Volvo C40 Recharge será o primeiro de muitos até 2030!

A letra “C” está de regresso à gama de modelos do construtor. O Volvo C40 Recharge é o primeiro modelo 100% elétrico construído de raiz.

A Volvo trocou-nos as voltas e apresentou esta semana o seu novo modelo 100% elétrico. Depois do Volvo XC40 Recharge, que deverá chegar ao mercado ainda durante este mês, o C40 Recharge é o segundo modelo 100% elétrico, mas o primeiro pensado de raiz para ser totalmente elétrico. Para além disso, a Volvo anunciou ainda um importante passo para 2030, já que por esta altura cada novo automóvel vendido pelo construtor será exclusivamente 100% elétrico.

Com base na plataforma CMA, o novo C40 Recharge faz regressar a letra “C” à gama de modelos do construtor. Isto depois de, em 2012, ter terminado a produção do Volvo C30, após seis anos da sua comercialização. Na altura, longe de imaginarmos que o seu “sucessor” viria a ser um carro 100% elétrico. Tem 4,43 m de comprimento, e partilha não apenas a plataforma como o sistema de propulsão com o XC40 Recharge. 

Imagem crossover

Ainda que ligeiramente disfarçado de sedan/coupé, o Volvo C40 Recharge assume proporções e alturas de um crossover, com o intuito de poder oferecer uma posição de condução mais elevada, algo definitivamente muito procurado nos dias de hoje. A estratégia neste aspeto não fugiu muito aquilo que encontramos no novo Citroën C4.

Tanto na traseira como na frente a identidade Volvo está bem presente com as assinaturas LED características dos modelos da marca. No entanto, e segundo a marca, o desenho da frente reflete a nova apresentação dos modelos elétricos do construtor.

No interior, para além da referida posição de condução mais elevada, o C40 Recharge será o primeiro automóvel Volvo sem qualquer componente em pele de origem animal. Ainda que a posição e ergonomia do sistema de info-entretenimento se mantenha aquela que conhecemos dos restantes modelos, também existem novidades nesta área. O sistema concebido para os modelos Recharge foi desenvolvido em conjunto com a Google, e tem por base o sistema operativo Android. Surpreendentemente irá oferecer aos condutores as aplicações da Google e os vários serviços integrados, como o Google Maps, o Google Assistant e a Google Play Store. Para além disso, será possível ao C40 Recharge receber atualizações de software “over-the-air”.

Potente e com autonomia

Não será apenas um motor, mas duas unidades elétricas distribuídas pelos dois eixos, cada uma com cerca de 200 cv. Com uma capacidade de 78 kWh, o carregamento rápido permitirá carregar 80% em cerca de 40 minutos. A autonomia anunciada é, para já, de 420 km (WLTP). Contudo, a Volvo acredita que este valor será melhorado ao longo do tempo através das atualizações de software, sem necessidade de deslocação a um concessionário.

Ainda que os 100 km/h sejam atingidos em apenas 4,9 segundos, a velocidade máxima deste Volvo elétrico está limitada a 180 km/h, tal como já acontece com todos os restantes modelos do construtor. A potência máxima ronda os 400 cv com um binário de 660 Nm.

O C40 Recharge representa o futuro da Volvo e mostra a direção que pretendemos seguir. É puramente elétrico, a aquisição será feita online através de um pack de serviços conveniente e estará disponível para rápida entrega. Conduzir um Volvo nunca foi tão aliciante.

Henrik Green – Chief Technology Officer – Volvo Cars

O Volvo C40 Recharge tem início de produção prevista para o outono de 2021. Será fabricado, à imagem do XC40 Recharge, na fábrica belga da Volvo Cars de Gent. Conforme comunicado da marca, deverá estar disponível no nosso país no final deste ano e as encomendas online deverão estar disponíveis muito em breve. O preço deverá posicionar-se ligeiramente acima do Volvo XC40 Recharge, ou seja, provavelmente a rondar os 65 mil euros.

Por fim, nos próximos anos, a Volvo Cars irá apresentar vários modelos elétricos. Em 2025 a venda de automóveis novos deverá dividir-se entre 50% elétricos e os restantes em híbridos plug-in. O construtor prevê ainda uma nova vaga de novos lançamentos prevista para o período compreendido entre 2025 e 2030.