Novo Skoda Fabia – A concorrência que se cuide!

Eis a 4ª geração do utilitário checo! Mais que uma nova imagem, o novo Skoda Fabia apresenta-se maior, mais equipado e desafia a concorrência!

Após a revelação de alguns teasers nas últimas semanas, a marca checa acaba de revelar a quarta geração do Skoda Fabia. O segundo modelo mais vendido da Skoda está agora maior, mais tecnológico e com uma nova imagem. Diz agora o “adeus” ao Diesel, mas promete ser o mais aerodinâmico do segmento. A previsão de chegada é para 2022.

Skoda Fabia 2022 49

Maior em todos os aspetos

O novo Skoda Fabia acaba de se revelar ao mundo, deixando antever as novidades reservadas para o utilitário checo. Com base na plataforma MQB-A0 do Grupo Volkswagen (como no VW Polo, Skoda Kamiq ou SEAT Ibiza) permite-lhe ganhar nas proporções e espaço a bordo

Agora ultrapassando a marca dos quatro metros, conta com 4107 mm de comprimento (mais 110 mm), 1780 mm de largura (mais 48 mm), 1460 mm de altura (-7 mm), vê a distância entre eixos também aumentar para 2564 mm (mais 94 mm), ao passo que na bagageira conta ainda com 380 l de capacidade – mais 50 l que na geração anterior.

Já o exterior do novo Skoda Fabia acaba por se assemelhar em certa parte à linha da restante gama, tomando como inspiração (dizemos nós) o “irmão” Scala. Na dianteira conta com faróis LED de série, enquanto que na traseira adota o novo lettering, abandonando o símbolo da marca.

A título de curiosidade, os designers não quiseram deixar o orgulho checo de parte e acabaram por incluir um pequeno easter-egg nas linhas exteriores. Nas portas é possível encontrar a forma triangular, numa estilização da bandeira checa.

Interior completamente renovado

Da mesma forma como no exterior, no habitáculo são bem visíveis as alterações para o novo modelo. O tablier adota um estilo simétrico (inspirado na restante gama), com a possibilidade de escolher entre seis acabamentos.

O volante foi redesenhado e atrás deste encontramos um painel de instrumentos digital de 10,25″ (opcional), enquanto que o sistema de info-entretenimento conta com 6,8″ de série, com a possibilidade de se estender até aos 9,2″ (como opção).

Entre os opcionais, estão ainda disponíveis um volante e para-brisas aquecido para os dias mais frios de inverno. Para além disso, permite ainda ser equipado com ar-condicionado para os bancos traseiros, com regulação independente na consola central.

Graças à utilização da plataforma MQB-A0 do Grupo Volkswagen, o novo Skoda Fabia pode passar a contar com sistemas de segurança e ajudas à condução. Por isso, sistemas como “Cruise Control Adaptativo”, “Traffic Jam Assist” e “Lane Assist”, passam a fazer parte das ajudas disponíveis.

No entanto, é possível ainda contar com “Side Assist”, para deteção de ângulo morto, bem como deteção de sinais de trânsito, peões e ciclistas.

O adeus ao Diesel

A equipar os novos Skoda Fabia encontramos os grupos propulsores do Grupo Volkswagen, que prometem uma maior eficiência e até 900 km de autonomia com apenas um depósito. Por conseguinte, este será o adeus definitivo aos Diesel – tal como equipava as gerações antecedentes.

Para entrada da gama, temos o tricilíndrico 1.0 MPI EVO (atmosférico) com a possibilidade de optar entre 65 cv ou 80 cv. Comum a ambos é o binário disponível (95 Nm) e caixa manual de cinco velocidades.

No patamar seguinte encontramos o tricilíndrico 1.0 TSI (turbo) de 95 cv e 175 Nm ou 110 cv e 200 Nm. No caso do primeiro, acoplado a uma caixa manual de 5 velocidades, ao passo que no segundo a caixa passa a seis velocidades ou, como opção, automática DSG de sete relações.

Como opção mais potente, está ainda disponível o quatro cilindros 1.5 TSI de 150 cv de potência e 250 Nm de binário. Este, exclusivamente, associado a uma caixa de velocidades automática DSG de sete relações.

Skoda Fabia 2022 51 1

(Co)eficiente aerodinâmico

A Skoda refere ainda que, a auxiliar a prestação destes motores, se encontra um menor coeficiente de arrasto. Em parte graças a uma grelha de lâminas de abertura e fecho automático, que permitem dinamizar a entrada do fluxo de ar para o arrefecimento.

Como resultado e com este sistema fechado, é possível economizar até 0,2 l/100 km e 5 g/km de CO2 a uma velocidade constante de 120 km/h.

Por outro lado, o spoiler traseiro, as jantes, espelhos retrovisores e painéis inferiores foram trabalhados de forma a reduzir ao máximo este coeficiente. Assim, a marca aponta o Skoda Fabia como a referência a ter em conta no segmento, com um coeficiente (Cd) de apenas 0,28 (antes era de 0,32).

Skoda Fabia 2022 100

Mas só para o ano

O novo Skoda Fabia estará ainda disponível em três níveis de equipamento – Active, Ambition e Style. Contudo, a previsão de chegada do novo Skoda Fabia aos concessionários portugueses é para 2022, ainda sem divulgação de preços.

Skoda Fabia 2022 53