Este VW Golf Oettinger é único no mundo! Está em Portugal à espera de novo dono!

Este VW Golf é uma versão preparada pela Oettinger para comemorar a vitória no Campeonato TCR alemão. Existem 18, mas esta é única!

Não é só lá fora que aparecem alguns unicórnios do mundo automóvel. Em Portugal também vão aparecendo alguns automóveis que, pela raridade, estado ou quilometragem reduzida são autênticas peças de museu. Infelizmente muitas são as vezes que o nosso mercado não tem capacidade de absorver este tipo de unidades que naturalmente, pelo seu estado o especificidade, são transacionadas a valores altos.

Depois do Honda CRX nacional com apenas 17 km, já vendido e mais um que vai parar ao lado de lá do Atlântico, hoje trazemos um VW Golf bem especial. Desengana-te se pelas fotografias achaste que estávamos perante uma unidade “tuning” alterada por algum proprietário mais extravagante. Este é um VW Golf GTI by Oettinger. Não conheces? Vou-te contar toda a história.

A Oettinger é um dos mais reconhecidos preparadores Volkswagen a nível mundial.

VW Golf GTI by Oettinger

Em 2018, a Oettinger vence o campeonato alemão de TCR . Pois bem, como forma de comemorar, os alemães pegaram em 18 VW Golf GTI TCR, simbolizando o ano da conquista (2018) e prepararam-nos exaustivamente. Quatro meses depois o resultado estava à vista. O VW Golf de tração dianteira mais potente de sempre!

A base deste é um VW Golf GTI TCR, mas o motor 2.0 l TSI passou a debitar aqui 330cv de potência (em vez dos 290cv) e 470Nm de binário máximo. Estamos a falar de valores superiores aos do Golf GTI Clubsports S, um dos automóveis de tração dianteira mais rápido no Nürbrugring, a par com o Renault Mégane RS Trophy R e o Honda Civic Type R. A Oettinger reclama 5 segundos dos 0 aos 100 km/h, e uma velocidade máxima de 274 km/h.

Para além de potente e muito bem preparado, este VW Golf GTI Germany Street by Oettinger não passa despercebido em lado nenhum

Contudo, naturalmente que as alterações não se ficam apenas no motor. O VW Golf GTI Oettinger Germany Street é 80 mm mais largo que o Golf GTI de série. A culpa é do kit de alargamento de que foi alvo, e que lhe aumentou a distância entre vias. Deste fazem parte para choques, guarda-lamas, saias laterais e capot e todos os painéis são numerados pela Oettinger. Para além disso contamos ainda com um enorme difusor traseiro, escapes BullX, jantes de 20 polegadas específicas e claro, uma enorme asa traseira que contém a numeração na lateral. Menos visível mas a garantir um comportamento irrepreensível estão também as suspensões H&R.

Renault Mégane RS Trophy-R. A minha melhor insónia!

O Trophy-R é a mais recente versão do Mégane RS, com uma eficácia e redução de peso capazes de bater o recorde em Nürburgring. Uma máquina só para pilotos!

Ler mais

O objetivo foi o de criar um carro de corrida por fora, com todo o interior dum carro “convencional” de estrada, e assim foi. No interior temos todo o equipamento tecnológico e de conforto que podemos ter num Volkswagen Golf, incluindo o Virtual Cockpit digital. A identificar esta versão by Oettinger estão apenas as soleiras das portas e a placa identificativa na consola, neste caso com o número #008.

Depois de todas as alterações, as 18 viaturas voltaram para a fábrica da Volkswagen para serem sujeitas a todas as certificações e homologações para poderem circular em estrada.

Dezoito, mas todos diferentes

Então mas se existem 18 carros, porque é que este é único no mundo? A Oettinger não quis fazer 18 carros exatamente iguais e por isso inventou. Todas as 18 unidades são diferentes entre si no que diz respeito a cores e jantes. Mas há mais! Das dezoito, reza a história que apenas uma saiu da fábrica com carroçaria de três portas. Já viram qual é, certo? É isso mesmo!

Esta unidade que se encontra em Portugal com o número #008, e curiosamente à venda no mesmo Stand que vendeu o Honda CRX mais famoso de Portugal, é o único VW Golf GTI TCR by Oettinger com apenas três portas o que o torna menos prático, mas bem mais interessante seja para coleção, seja para o levar para pista. Por 61 500€ pode ser teu!

Não só é um excelente desportivo que pouco compromete o dia-a-dia, como é um carro de coleção. Era digno de integrar “a nossa garagem“, não achas?