Opel Astra. Sexta geração chega no outono. Preços e versões aqui.

O novo Opel Astra vai chegar a Portugal no final do outono deste ano com várias versões e mecânicas térmicas, híbridas e elétrica.

A sexta geração de um modelo de sucesso com uma história longa de 30 anos acaba de ser apresentada em Portugal à imprensa internacional. O novo Opel Astra vai chegar a Portugal no final do outono deste ano com várias versões e mecânicas. Os preços arrancam nos 25 600 € para as variantes com motores de combustão interna e 37 300 € para o Astra Hybrid. A carrinha Sports Tourer chegará um pouco mais tarde, igualmente com oferta com motores de combustão e híbridos.

Opel Astra 518273

Este é um momento marcante para a Opel nesta sua nova existência, primeiro no grupo PSA e agora debaixo do megagrupo Stellantis. Na história do Astra com mais de 30 anos esta será a geração com maiores cambiantes face à anterior.

Opel Vizor é destaque do Novo Opel Astra com estilo musculado

O estilo de Mark Adams surge aqui em pleno esplendor tudo se concentrando na frente do carro com o Opel Vizor. A frente negra de um lado ao outro do carro, os faróis LED com as luzes diurnas a formarem a assinatura da marca e o capô nervurado em formato concha, destacam-se e dão personalidade ao Astra. 

Depois temos as cavas das rodas alargadas a fazerem lembrar o Corsa A e uma forma globalmente musculada com uma volumetria semelhante ao Peugeot 308. Há muitas linhas retas com ângulos vivos que se misturam com curvas mais suaves.

Gostos não se discutem, mas ninguém pode negar que o novo Opel Astra é diferente e muito na linha do atual Opel Corsa.

Opel Astra 518265

Plataforma multienergia versátil para o Novo Opel Astra

A base EMP2 é de origem PSA (a mesma do Peugeot 308) e vai permitir colocar em cima da mesa a conhecida estratégia de oferecer multiopções de motorização. Para já a Opel oferece um motor a gasolina, outro Diesel e uma opção híbrida Plug-In. No próximo ano chegará a versão 100% elétrica que se chamará Astra-e. 

Apesar desta nova plataforma, o novo Opel Astra manteve a configuração de suspensão com sistema McPherson à frente e eixo de torção na traseira. Porém, a rigidez do chassis aumentou sobremaneira. Nada menos de 14% face à quinta geração.

A Opel reclama que o Astra tem melhor controlo dos movimentos da carroçaria e uma estabilidade majorada. Diz a casa alemã que o comportamento do Astra é “sereno e dinâmico” sendo um automóvel “autobahn proof”. O que quer isto dizer? Concebido à altura das exigentes autoestradas alemãs. Opel dixit!

Opel Astra 518298

Novo Opel Astra com dimensões compactas

O novo modelo tem dimensões compactas, crescendo pouco face á quinta geração. O comprimento é de 4.374 mm e a largura é de 1.860 mm. Contas feitas, a sexta geração do Astra é maior insignificantes 4 mm. 

Já na distância entre eixos cresceu generosos 13 mm, sendo agora de 2.675 mm. Estas cifras autorizam um interior mais folgado e uma bagageira com 1339 litros com os bancos rebatidos, pois a capacidade da mala com tudo em “su sitio” não foi divulgada.

Interior tecnológico e com bancos AGR

Um dos destaques da sexta geração do Astra está no interior. Totalmente novo é dominado pelo Opel Pure Panel. Estamos a falar de um par de ecrãs de 10 polegadas que está frente ao condutor que oferece uma totalmente nova interface homem-máquina.

Há novos grafismos, mais modernos, com os controlos físicos a serem judiciosamente equilibrados com os controlos digitais. O volante também tem novo desenho com vários botões de controlo.

A consola central é limpa, mas há carregamento sem fios para o telemóvel. Por outro lado, os engenheiros que cuidaram do interior do novo Opel Astra quiseram oferecer ao condutor a melhor informação, sem exagerar na dose. Por isso a sobriedade do “head up display” e dos grafismos que são diferentes do Mokka, por exemplo.

Como referimos, há controlos que se mantêm em botões físicos como a climatização, por exemplo.

O outro destaque, muito querido à Opel, são os bancos AGR. Quer isto dizer “Aktion Gesunder Rucken”, ou seja, campanha para costas saudáveis. Com os bancos AGR vêm vários ajustes, comandos elétricos e opcionais como ventilação e massagem. Estes contam com revestimentos em pele Nappa ou Alcantara.

