Já falta pouco! Todos os pormenores do Rally de Portugal 2022

Um número recorde de inscritos, a estreia na terra e três campeões do mundo à partida. Não faltam motivos de interesse ao Rally de Portugal

Uma centena de equipas. É o número mais alto do campeonato do mundo até agora. Se o sucesso se reger por esta métrica, começa bem a edição deste ano do Rally de Portugal, com viaturas que vão desde os novos Rally 1 até aos sempre populares troféus como é o caso do Peugeot Rally Cup Iberica.

WRC rendido a Rovanpera

Tem sido o menino prodígio do campeonato deste ano. Kalle Rovanpera, com apenas 21 anos de idade tem dominado a classificação nas últimas provas, tendo ficado apenas um ponto na Power Stage, do Rali da Suécia, de fazer 60 pontos em apenas duas jornadas, o máximo possível.

Filho de Harri Rovanpera, com um vasto historial de provas no WRC, o jovem “finlandês voador”, tem confirmado as expectativas. Desde o início do campeonato a sua única “derrota” deu-se no Monte Carlo, responsabilidade de nomes como Ogier ou Loeb.

Rali da Croácia: Kalle Rovanpera ganha rali na “Power Stage”

O Rali da Croácia, terceira prova do Mundial de Ralis, decorreu debaixo de condições meteorológicas absolutamente imprevisíveis.

Ler mais

Logo abaixo na tabela encontramos Thierry Neuville. O piloto da Hyundai tem tido um início de época atribulado, com direito inclusivamente a multas e penas de trabalho comunitário. O caso deu-se nas ligações entre troços no Rali da Croácia, com velocidades, e manobras, pouco recomendáveis.

Um dos grandes atrativos será o regresso dos dois Sebastian, depois da presença na primeira ronda do ano, onde fizeram jus ao palmarés e arrecadaram os dois primeiros lugares. Desta feita será a vez de Ogier procurar a desforra e empatar as vitórias com Loeb. Aos dois campeões junta-se ainda um terceiro Ott Tanak, que tem tido um início de temporada bastante atribulado.

Aos novos Rally 1, juntam-se ainda os pilotos do nacional de ralis, com Armindo Araújo a entrar na liderança, na prova que marca o fim da primeira metade do campeonato. Para além dos portugueses estarão ainda à partida o Peugeot Rally Cup Iberica, assim como a estreia do novo troféu Toyota Gazoo Racing Iberian Cup.

Com mais um Rally de Portugal à porta, recordamos a edição de 2021

Já falta pouco para a poeira regressar aos troços do Rally de Portugal. Para aguçar o apetite hoje recordamos a última edição.

Ler mais

50 anos de WRC

A festa dos 50 anos do Campeonato Mundial de Ralis, faz-se em terras portuguesas. A FIA e o promotor do WRC escolheram o Rally de Portugal para assinalar a data e o ACP respondeu ao desafio com um verdadeiro museu-vivo de alguns dos mais emblemáticos carros da história do Campeonato do Mundo.

Em exposição na Exponor, com entrada livre, estarão modelos como o Fiat 131 Abarth, o Lancia Rally 037 e Delta S4, ou o todo-poderoso Audi Sport Quattro. A eles juntam-se verdadeiras lendas vivas como Carlos Sainz, Miki Biasion ou Walter Rohrl, entre muitos outros nomes incontornáveis do mundial de ralis.

Programa recheado

Com base na Exponor, como tem vindo a ser habitual, o Rally de Portugal irá percorrer as estradas do Norte e Centro do país, logo desde quinta-feira dia, 19 de Maio.

Este primeiro dia, começa com o Shakedown, em Baltar, Paredes, sendo estes primeiros quilómetros oficiais em pisos de terra dos novos carros.

Ainda no mesmo dia, está marcado o início das hostilidades do Vodafone Rally de Portugal, com a Cerimónia de Partida e a Super Especial em Coimbra. Uma estreia absoluta, com início marcado para as 19h03. Uma classificativa com três quilómetros de extensão, desenhada no perímetro urbano da cidade do Mondego, que promete proporcionar muito espetáculo.

Dia 20, sexta-feira:

Disputam-se quatro das mais emblemáticas classificativas do Centro do País: Lousã, Góis, Arganil e Mortágua. Depois, a caravana ruma a Norte, onde, ao final da tarde (19h03), tem lugar a Super Especial de Lousada. No total, 122,88 quilómetros de troços, que vão ajudar a perceber a hierarquia dos candidatos aos diversos títulos. 

Sábado, dia 21:

As equipas têm pela frente três duplas passagens pelas classificativas de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante, esta última com partida de Mondim de Basto. O final do dia fica marcado pela Super Especial do Porto, na Foz, com início previsto para as 19h03.

Domingo, dia 22:

Reserva-nos a ronda pelas sempre espetaculares classificativas de Fafe. Neste último dia competitivo, os concorrentes têm pela frente os troços de Felgueiras, Montim e Fafe, num total de 58,22 quilómetros. E, a exemplo dos últimos anos, a segunda passagem pela Especial de Fafe volta a ter o estatuto de Power Stage. Ou seja, a classificativa que premeia os cinco pilotos mais rápidos com pontos adicionais.

No total serão 4 dias de competição, 343 quilómetros competitivos e mais de 1000 de ligação, entre os 21 troços do Rali.

Os dados estão lançados e agora resta-nos apenas esperar pacientemente pelo arranque da maior prova desportiva do país. Como sempre, nunca é demais relembrar a importância da segurança dos espectadores nos troços do Rally de Portugal, respeitando sempre a máxima “Longe do perigo, perto da emoção