Toyota apresenta o renovado e emblemático Land Cruiser série 300

A nova geração do SUV topo-de-gama da Toyota apresentou-se ao mundo no Dubai, terra onde é “rei e senhor”. Uma nova plataforma, novas motorizações e mais segurança… mas a mesma robustez de sempre.

A Toyota acaba de revelar a nova geração do Land Cruiser, um dos modelos mais emblemáticos da casa nipónica. A série 300 traz uma nova plataforma, novas motorizações, e a mesma robustez… mas ainda sem eletrificação à vista. A chegada está prevista para este verão, mas ainda sem a certeza de chegar a solo nacional. ?

A história do Toyota Land Cruiser remonta a 1951 com a introdução do “Jeep BJ”, criado para fins militares. Hoje, com 70 anos de história e mais de 10 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, o Land Cruiser mostra-se capaz de enfrentar novos desafios. A estreia mundial teve lugar no Dubai, Emirados Árabes Unidos – onde é “rei e senhor do deserto” – numa apresentação online.

Toyota Land Cruiser 300 0

Novo em tudo

A nova geração (série 300) do Land Cruiser caracteriza-se pela mesma robustez e capacidades fora-de-estrada, agora ligados a uma nova plataforma, novas motorizações e uma nova imagem. Com base na plataforma GA-F, da TNGA (Toyota New Global Architecture), o novo Land Cruiser sofreu uma redução no peso que lhe permite “poupar” cerca de 200 kg na balança.

No capítulo da dinâmica, recebe uma nova suspensão “E-KDSS” (Electronic Kinetic Dynamic Suspension System – Sistema de Suspensão Dinâmica), que lhe permite uma melhor adaptação a qualquer tipo de piso. Para além disso, estreia o novo “Monitor Multi-Terreno”, que permite uma leitura e ajuste do posicionamento das rodas no piso, para uma melhor adaptação ao terreno.

Ainda que mantenha as mesmas proporções da geração atual, o novo Toyota Land Cruiser surge com um desenho renovado, mantendo as linhas que o caracterizam. Elevando o estatuto de segurança dos seus ocupantes, inclui ainda sistemas de segurança Toyota Safety Sense, como o sistema de pré-colisão com deteção de peões e ciclistas (incluindo à noite). O mote do novo SUV nipónico é “vá a qualquer lado e a todo o lado, e volte são e a salvo”.

Novas motorizações e novo interior

Ao que tudo indica, o novo Land Cruiser estará disponível com recurso a duas motorizações V6. Primeiramente, recorrendo ao motor a gasolina 3.5 litros biturbo de 415 cv, no Diesel com recurso ao 3.3 litros de 310 cv. Ambos os grupos propulsores estarão acoplados a uma nova transmissão automática de dez velocidades. Assim, o modelo diz “adeus” ao motor V8, que se reflete numa redução, refere a marca, em cerca de 10% de consumos e emissões. Contudo, e até à data, não está prevista uma versão eletrificada do SUV japonês.

No interior reina o mesmo ambiente de luxo característico do modelo, mantendo uma estética mais tradicional. Ainda assim, o destaque vai desde logo para um novo sistema de info-entretenimento de 12,3″ (que bem sabemos, era o ponto mais fraco da Toyota). Agora destacado dos restantes elementos do habitáculo, permite agora a ligação a plataformas móveis.

Toyota Land Cruiser 300 10

Para quando?

A série 300 do Toyota Land Cruiser tem uma previsão de chegada ao mercado asiático, médio oriente e russo a partir já deste verão. Contudo, não existe ainda qualquer previsão de chegada a solo nacional. Ainda assim, e até lá, podemos sempre contar com a atual geração, já testada (e aprovada) por nós. Que figura ainda no nosso TOP 5 dos melhores 4×4!

Para além disso, existe ainda uma versão do Land Cruiser que é produzida em território nacional para exportação para a África do Sul. Podes ficar a conhecê-la no nosso artigo especial sobre a produção automóvel nacional.

TOP 5. Os melhores 4×4 que testámos em 2019

Dos modelos 4×4 que ensaiamos este ano estes destacaram-se pelas capacidades fora de estrada, impressionando de uma forma ou de outra. Os cinco magníficos:

Ler mais