Opel Astra 518282

Novo Opel Astra é tecnologicamente avançado

Para lá da estreia no segmento dos compactos dos faróis Pixel Intelli-Lux LED com 84 LED em cada farol (168 no total), falamos dos auxiliares à condução. O novo Opel Astra oferece câmara multifunções no para brisas e quatro câmaras na carroçaria (uma à frente, outra na traseira e uma de cada lado), cinco sensores de radar (um à frente e um de cada canto do carro) e sensores ultrassónicos à frente e atrás.

Depois, a Opel oferece no Astra o sistema Intelli-Drive 1.0. Encontramos aviso de colisão frontal com travagem de emergência automática e deteção de peões, posicionamento ativo na faixa de rodagem e reconhecimento de sinais de trânsito. Mas há mais. Alerta de sonolência do condutor e regulador de velocidade com função Stop&Go (cm caixa automática), alerta de ângulo morto de longo alcance e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Além de tudo isto, o novo Opel Astra oferece um sistema de info-entretenimento multimédia de nova geração com serviços conectados. Tem funcionamento através de controlo por voz em linguagem natural ou por toque.

Opel Astra 518231

Opel com crescimento de vendas em Portugal em 2021

Apesar da pandemia e da crise de semicondutores, a Opel teve um bom desempenho no mercado europeu e, em Portugal, regressou ao TOP 10.

Ler mais

Motorizações gasolina e Diesel

Seguindo a estratégia da Stellantis, a sexta geração do novo Opel Astra tem uma oferta multienergia. Do lado dos motores de combustão interna, encontramos o conhecido 1.2 litros Turbo com injeção direta e feito totalmente em alumínio, da Stellantis. Debita 130 cv e 230 Nm de binário. Oferece opção de escolha entre uma caixa manual de seis velocidades ou automática de oito relações. A primeira opção emite entre 129 e 123 gr/km de CO2 e consome entre 5,7 e 5,4 l/100 km. A segunda, gasta entre 5,8 a 5,6 l/100 km e 131 a 126 gr/km de CO2 em termos de emissões.

A proposta Diesel do novo Opel Astra passa pelo bloco 1.5 litros turbodiesel com 130 cv e 300 Nm de binário, igualmente com opção de caixa manual ou automática. Os consumos são de 4,5 a 4,3 l/100 km e as emissões de 119 a 113 gr/km de CO2 com caixa manual. A unidade automática emite 122 a 117 gr/km de CO2 e gasta entre 4,6 e 4,5 l/100 km. Tudo medido e homologado debaixo do protocolo WLTP.

Opel Mokka-e. ? VERDE por fora… e por dentro!

O Mokka-e, é uma das propostas elétricas da Opel e que partilha a mesma solução com outros modelos do grupo, mas com uma identidade própria.

Ler mais

Híbrido Plug-In com duas versões

Depois, temos o Astra Hybrid. O sistema assenta num bloco a gasolina com 1.6 litros com 150 cv e um motor elétrico com 110 cv para uma potência combinada de 180 cv e 360 Nm de binário. Ligado a este conjunto está uma bateria de iões de lítio com 12,4 kWh. Esta capacidade permite uma autonomia de 60 km em modo 100% elétrico. Sendo a mesma na versão mais potente do sistema híbrido com 225 cv que chegará mais tarde.

Em termos de consumos, a versão de 180 cv emite entre 26 a 22 gr/km de CO2 e consumos entre 1,1 e 1,0 l/100 km. A velocidade máxima é de 225 km/h (135 km/h em modo elétrico), a aceleração 0-100 km/h é de 7,6 segundos. 

Está disponível com um carregador de bordo de 3,7 kW, mas tem como opcional um de 7,4 kW. A bateria fica carregada em pouco mais de três horas na com o primeiro ou em cerca de hora e meia com o segundo.

Carrinha chama-se Sports Tourer e está a chegar

Oferecendo mais de 1600 litros de capacidade e piso móvel Intelli-Space na bagageira, a carrinha Astra Sports Tourer está a chegar ao mercado. Mantém todos os destaques da sexta geração do Astra em termos de estilo no exterior e no interior. Oferece as mesmas mecânicas e as mesmas opções.

Tem um comprimento de 4.642 mm, 1.860 mm de largura e 1.480 mm de altura e um plano de carga de apenas 600 mm. A distância entre eixos é maior 57 mm que o Astra, oferecendo melhor habitabilidade. Na bagageira há 608 litros de capacidade que pode chegar aos 1574 litros, tendo um banco com costas rebatíveis na proporção 40:20:40.

Opel Astra Sports Tourer está pronta para o mercado

Tal como a versão de cinco portas que está a chegar ao mercado, a variante carrinha do Opel Astra destaca-se pelo estilo e pelo conteúdo.

Ler mais