mm, uma altura de 1718 mm e uma largura de 1956 mm. Um carro encorpado e com forte presença na estrada, típico de um topo de gama.

As dimensões do EQS SUV não permitem replicar a aerodinâmica recordista do EQS, mas a Mercedes reclama uma eficiência de topo neste particular. Conforme reclama a casa de Unterturkheim, o EQS SUV tem superfícies suaves, arredondadas, uma frente muito fechada e um tejadilho que flui para uma traseira fechada. Enfim, a Mercedes aproveitou o formato SUV para desenhar quase uma gota.

Elétrico de luxo Mercedes EQS conhece a cidade mais alta

O Mercedes EQS conheceu a cidade mais alta num abraço entre o futuro e a história. A Guarda a bordo do elétrico de luxo da Mercedes-EQ

Ler mais

Interior com amplo espaço

As dimensões do EQS SUV permitiram aos engenheiros da Mercedes criar um interior amplo. A segunda fila de bancos pode ser ajustada eletricamente de série e na bagageira cabem, diz a Mercedes, até quatro sacos de golfe.

Simultaneamente, há uma opcional terceira fila de bancos e uma alongada lista de opcionais ligados ao conforto. Quanto à dimensão da bagageira, oferece 645 litros com cinco lugares. Com sete lugares exibe 565 litros.

Finalmente, destacar que o EQS SUV está equipado com o MBUX Hyperscreen. Uma unidade que tem vários ecrãs enquadrados e que vai de um lado ao outro do carro. O ecrã de 12,3 polegadas com tecnologia OLED que está frente ao passageiro tem controlo independente. E se o condutor tiver a tentação de olhar para o filme que o passageiro está a ver, as câmaras internas inteligentes detetam e reduzem a iluminação do ecrã.

Motorizações para o SUV topo de gama

Todas as versões do EQS SUV têm o motor colocado no eixo traseiro. As versões de tração integral 4Matic adicionam um motor elétrico no eixo dianteiro. Nestas variantes, a função “Torque Shift” uma repartição de binário de forma inteligente e contínua entre os dois eixos. Assim, é assegurada a utilização mais eficaz dos motores elétricos.

Por outro lado, os motores do EQS SUV são unidades síncronas de íman com excitação permanente. Desta forma, há mais densidade de potência, maior eficiência e entrega mais consistente de potência.

Há três versões do EQS SUV, a saber, EQS 450+, EQS 450 4MATIC e EQS 580 4MATIC. Todos têm a mesma bateria de 107,8 kWh e os dois primeiros contam com 360 cv. A diferença entre o primeiro e o segundo reside no binário: tendo apenas um motor o EQS 450+ tem 568 Nm de binário, o EQS 450 4MATIC tem dois motores e 800 Nm de binário.

MERCEDES EQS SUV4

Autonomia entre 507 e 613 km

O carregador interno é de 11 ou 22 kW e para carregar a imensa bateria numa tomada trifásica leva entre 5 e 10 horas, respetivamente. Com a capacidade máxima de carga de 200 kW, precisa de 31 minutos para ir de 10 a 80% da carga e após 15 minutos num carregador rápido, oferece 250 km.

A Mercedes-EQ reclama, debaixo do protocolo WLTP, uma autonomia entre 536 e 660 km (consumo de 23,0 a 18,6 kWh/100 km) para o EQS 450+. Já para o EQS 450 4MATIC, os consumos são de 24 a 20 kWh/100 km e uma autonomia entre 507 e 613 km. Finalmente, o EQS 580 4MATIC tem uma autonomia entre 507 e 613 km com o mesmo consumo do EQS 450 4MATIC.

MERCEDES EQS SUV10

Mercedes EQS SUV com suspensões avançadas

O chassis do EQS SUV tem um eixo de quatro ligações na frente e um eixo multibraços na traseira. A suspensão pneumática AirMatic exibe ajuste contínuo dos amortecedores e é oferecido de série. 

Simultaneamente, o EQS SUV pode ser elevado ou rebaixado vários centímetros. Estão disponíveis vários modos de condução dentro do Dynamic Select. Falamos dos modos Eco, Comfort, Sport e Individual. 

Em contrapartida, as versões 4MATIC estão equipadas com o programa Off road. Este oferece ao EQS SUV capacidade para andar fora de estrada, a que se junta um eixo traseiro direcional que vira as rodas até um máximo de 4,5 graus. Há um opcional que pode ser instalado via internet que aumenta o ângulo de viragem para os 10 graus.

Atualizações feitas “over the air” através da internet

O Mercedes EQS SUV possui a capacidade de ser atualizado via internet. Mas há mais. Segundo a casa alemã, este é o segundo modelo da marca que pode ser atualizado e receber novas funções via internet. O primeiro foi o EQS. 

Ainda assim, a oferta destas atualizações é alargada no EQS SUV. Por exemplo, o sistema “Trailer Manouvering Assist” e o sistema de realidade aumentada do MBUX (Olá Mercedes) podem ser ativados mais tarde se o cliente quiser. 

No que toca à segurança, os princípios da filosofia “Integral Safety” estão em destaque no EQS SUV. Além de uma célula de segurança poderosa, com amplas zonas de deformação, o EQS SUV é o primeiro modelo da Mercedes que consegue saber se todos os bancos estão ou não ocupados. Se um passageiro da terceira fila de bancos não tem o cinto colocado, há um aviso específico para o condutor.