Acabou a espera! Já conhecemos o novo Toyota GR Corolla!

Ele aí está! O irmão mais velho do aclamado GR Yaris que já estava prometido. Chegou o, tão esperado, Toyota GR Corolla.

É suposto ser conhecido, oficialmente, apenas amanhã, mas nós já tivemos acesso às imagens do mais recente membro da família Gazoo Racing. Mais largo, mais agressivo e com potência a condizer, o Toyota GR Corolla não vai deixar ninguém indiferente. É o regresso da marca ao segmento dos hot hatch onde há muito tem estado desaparecida…

Bem agressivo, não concordas? Desde que foi apresentada a atual geração do Toyota Corolla, o seu design ousado foi sendo apontado como um dos mais bem sucedidos. Não obstante, a divisão Gazoo Racing decidiu que não era suficiente, e dramatizou ainda mais!

Aspeto que abre o apetite

O novo Toyota GR Corolla chega-nos com vias mais largas, complementadas por novos guarda-lamas com elementos aerodinâmicos, nomeadamente na frente. Da mesma forma o alargamento da carroçaria estende-se às portas traseiras, denunciando a escala deste aumento na largura.

A frente está agora completamente revista, com uma grelha totalmente nova e uma entrada de ar para o motor bastante mais desimpedida, conferindo um aspecto bem mais imponente. Com a finalidade de poupar peso, o capot é também ele novo, construído em fibra de carbono, e por isso mais leve. Para além disso, tem ainda duas proeminentes saídas de ar próximas do para-brisas.

Surpreendente é a traseira! Aqui estará um dos maiores pontos de discussão do GR Corolla. Para além do novo spoiler de dimensões “generosas”, encontramos não uma, não duas, mas três saídas de escape. Apesar das imagens não serem ainda as melhores, são perceptíveis as duas ponteiras circulares nas laterais do difusor traseiro, complementadas por uma outra, elíptica, ao centro.

Apesar de não estar ainda confirmado, esta distribuição poderá estar relacionada com o sistema de válvula de escape, permitindo uma exaustão mais livre dos gases através do redirecionamento para um dos conjuntos. Recordamos que umas das críticas, talvez até a única, feitas ao GR Yaris, era precisamente a nota de escape muito desapontante.

Da mesma forma, no interior encontramos as habituais baquets GR, em pele sintética, um volante desportivo e um novo painel de instrumentos específicos do modelo.

Toyota GR Yaris em pista! ? TANTO, por tão pouco❗

Em 2021 a Toyota volta a lançar um especial de homologação como há muito o mercado não via. O Toyota GR Yaris é, sem dúvida, o desportivo do ano!

Ler mais

GR Corolla sinónimo de performance

A dar potência ao GR Corolla, estará o já conhecido bloco 1.6l de 3 três cilindros que conhecemos do GR Yaris. Nesta interpretação entregará 300 cv às quatro rodas, através do sistema GR-Four. Como habitual, a distribuição da potência estará entre os 50/50 e os 70/30, dependendo do modo de condução e automaticamente ajustados pelo carro. Ademais, e para regalo de todos os entusiastas, a caixa será manual de seis velocidades. #savethemanuals

As vias mais largas permitiram também um comportamento dinâmico e estabilidade superiores, complementado por novas suspensões e sistema de travagem de alta performance. Os pormenores destes elementos, no entanto, não são ainda conhecidos.

Curiosamente, as jantes mantêm um diâmetro de 18”, relativamente pequenas para os padrões atuais, provavelmente numa aposta para ajudar a reduzir o peso não sustentado do carro. A envolver as novas jantes do GR Corolla, estarão pneus Michelin Pilot Sport 4S.

O trabalho de aligeiramento estendeu-se também ao tejadilho, aqui em fibra de carbono, ajudando a aproximar do chão, o centro de gravidade. O Toyota GR Corolla chegará ao mercado na versão Launch Edition, à qual se acrescentará também um diferencial Torsen na frente e na traseira.

Por fim, e para “estragar” a festa, falta só dizer uma coisa… Ao que tudo indica o novo GR Corolla apenas será comercializado no mercado norte-americano, podendo eventualmente expandir-se para o Brasil. Certo, parece, é que a Europa apenas o verá nas capas de revista e claro, aqui no nosso website.