Kia Sportage renova-se totalmente já em 2022. Irreconhecível!

Chega em 2022 mas já foi parcialmente revelado o novo Kia Sportage. A nova geração do SUV compacto da Kia rompe totalmente com o passado.

Porque o panorama dos SUV compactos é um pouco monocórdico, a Kia quis atirar a pedrada ao charco com um Sportage totalmente diferente. E mais radical! Afinal, é talvez o único produto da Kia a precisar de uma verdadeira renovação. O novo Kia Sportage será revelado em setembro e estará à venda ainda este ano em alguns mercados.

Antevendo pouco consenso com o estilo escolhido – debaixo da linguagem de estilo “Opposites United” descrita como ousada e provocadora – a Kia já antecipou as primeiras imagens e alguns detalhes sobre o carro.

O estilo agressivo do Kia Sportage – radicalmente diferente do atual modelo – começa na frente com uma grelha ousada com furação por baixo do capô e outra grelha por baixo da matrícula. A iluminação diurna é feita por dois “boomerangs” LED que enquadram os indicadores de mudança de direção e faróis. Abaixo estão os nichos dos faróis de nevoeiro.

A carroçaria do novo Kia Sportage é musculada com cavas das rodas de generosas dimensões, protegidas por proteções de plástico. As linhas tensas misturam-se com linhas arredondadas num conjunto diferente. A linha de cintura em cunha está assim desenhada para se unir ao inédito Pilar D. A superfície vidrada é mais estreita e vai afunilando até a referido pilar D. O tejadilho está pintado de cor preta. A traseira também é totalmente diferente e lembra muito o EV6. Porém, a tampa da mala é mais convencional e o para choques foi redesenhado com saídas de ar falsas.

Interior igualmente renovado

Para o interior do Sportage, a Kia ousou ainda mais e tudo está radicalmente diferente. Desde logo os dois ecrãs que funcionam como painel de instrumentos e acolhimento do sistema de info entretenimento. Outra novidade são as saídas de ar do sistema de climatização tridimensionais. Há vários comandos físicos, clássicos, embora alguns tenham migrado para o ecrã sensível ao toque posicionado lado a lado com o painel de instrumentos.

A consola central foi totalmente redesenhada e recebe um comando rotativo para a caixa automática. Desconhece-se ainda se as versões mais baratas vão ter toda esta parafernália tecnológica, mas á apanágio da marca manter uma gama de versões simples e bem equipadas.

Quanto a detalhes das motorizações, não há. Mas sabemos que a Kia está a testar várias versões híbridas Plug-In e será inevitável a existência de modelos hibridizados.

Reinventar o Sorento deu a oportunidade às nossas talentosas equipas de estilo uma tremenda oportunidade para fazer algo novo. E foram beber inspiração ao EV6 para inspirar os consumidores através de um SUV moderno e inovador. Com o novo Sportage, não quisemos dar, apenas, um passo em frente, mas sim mover a classe dos SUV compactos para outro nível.

Karim Habib, responsável pelo nova imagem da Kia