Dacia Sandero Rally2 Kit: Uma raridade no Guarda Racing Days!

Um dos carros que mais espetáculo deu no Guarda Racing Days foi o Dacia Sandero de Gil Antunes. É tão especial que para já é único no mundo!

Um dos carros que mais gostámos de ver andar no Guarda Racing Days 2021, tanto pelo andamento como pelo espetáculo que deu, foi o Dacia Sandero Rally2 Kit. Tripulado pelo piloto Gil Antunes, este Dacia participa no Campeonato de Portugal de Ralis. É normal que não te recordes de ver um Dacia nos ralis, este é o único no mundo!

Boa Performance a baixo custo

Com a Federação Internacional do Automóvel (FIA), a procurar garantir etapas de acesso aos campeonatos nacionais de ralis que compatibilizem custos controlados e boas performances, nasceu este conceito. Inserido na categoria R4, abaixo dos R5 que disputam os diversos campeonatos nacionais e dos WRC do Campeonato do Mundo, este Dacia Sandero tem aquilo que o regulamento chama de Rally2 Kit.

Ou seja, um Kit de peças, “standardizadas”, que transforma uma qualquer viatura familiar ou utilitária como é o caso do Dacia Sandero, num carro de ralis. A FIA entregou a conceção do Rally2 Kit aos franceses da ORECA. A FIA limita também o custo máximo do Kit nos 108 000€, bem como o preço das peças de substituição.

Se quiseres saber todos os detalhes técnicos sobre a categoria R4 clica neste link!

Próximo de série… mas nem tanto!

O motor é um 1.6l Turbo que ronda os 260 cv de potência e que é selado para garantir que não sofre alterações. Alimenta-se de gasolina 98 octanas normal, colocada num depósito de competição específico. Naturalmente temos um Roll-Bar completo para segurança de piloto e navegador.

Todavia a transmissão é integral com um diferencial traseiro e uma caixa sequencial de cinco relações fornecida pelos franceses da Sadev. Os travões são unidades AP Racing iguais para todos e o travão de mão é hidráulico… para ajudar nos ganchos.

No chassis as alterações são muito mais extensas. O Dacia Sandero é bom, como o nosso ensaio demonstra, mas também nem tanto…

Dacia Sandero. De “low-cost” já só tem mesmo o preço. Melhor só OFERECIDO!

Ao volante do novo Dacia Sandero na versão bi-fuel (gasolina/GPL), e 1200 km de autonomia! TODOS os detalhes neste ensaio.

Read more

Assim sendo, a suspensão passa a ser independente ás quatro rodas e o kit de preparação inclui novos triângulos (mais robustos, para aguentar os maus pisos) e cubos de roda reforçados.

Dessa forma, molas e amortecedores ficam à escolha de cada piloto, respeitando alguns limites regulamentares. As jantes são de 15″ para terra, 18″ para asfalto e o peso máximo admitido são 1230 kg. Em contrapartida, os pneus podem ser Michelin ou Pirelli.

Um Dacia Sandero? Como assim?

Contudo, a grande curiosidade destes Rally2 Kit é que não está fixo a um modelo específico. Pode ser montado em qualquer modelo de produção em série de acordo com o interesse comercial de pilotos ou importadores locais.

Foi precisamente o que aconteceu com este Dacia Sandero R4 de Gil Antunes. Um modelo muito comum nas nossas estradas, mas inédito em competição.

Um Dacia Sandero “normal” recebeu o Rally2 Kit transformando-o num carro competitivo e capaz de disputar a vitória na categoria R4 e, acrescentamos nós, dar grande show no traçado citadino do Guarda Racing Days 2021.

No Guarda Racing Days correu com uma configuração de asfalto, mas com um pouco mais de altura ao solo, ao passo que os pneus são slicks de Rallycross. É possível seguir as provas onde o Gil Antunes participa com o este Dacia Sandero no seu instagram oficial.