Mais um Mazda Epic Drive, desta vez até ao Cazaquistão!

A Mazda Epic Drive levou o CX-30 até ao Cazaquistão para percorrer 800 km da Rota da Seda e explorar o sistema de tração integral i-Activ AWD

No ano do seu centenário, para explorar o potencial do sistema de tração integral i-Activ AWD, a Mazda levou o CX-30 até às estepes do Cazaquistão, onde durante 800 km, percorrendo secções da lendária “Rota da Seda”, numa expedição inédita, tal como tinha sucedido em 2018, quando os SUV CX-5 de série atravessaram o gelado Lago Baikal, na Sibéria, demonstrou a eficácia do novo sistema de tração total.

Mas a paixão da Mazda por desafios inéditos, começou em 1 936 com o Mazda Go, um pequeno comercial de caixa aberta com três rodas, que percorreu mais de 2 500 km, desde a ponta sul da cadeia de ilhas do Japão, até chegar a Tóquio, a capital, a que se seguiu, em 1977 o desafio do Mazda 323 hatchback, que viajou de Hiroshima a Frankfurt, atravessando a União Soviética, para três anos depois serem os Mazda 626, 323 e os furgões E2200, a percorrer as estradas em ter Hiroshima e Leverkusen, sede da Mazda Europa, e em 2013, a terceira geração do Mazda3 levar os jornalistas da fábrica ao Salão de Frankfurt, depois de atravessarem a Rússia, a Bielorússia e a Polónia.

A Epic Drive

Desta feita, na Mazda Epic Drive, os jornalistas experimentarem a eficácia do sistema de tração integral i-Activ da marca, num percurso que começou em Almaty, a maior cidade do país, junto à fronteira do Quirquistão. Rumaram ao Parque Nacional de Aitum Emel, onde saíram do asfalto para, por um percurso de cascalho rumarem às “Dunas Cantantes”, de 150 m, assim chamadas devido à forma como os ventos e as areias em movimento ecoam com misteriosa sonoridade, para seguirem pelas estradas de reduzida aderência do Parque Nacional de Kazak.

Daí rumaram a Zharkent, cidade situada próximo da fronteira da China, através de planícies sub-desérticas, onde os camelos faziam parte da paisagem. O regresso a Almaty foi feito, por estradas de cascalho, mais exigentes e demolidoras, em direção ao Penhasco de Charyn e depois rumo à cidade, com o contorno do grande Reservatório de Kapshagay.

Ao longo de todo o percurso da Mazda Epic Drive, mesmo nos terrenos mais difíceis, o sistema i-Activ AWD viu comprovada a sua eficácia.