Mercedes-EQ Lounge. Espaço inédito e 100% sustentável inaugurado na Nazaré

É no Porto de Abrigo da Nazaré que nasce o novo espaço 100% sustentável, construído reutilizando e reciclando materiais. o Mercedes-EQ Lounge.

Destinado não apenas a surfistas, mas também à comunidade, a clientes, fãs e simpatizantes da marca, o novo espaço na Nazaré foi concebido de forma 100% sustentável. Os materiais necessários ao restauro do edifício e à sua decoração foram reciclados e reutilizados. O projeto foi apresentado pelo CEO da Mercedes-Benz Portugal, Holger Marquardt, pelo Diretor de Marketing e Comunicação, Jorge Aguiar, bem como pelo embaixador da marca e surfista de ondas gigantes, Garrett McNamara.

Sustentabilidade como prioridade

Nas paredes e bancos de suporte, no mobiliário e elementos que delimitam a área de jardim, nas portas, portadas e janelas no interior, e na decoração, tudo foi construído com recurso a materiais reciclados a partir da construção original, do princípio do século passado, ou provenientes da comunidade piscatória.

Desde as madeiras que serviram para a construção de embarcações, restos de cabos náuticos que deram à costa, madeiras provenientes de plantações de florestas sustentáveis, até à cortiça, tudo foi pensado com foco no conceito de sustentabilidade.

As águas quentes são também asseguradas por painéis fotovoltaicos. O aquecimento do interior está a cargo de uma salamandra e o abastecimento de água às zonas técnicas e para a rega é proveniente do reaproveitamento das águas pluviais.

Mercedes-EQ Louge é imagem de marca

Como imagem de marca da Mercedes-EQ, marca responsável pelos modelos eletrificados da Mercedes-Benz, não podia faltar no espaço soluções de carregamento para este tipo de veículos. Assim, o Mercedes-EQ Lounge conta com quatro postos de carregamento para automóveis elétricos.

No Mercedes-EQ Lounge é ainda possível observar o circuito elétrico proveniente da reutilização de quatro módulos de bateria de uma das primeiras unidades do Mercedes-Benz Classe B 100% elétrico, que permite agora armazenar a energia captada pelos painéis fotovoltaicos.

A energia armazenada permite alimentar todo o edifício, incluindo a iluminação interior e exterior. Em dias de não utilização, a energia gerada é armazenada para utilização posterior. É também daqui que se gera energia para um dos postos de carregamento para os automóveis elétricos. Os restantes três pontos são independentes e conseguem carregar qualquer veículo elétrico, a 11 kWh em corrente alterna (AC) trifásica.

Conceitos sempre presentes em todo processo

Reciclar e Reutilizar foram palavras de ordem em todo processo de seleção de materiais. As madeiras utilizadas na fachada são provenientes dos incêndios do Pinhal de Leiria, em 2017. Foram ainda utilizadas várias chapas de aço recolhidas dos destroços de vários navios e embarcações, não só como elementos decorativos mas também isolantes. As madeiras do deck são madeiras nórdicas provenientes de florestas sustentáveis, com selo de certificação global FSC / PEFC. Em combinação com as madeiras foram utilizados nas zonas de acabamento, painéis de compósito resultantes da mistura de desperdícios de madeira e cimento denominado de Viroc.

Já no revestimento, a cortiça portuguesa predomina, e foi a opção mais ecológica. No processo foram ainda reutilizadas várias portas, portadas, molduras de janelas entre outros desperdícios provenientes de restauro de residências antigas existentes na região.

As sulipas utilizadas estiveram ao serviço das linhas férreas do Oeste durante várias décadas, e as réguas de madeira usadas de paletes são provenientes de plantações de florestas sustentáveis.

As escadas de acesso ao piso superior do Mercedes-EQ Lounge faziam parte de uma fábrica de plásticos abandonada nos arredores da Nazaré. Por fim, foram recolhidos do mar mais de 200 kg de cordas provenientes da pesca artesanal e comercial que serviram para mobiliário, decoração e sinalética, como as letras EQ que se encontram na fachada do Lounge.

Nazaré para além do surf

Assim nasce o novo espaço na Nazaré, pensado na sustentabilidade, e que é mais um passo da Mercedes-Benz no seu plano Ambition 2039 que falaremos em outro artigo, e que visa a neutralidade carbónica.

O Mercedes-EQ Lounge é também o ponto de encontro para as experiências Mercedes-Benz que já falamos anteriormente. A experiência inclui várias atividades ligadas à Nazaré e a nomes como Garret McNamara. Para além da experiência em barco Sprum (drift em água) e em mota de água com os surfistas, existem ainda percursos em Quad nas Dunas.

Para conhecer o novo espaço, aproveite o nosso roteiro pela Nazaré para conhecer um pouco mais desta vila que tem como grandes atributos o clima ameno, a excelente luz natural, o acolhimento e as tradições piscatórias. Envolta em maresia e privilegiada por uma paisagem simplesmente reparadora para o espírito, a Nazaré tem atraído gentes de todo o mundo não apenas pelas suas ondas gigantes.