Fiat 500 vê toda a gama renovada. Será mais do mesmo?

Depois do lançamento do novo 500 elétrico, do Fiat Tipo e do Fiat Panda, a marca renova agora a gama 500 que está a chegar a Portugal.

A família 500 é constituída pelo 500, 500L e 500X. Três modelos com caracter e formas distintas, mas que partilham a mesma base, o acarinhado Fiat 500. Desde 2007 que a gama tem alcançado o sucesso e pode comprovar-se pelas mais de 3 milhões de unidades vendidas. A ajudar está a renovação dos vários modelos, o lançamento de séries especiais, e as versões eletrificadas. O exemplo disso foi o lançamento da versão Mirror em 2018 e a série especial 120th em 2019, que serviram de inspiração para esta renovação de toda a gama 500.

Níveis de equipamento para todos os gostos

A nova família Fiat 500 recebe agora quatro níveis de equipamento: Cult, Dolcevita, Cross e Sport, sendo o Dolcevita exclusivo do modelo 500 e o Cross dos 500L e 500X. Todos com características estéticas distintas e repletos de conteúdos, de forma a realçar ainda mais as principais particularidades de cada versão.

A versão Cult traduz-se num tributo ao mundo “pop” do 500, recomendado para quem pretende estilo sem se traduzir num custo mais elevado, é assim o ponto de entrada na gama. De todas as cores disponíveis para esta versão, sobressai-se o laranja exclusivo, “Sicília”. No interior os bancos têm novos tecidos em azul, com o monograma FIAT estampado no centro, e de igual modo, um tablier específico em azul “techno”.

Fiat 500X Sport. Um Abarth disfarçado?

O Fiat 500X Sport não está perto de ser um verdadeiro Abarth, mas dentro do que é possível esperar, acreditamos que é um bom meio-termo.

Ler mais

O estilo glamoroso do citadino italiano

O Fiat 500 Dolcevita é a lembrança da explosão económica italiana dos anos cinquenta, altura do lançamento do modelo 500 de 1957. Por conseguinte, o glamoroso estilo e os pormenores estéticos são dirigidos para quem procura design numa viatura emblemática trazida para o presente século. O interior inclui uma nova moldura do tablier da cor da carroçaria, sistema de info-entretenimento Uconnect de 7”, Apple CarPlay e Android Auto, detalhes cromados e teto de vidro. Como opcional, a carroçaria pode ser bicolor, Branco Gelato e Cinzento Lunar, com o emblema Dolcevita.

Versão mais aventureira da gama

Sendo a versão Cross limitada para os modelos Fiat 500X e Fiat 500L, é ideal para quem sai dos centros urbanos. O 500X apresenta novos bancos com zona central de padrão “camuflagem”, aplicações em vinil e, de série, jantes de 19”, barras no tejadilho e ar condicionado automático. Por sua vez, no 500L, destaca-se o estilo mais parecido com um crossover. Um modelo com grande versatilidade em cidade, com mais espaço para os passageiros e também de carga. Só para ilustrar, é equipado de série com jantes de 16”, faróis de nevoeiro, sensores de luz e chuva e ar condicionado automático. Destaque ainda para o interior do 500L, com os bancos de motivo “camuflagem” ou em opcional de pele preta.

A versão mais jovem e dinâmica

É assim a versão Sport, o topo de gama ideal para o publico mais jovem. Realça-se pela pintura em Cinzento Mate, disponível como opcional, e pelo emblema Sport específico. De série no 500 Sport, jantes de 16”, novos bancos, ar condicionado automático, novo tablier cor de Titânio e ecrã TFT de 7”. O estilo do 500L Sport é aperfeiçoado com jantes 17”, Assistência à Travagem em Cidade, interiores específicos em “Tecnoprene” Preto, vidros escurecidos e luz ambiente. O 500X, por sua vez, oferece jantes de 18” em preto escovado, tendo como opcional, jantes de 19” e cor externa específica Cinzento Moda mate.

Motores que cumprem a norma Euro 6D-Final

Na nova gama 500 estão disponíveis os motores de 70 cv Hybrid e 1.2 69 cv GPL, cujas encomendas abrirão em meados de fevereiro. A gama de motorizações para o 500X consiste em dois motores a gasolina Firefly, não só o 1.0 de 120 cv, como também o 1.3 de 150 cv. Como opção Diesel existem duas motorizações, os Multijet 1.3 de 95 cv e o 1.6 de 130 cv. O 500L está disponível quer com o motor a gasolina 1.4 de 95 cv, quer com o Diesel Multijet 1.3 de 95 cv.

Com todas estas novas opções e renovações, a família 500 parece ter tudo para manter o sucesso. Não parece ser apenas mais do mesmo, mas sim uma modernização que deixa a Fiat lançada no mercado, acompanhando as tendências e com toda a sua gama atualizada.

Enquanto não chega o elétrico, conduzimos o Fiat 500 híbrido!

O Fiat 500 recebeu recentemente uma versão mild-hybrid para reduzir as emissões poluentes bem como os consumos. Fomos ver se na prática assim é.

Ler mais

Para já a Fiat ainda não divulgou os preços dos novos Fiat 500, todavia não se preveem alterações significativas aos modelos anteriores.