Audi urbansphere concept. Ideia alternativa de mobilidade urbana

O Audi urbansphere concept é o terceiro modelo da série de protótipos 100% elétricos da casa de Ingolstadt.

O Audi urbansphere concept é o terceiro modelo da série de protótipos 100% elétricos da casa de Ingolstadt. Depois do skysphere e do grandsphere, chegou o tempo de olhar para a cidade. E esse olhar chama-se urbansphere. E não, não é um pequeno utilitário ou familiar compacto. A ideia alternativa de mobilidade urbana da Audi materializa-se num monovolume enorme, claro, com motorização 100% elétrica, e completamente carregado de tecnologia. 

As grandes metrópoles que têm idade suficiente para terem história não têm espaço para os automóveis do presente. As ruas e vielas são estreitas e atribuladas e os espaços de habitação têm pouco estacionamento. 

AUDI urbanshphere31

Por outro lado, o tráfego é exasperante. Razões mais que suficientes para contrariar a tendência atual de crescimento dos automóveis. Se olharmos bem, o atual VW Polo, um utilitário, é maior que as primeiras gerações do… Golf!

Conforme se pode comprovar pelo parque rolante, os carros estão cada vez maiores. A oportunidade de diminuir o volume dos nossos automóveis surgiu com a mobilidade elétrica. Foi aproveitada? Nem por isso…

Audi urbansphere concept é um citadino?!

Na esteira dos skysphere e grandsphere, todos acreditávamos que a Audi iria atacar a cidade com um carro adaptado às grandes urbes. Contudo, a marca alemã revelou o terceiro “episódio” desta saga de protótipos lançada no verão do ano passado. E deixou-nos de boca aberta!

O Audi urbansphere é um veículo destinado à cidade, 100% elétrico com dimensões de berlina de luxo. Uma verdadeira antítese daquilo que se entende ser um citadino. Porém, a casa alemã diz ter argumentos que justificam o urbansphere.

AUDI urbanshphere32

Um citadino do tamanho de um Q7

Chamar citadino a um carro com 5,51 metros de comprimento e 2,01 metros de largura, jantes de 24 polegadas e uma frente que mais parece um comboio, é um exagero.

Ainda assim, a Audi insiste que esta é uma solução para a cidade, argumentando de uma forma… original.

Segundo a Audi, a cidade do futuro não tem necessidades de estacionamento! Quer ir a um restaurante no centro de Lisboa? Graças à condução autónoma de nível 4 e através de uma aplicação, pode enviar o carro para um parque de estacionamento. Assim, o tamanho deixa de ser um problema.

Claro está que o Audi urbansphere não serve nas tais cidades que têm história e rugas do tempo, como Lisboa. Seria interessante ver um Audi urbansphere a caminho do parque de estacionamento ali na baixa pombalina.

AUDI urbanshphere18

A Audi reconhece que um veículo destes não se destina ao Velho Continente. “Os designers e engenheiros da Audi criaram o urbansphere pensando no tráfego das megacidades chinesas.” E sabemos que o desenvolvimento deste modelo foi feito em parceria com clientes chineses que ofereceram as suas ideias, desejos e experiências.

Espaço para todos

O protótipo da casa alemã é muito espaçoso até porque tem uma distância entre eixos que é igual ao tamanho total de um citadino. Ou seja, são 3,4 metros entre os dois eixos.

Por outro lado, não tendo pilares B, as portas abrindo de forma antagónica e os bancos girarem sobre si mesmos, a acessibilidade é excelente. A configuração interna pode ser mudada conforme a necessidade e a bagageira é imensa. Pudera, num monovolume 100% elétrico com mais de 5,5 metros de comprimento!

Outra particularidade reside no ecrã transparente a meio do carro que desliza do tejadilho e ocupa toda a largura do carro. Quem viaja no banco traseiro tem direito a uma sala de cinema. Uma espécie de resposta ao “Theatre Screen” que foi revelado no novo Série 7 da BMW.

Sendo um automóvel autónomo de nível 4, o Audi urbansphere pode armazenar tudo o que está ligado à condução. Desta forma, o condutor pode fazer desaparecer pedais, volante e consola central, criando um “lounge” impressionante. O Audi urbansphere pode funcionar como escritório ou sala de reuniões.

Motores potentes e carregamento rápido

O Audi urbansphere está equipado com uma bateria cuja capacidade é de 120 kWh! É a maior bateria usada até agora (excetuando o GMC Humm). Operando a 800V, consegue recuperar 80% da carga em 25 minutos. Quanto à mecânica 100% elétrica, exibe 401 cv e 690 Nm de binário.