Produção automóvel. Um em cada três carros no mundo é produzido na China

Sabia que um em cada três carros vendidos no mundo é produzido na China? E que foram produzidos 79 milhões de veículos durante 2021?

Estão fechadas as contas da indústria automóvel para o ano de 2021. Sabia que um em cada três carros vendidos no mundo é produzido na China? E que foram produzidos 79 milhões de veículos durante 2021? Uma cifra que dá uma imagem clara do que é a dependência do mundo de um gigantesco mercado com uma indústria poderosa e de baixo custo. Beneficiando, muito, do desmantelamento da indústria no Velho Continente.

Sabia que um em cada três carros produzidos no Mundo vieram da China?

Contas feitas, 79,65 milhões de veículos ligeiros foram produzidos em todo o mundo. Sabia que, face a 2020, isto é um crescimento de 3,5%? Outra conclusão diz-nos que 58% dos veículos produzidos no mundo vieram da Ásia. É por isso que um em cada três carros vendidos no mundo é produzido na China. E não estamos a falar das marcas locais, mas sim mundiais, pois estão contabilizadas todas as “joint ventures” entre empresas locais e europeias.

De acordo com o relatório das contas mundiais, nos 22 milhões de veículos encontramos o Dacia Spring, DS 9, Audi, Volkswagen, BMW e muitas outras marcas europeias.

Sabia que a Europa é a segunda geografia em termos de produção?

Sabia que, conforme o relatório das vendas mundiais indica, a Europa produziu 14,5 milhões de veículos produzidos em 2021. Este número inclui a produção da Turquia onde marcas como a Renault, Kia, Toyoya e Fiat, entre outras, possuem grandes unidades de produção. Aliás, sozinha, a Turquia é o 15º país no que toca à produção automóvel.

Finalmente, com 13,46 milhões de viaturas produzidas, os Estados Unidos da América são a terceira maior geografia de produção mundial. O mercado norte americano está centrado nos “Big Three” (General Motors, Ford e Chrysler) e em alguns construtores asiáticos.

Os europeus não têm uma forte presença nos EUA, mas com um mercado tão substantivo, os números acabam por ser grandes e comparados com os líderes mundiais. Já agora, Portugal contribuiu para a produção europeia com 266.063 unidades, uma evolução de 6,1% face a 2020!

Esta é a nossa seleção! Descobre TODA a atual Produção automóvel nacional!

Nós por cá também fazemos automóveis! Neste especial mostramos tudo sobre a produção automóvel nacional. As fábricas, os modelos, a história e os números!

Ler mais