Escape Livre, Marinha do Tejo e Toyota vão “Dar Neve a Lisboa”

Escape Livre, Marinha do Tejo e Toyota vão “Dar Neve a Lisboa”, recriando a tradição histórica de levar neve da Serra da Estrela para Lisboa!

Arranca hoje, dia 4 de agosto, a expedição do Clube Escape Livre, em parceria com a Marinha do Tejo e a Toyota, que vai “Dar Neve a Lisboa”.

Esta ideia original do Prof. Carvalho Rodrigues, que também acompanha a caravana, recria a uma tradição histórica com 400 anos. Os Reis de Portugal mandavam trazer neve da Serra da Estrela até Lisboa para, nos meses quentes, a corte tomar bebidas frescas e gelados.

Esta vai ser a recriação nos dias de hoje da tradição secular de, em agosto, levar neve da Serra da Estrela até ao Rei em Lisboa, para fazer gelados para a corte!

Outras presenças

Da comitiva, além do Prof. Carvalho Rodrigues, fazem parte o historiador Joel Cleto, Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, e ainda vários jornalistas.

A expedição, a bordo de seis 4×4 Toyota, parte quinta-feira, dia 5, do Vila Galé Manteigas até ao Covão da Ametade, onde será recolhida a neve para trazer para Lisboa em duas Toyota Hilux Invincible.

Daí, a caravana segue pelos antigos trilhos da serra até Constância e depois até à Moita. Com paragem para retemperar forças, na histórica Casa Cadaval, datada de 1648, época em que o transporte de neve para Lisboa já acontecia.

No dia 6 de agosto, a neve embarcará nos barcos da Marinha do Tejo. Nomeadamente na embarcação “O Boa Viagem” da Câmara Municipal da Moita, com destino final ao Cais das Colunas, no Terreiro do Paço em Lisboa. Pelas 14h00, a expedição chegará com toda a pompa e circunstância, acompanhada de uma fanfarra à época.

Chegada da “neve” a Lisboa

Aí, a comitiva “Dar neve a Lisboa” será recebida nos antigos armazéns de neve do Martinho da Arcada (conhecido na época como Martinho das Neves). Toda a comitiva e convidados poderão tomar bebidas frescas com a neve da serra da Estrela, sendo também recebida no Ministério da Coesão Territorial pela Sra. Ministra e depois recebida na Câmara Municipal de Lisboa, onde terminará esta expedição histórica.

Subscreve a nossa Newsletter "Livre Trânsito"!

close

Subscreve a nossa Newsletter "Livre Trânsito"!