BMW Série 7 e BMW i7. As duas faces do novo topo de gama da BMW

O BMW Série 7 e o i7 são as duas faces da sétima geração do topo de gama da marca de Munique.

O BMW Série 7 e BMW i7 são as duas faces da sétima geração do topo de gama da marca de Munique. O primeiro mantém o estatuto do Série 7 como navio almirante da BMW num segmento onde sempre enfrentou o Classe S da Mercedes-Benz. O segundo exemplifica como é fazer rimar luxo e mobilidade Premium com sustentabilidade. O Série 7 usa motores de combustão interna, o i7 é um automóvel 100% elétrico. Para a BMW, este é um carro importante, pois, tem soluções pioneiras, oferece conforto de nível superior e um estilo que a BMW reputa de excelência que combina os detalhes típicos da casa bávara com dinamismo e conforto modernos.

bmwserie7 1

BMW Série 7 e BMW i7 destacam estilo alternativo

Chamam-se “superfícies monolíticas” que formam um carro que cresceu, mais uma vez, em comprimento (mais 130 mm), largura (48 mm) e altura (51 mm). A distância entre eixos é massiva com 3215 mm, mais 5 mm que a anterior versão alongada do Série 7! Contas feitas, são 5391 mm de comprimento, 1950 mm de largura e 1544 mm de altura.

Em contrapartida, a frente da sétima geração do Série 7 destaca a gigantesca grelha “Duplo Rim” (que pode ser iluminada!) com uma grelha inferior de linhas retas. Um conjunto semelhante ao do BMW X7. O mesmo arranjo existe para as luzes. Estas estão divididas as luzes diurnas que parecem umas pálpebras semicerradas. As luzes com cristais oferecem um brilho generoso, opcional, feito com cristais Swarovski. A pintura em dois tons e a “carpete de luz” é projetada pelas portas no arredor do carro, formando uma passadeira com projeção de imagens.

Por baixo deste olhar do Série 7, estão os faróis em LED num nicho feito de linhas retas como as entradas de ar para os travões. 

A linha de cintura é alta e a superfície vidrada foi aumentada, com o “Hofmeister kick” a ser sublinhado pelo friso cromado que envolve toda a área vidrada do Série 7 e do i7, ao passo que as cavas das rodas são massivas e bem redondas, a lateral tem pouco trabalho, sendo muito plana. Tudo obra de Domagoj Dukec, o polémico responsável pelo estilo da BMW.

Exageradamente espaçosos

Um dos destaques do novo BMW Série 7 e do BMW i7 reside na possibilidade de abertura e fecho automático das portas. Proposto como opcional, dá acesso a um interior espaçoso, não só pelas majoradas dimensões, mas também pelo acesso melhorado. Para os passageiros do banco traseiro, há isolamento acústico e de vibrações. 

Ao mesmo tempo, melhorou o espaço para arrumar as pernas e para a cabeça. Há um opcional denominado “Executive Lounge”, que aumenta as regulações dos bancos traseiros, formando quase uma cama, o mesmo sucedendo no banco dianteiro do passageiro.

Sob o mesmo ponto de vista, o BMW Série 7 e BMW i7 oferecem, de série, um sistema de climatização de quatro zonas, com funcionamento automático. Há uma zona de aquecimento nos apoios de braços e nos forros das portas, opcional. Igualmente com o opcional encontramos o “Sky Lounge”, um tejadilho panorâmico em vidro com iluminação LED. 

Tecnologia não falta

Por outro lado, o Série 7 e o i7 estreiam um sistema de info entretenimento inovador. O BMW Theatre Screen está equipado com Amazon Fire TV, está montado no tejadilho, deslizando para baixo até ficar atrás dos encostos de cabeça.

Conforme o detalhe da ficha técnica, é um ecrã com 31,3 polegadas sensível ao toque. Tem exibição em formato 32:9, resolução 8K, sistema de som “surround” Bowers&Wilkins com altifalantes colocados nos encostos de cabeça. O acordo com a Huawei permite ter entretenimento específico para a China. Ser compatível com a tecnologia 5G permite otimizar a conectividade.

