Guarda Racing Days – O Circuito! (com onboard)

Conhece o traçado misto desenhado no centro da cidade para o Guarda Racing Days com um “onboard” do piloto Miguel Correia.

O circuito no qual decorre o Guarda Racing Days está estrategicamente colocado dentro da malha urbana da cidade da Guarda. Beneficiando de uma encosta que lhe dá uma característica de anfiteatro natural, este é um factor que muito potencia a presença e visibilidade do público.

Misto de asfalto e terra é desafio

Com 1,5 km de extensão, o Guarda Racing Days disputa-se num traçado misto, com 60% de asfalto e 40% de terra. Mais do que a sua extensão é o desenho do percurso que potencia o espetáculo. Com a zona de Partida / Chegada em asfalto os concorrentes chegam rápido a uma rotunda. Nesta o uso criterioso do travão de mão é fundamental até porque logo de seguida têm uma direita apertada. Esta leva-os até uma chicane apertada a meio de uma reta. Em 2019 estava marcada com fardos de palha, mas em 2021 temos blocos de cimento que não perdoam erros!

Uma sequência de dois ganchos a subir marcam a entrada na zona de terra da pista. Logo após temos um “s” mais lento a desembocar numa reta que desce até à zona espetáculo Matos & Prata. A chegada é mais rápida do que parece e está quase sempre “suja” pelo que é preciso acertar com o ponto de travagem.

Mais uma rotunda feita e entramos novamente na terra para a zona do salto, relativamente estreita. É aqui que se dá um dos pontos fortes do espetáculo, com a maioria dos carros a saltarem às quatro rodas. Depois da aterragem há uma ligeira curva à direita e um “S” praticamente a fundo até a um gancho largo à esquerda. Em modo “certinho” para o cronómetro, ou atravessado para o show neste circuito!

Pilotos confirmam

É um troço mais técnico do que estamos habituados e corremos nas nossas provas, mas está a ser interessante e estou-me a divertir. (…) optamos por vir com o carro preparado para terra e nessas partes temos vantagem. Acaba por ser engraçado conduzir o carro assim em asfalto (n.d.r. afinado para terra). O facto de ser numa zona a descer permite que o público esteja disperso e com boa visibilidade e consigamos dar um bom espetáculo.

Eduardo Santos, com um Peugeot 208 R2 da classe Ralis

Um traçado bastante engraçado, com um bocadinho de tudo, asfalto e terra, zonas rápidas e lentas, zonas de ganchos que não são tão favoráveis para o meu carro porque não temos travão de mão, mas estou a divertir-me bastante e conto estar cá para o próximo ano. É um traçado sem dúvida desafiante, e temos boa concorrência, o que promete um fim de semana bastante divertido.

Miguel Correia, piloto da equipa Socicorreia, com um Can-Am da classe SSV

Última mudança de terra para asfalto com um gancho à direita, que dá entrada na reta onde mais à frente se situa a zona da Partida / Chegada. Deste modo está uma volta feita ao traçado do Guarda Racing Days.

A volta mais rápida do dia da classe SSV, no Can-Am do Miguel Correia!

É neste percurso que os mais de 20 concorrentes vão realizar três voltas à pista para apurar o melhor tempo das eliminatórias… ou para colecionar aplausos do público. Em 2021 há um máximo de 1000 espectadores, de acordo com as normas da DGS relativas à pandemia de Covid-19.