Raptor é a primeira das novas Ford Ranger a chegar e com muitas novidades

O topo da gama Ranger recebe várias alterações que reforçam o seu carácter desportivo. O Ford Ranger Raptor recebe o motor V6 de 3.0 litros com 288 CV e 491 Nm.

O topo da gama Ranger recebe várias alterações que reforçam o seu carácter desportivo. A Ford Ranger Raptor recebe o motor V6 de 3.0 litros com 288 cv e 491 Nm. Do mesmo modo, o modelo acolhe uma suspensão redesenhada com amortecedores Fox de 2,5 polegadas com desenvolvimento da Ford Performance. Estes utilizam a tecnologia de “bypass” Live Valve. A Ford Ranger Raptor oferece, igualmente, sete modos de condução e tração integral inserível com bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro.

A Ford Ranger Raptor manterá o motor 2.0 litros Diesel biturbo, mas apenas a partir de 2023, e sem serem ainda conhecidos os dados sobre a potência.

Ford Ranger Raptor desenvolvida pela Ford Performance

A Raptor é a primeira versão da nova geração do Ford Ranger a chegar ao Velho Continente. Da mesma forma, como o anterior modelo, a nova geração da Raptor foi desenvolvida pela Ford Performance, ocupando o lugar de topo de gama da Ranger.

Com chegada prevista para o final do Verão, a Ford Ranger Raptor destaca o motor 3.0 V6 biturbo a gasolina, preparado pela Ford Performance. O propulsor está equipado com um sistema anti-inércia (anti-lag) desenvolvido para a competição. Porém, adaptado à utilização em estrada e semelhante ao que exibe o Ford GT e o Focus ST. 

Este sistema tem um modo “Baja” que mantem os dois turbos em rotação até três segundos após ser aliviado o acelerador, permitindo, assim, uma recuperação mais rápida da aceleração. Seja à saída de curvas, seja nas passagens de caixa. Além disso, o motor foi programado com um perfil individual para a resposta do turbo para cada uma das 10 velocidades da caixa automática.

Sistema de escape com sonoridade ativa

O motor tem um sistema de escape ativo, controlado eletronicamente, que amplifica o som através de quatro modos selecionáveis: “Quiet”, “Normal”, “Sport” e “Naja”. O primeiro dá prioridade ao silêncio na utilização. O segundo é para uma utilização quotidiana. Finalmente, o terceiro oferece mais sonoridade. O último funciona como um escape de saída direta e é para uma utilização, apenas e só, no fora de estrada.

Proteções para uma utilização intensa

A Ford Performance reforçou a Ranger Raptor para uma utilização intensa. Colocou uma placa de proteção dianteira com quase o dobro do tamanho das versões “normais” feita em aço de 2,3 mm de espessura. Há duplos ganchos de reboque colocados à frente e atrás desenhados para facilitar a remoção da Ranger Raptor de alguma situação menos feliz.

Sistemas avançados na Ford Ranger Raptor

Por outro lado, o sistema de tração integral da Ranger Raptor tem um sofisticado controlo com caixa de transferências com duas velocidades com controlo eletrónico. Os bloqueios dos diferenciais dianteiro e traseiro ajudam para oferecer maiores capacidades fora de estrada. Para além disso, há sete modos de condução, divididos em dois blocos. 

O primeiro é indicado para andar em estrada (On-road). Conta com os modos Normal (conforto e baixos consumos), Sport (mais reativo), Slippery (para pisos escorregadios). Por outro lado, o segundo bloco serve uma utilização fora de estrada (Off-Road): Rock Crawl (para terrenos pedregosos e irregulares), Sand (avançar em pisos arenosos), Mud-Ruts (maximiza a aderência no arranque mantém o impulso) e Baja (todos os sistemas em rendimento máximo fora de estrada).

Passamos a contar também com um sistema de info-entretenimento com um enorme ecrã herdado do Ford Mustang Mach-e e um novo painel de instrumentos totalmente digital.

Robusta, mas controlada

Quanto ao estilo, os guarda-lamas alargados e o desenho em “C” dos faróis realçam a largura da carroçaria; por sua vez o design arrojado das letras “F-O-R-D” na grelha e o imponente para-choques separado adicionam uma aparência mais musculada. 

Os guarda-lamas albergam musculadas jantes de 17 polegadas, calçadas com pneus todo-o-terreno Raptor de desempenho melhorado para fora de estrada. Os respiradores funcionais, as funcionalidades aerodinâmicas e os degraus laterais, em alumínio fundido e aderente, ajudam a melhorar o visual e a funcionalidade da pick-up. Na traseira, as óticas de LED proporcionam um elo estético com a frente do veículo, enquanto o para-choques traseiro, em Cinzento Precision e com degrau e barra de reboque integrados, foi colocado numa posição elevada para não comprometer o ângulo de saída. 

Já para controlar a performance e a utilização, a Ford Ranger Raptor está equipada com o sistema “Trail Control” que funciona como “cruise control” para condução fora de estrada. Contudo, só funciona abaixo dos 32 km/h e o sistema faz a gestão da aceleração e travagem.

A boa notícia é que, conforme já referido, a Ranger Raptor será a primeira versão da nova Ranger a chegar ao mercado, já no final do verão deste ano.

Tendo em conta aquilo que vivemos ao volante da anterior geração da Ford Ranger Raptor, mal podemos esperar para constatar todas estas evoluções aplicadas à nova geração.

Ford Ranger Raptor – Do outro mundo!

Sem dúvida uma pick-up do outro mundo! A versão europeia da Ford Raptor veio para conquistar. Num segmento com várias propostas esta é, muito diferente!

Ler mais