Ford “rouba” engenheiros da Tesla para acelerar mobilidade elétrica

Ford contrata na Tesla mais um dos seus engenheiros de topo, Alan Clarke. O objetivo é acelerar a mobilidade elétrica dentro da Ford.

A Ford contrata na Tesla um dos engenheiros de topo, Alan Clarke. O objetivo é acelerar a mobilidade elétrica dentro da Ford. Tudo para preparar a transição energética até que, em 2035, a Ford seja uma marca 100% elétrica. O apoio de Alan Clark será primordial para o plano da casa norte americana. O engenheiro de 35 anos juntou-se à Tesla em 2009 e depois de vários cargos que assumiu ao longo do tempo, chegou a engenheiro sénior, gestor sénior de programas de engenharia e, finalmente, responsável de novos programas de engenharia.

alan clarke ford 678x381 1

Alan Clarke teve papel decisivo na definição do Tesla Model S. Foi ele quem desenhou a forma como a bateria foi colocada e protegida dentro do carro. Além das suspensões, direção e os famosos puxadores de porta e seu mecanismo. Também foi colaborador ativo no desenvolvimento do Tesla Model X.

Currículo preenchido

O currículo de Alan Clark não fica por aqui. Esteve envolvido na definição de algumas áreas do Tesla Roadster, desenvolveu a arquitetura do Model 3 e Model Y e desenvolveu o protótipo da Cybertruck.

Foi Alan Clarke quem anunciou a sua saída da Tesla no Linkedin, transferindo-se para a Ford para o departamento avançado de desenvolvimento de veículos elétricos. Jim Farley, CEO da Ford, respondeu ao seu novo engenheiro com um “Bem-vindo Alan! Ótimo ter-te na equipa!”  

Membros da Tesla também comentaram a publicação, nomeadamente, Anders Bell, diretor sénior da engenharia na Tesla, que disse “tiveste um enorme impacto na Tesla, foi um privilégio trabalhar contigo.”

Este é o segundo quadro de topo que a Ford contrata na Tesla no espaço de um ano. O primeiro foi Doug Field, um engenheiro que antes de estar na empresa de Elon Musk, foi presidente da divisão de projetos especiais da Apple. Trabalhou na divisão automóvel que desenvolveu um carro com condução autónoma. Na Tesla foi o líder do desenvolvimento e produção do Tesla Model 3.