O BMW Curved Display é um dos destaques dos dois modelos. Um painel único encurvado para o condutor com dois ecrãs: um para o painel de instrumentos com 12,3 polegadas e 14,9 polegadas para o sistema de entretenimento.

Os dois ecrãs podem ser instalados com uma moldura em madeira ou em carbono. O “BMW Interaction Bar” oferece luz interior, elementos decorativos e funções operacionais muito interessantes. 

Por outro lado, as saídas de ar do sistema de climatização são quase invisíveis, pois integram-se num único componente que vai de um lado ao outro do tabliê e prolongando-se para os forros das portas. 

Chegam em novembro

O lançamento do BMW Série 7 e do BMW i7 será em novembro, com uma curiosidade: o primeiro modelo a lançar no Velho Continente será o… i7. No resto do Mundo o BMW Série 7 terá motores de seis e oito cilindros. A gama europeia receberá, imediatamente a seguir ao lançamento, uma variante Diesel e versões híbridas Plug-In no início de 2023.

O BMW i70 M70 xDrive tem uma bateria de 101,7 kWh, que alimentam dois motores elétricos que debitam 544 cv. A autonomia chega aos 625 quilómetros (WLTP) com um consumo homologado de 19,6 a 18,4 kWh/100 km. Com um carregador com capacidade até 195 kW, 10 minutos são suficientes para 170 km de autonomia.

A velocidade máxima chega aos 240 km/h, acelerando dos 0-100 km/h em 4,9 segundos. Com os dois motores, há tração integral elétrica com controlo da derrapagem dos pneus otimizando a tração.

O BMW i7 está equipado com a quinta geração do BMW eDrive. Usa motores otimizados, sistema integrado de transmissão, bateria com tecnologia avançada e novos processos de carregamento.

Ambos os carros podem usar o pacote M Sport com sistema M Sport, jantes de 20 polegadas (o Executive Drive Pro vai até às 21 polegadas, embora hajam jantes de 22 polegadas na lista de opcionais) bem como atualizações do chassis. Pode ser equipado com direção ativa nas quatro rodas, suspensões pneumáticas e amortecedores adaptativos. 

A condução autónoma é de nível 3, permitindo alguma liberdade na condução e, particularmente, no estacionamento. Depois há uma longa lista de sistemas de segurança e ajuda à condução: alerta de colisão frontal eminente que deteta tráfego vindo dos dois lados do carro, bem como pedestres e ciclistas; ajuda ao estacionamento e muito mais.

Série 7 com motores Diesel e híbridos

Os modelos híbridos Plug-In terão uma autonomia até 80 km quando chegarem em 2023. O sistema estará equipado com motores a gasolina de seis cilindros. A hibridização suave com tecnologia de 48 volts também estará disponível. Para o próximo ano, o BMW i7 M70 xDrive oferecerá 660 cv.

Já o BMW 740d xDrive (chegará na Primavera de 2023) terá hibridização ligeira com 300 cv e 670 Nm de binário, acelera dos 0-100 km/h em 6,3 segundos, velocidade máxima de 250 km/h. Os consumos são de 6,9 a 5,9 l/100 km e emissões de 182 a 157 g/km de CO2.

Quanto ao BMW 750e xDrive, também chegará na Primavera de 2023, com sistema híbrido Plug-In, 490 cv e 700 Nm de binário. O motor térmico tem 310 cv e 450 Nm de binário, o motor elétrico debita 200 cv e 280 Nm de binário. A aceleração dos 0-100 km/h é feita em 4,9 segundos, velocidade máxima de 250 km/h. Autonomia em modo elétrico oscila entre 80 e 89 km e os consumos são de 1,2 a 1,0 l/100 km e emissões de 28 a 22 g/km de CO2.

O BMW 760e xDrive também chega na Primavera com um sistema híbrido Plug-In. Oferece 571 cv e 800 Nm (motor térmico com 380 cv e 520 Nm e elétrico com 200 cv e 280 Nm), acelera dos 0-100 km/h em 4,3 segundos e chega aos 250 km/h. Em modo elétrico está limitado a 140 km/h. O consumo é de 1,2 a 1,1 l/100 km e emissões de 28 a 25 g/km de CO2