Novo Hyundai i30 N – Caixa automática e… mais potência!

O Hyundai i30N saiu em 2017, mas recebe agora um facelift tal como a restante gama. A nova caixa N-DCT é a novidade, mas há mais para saber neste artigo.

Em linha com a restante gama i30, também o desportivo i30 N vai beneficiar dum facelift. Assim, a partir do primeiro trimestre de 2021 teremos alterações estéticas e evoluções gerais na performance. Contudo, e tal como já tínhamos antecipado a grande estreia prende-se com a introdução de uma nova caixa automática DCT de oito velocidades.

Alterações exteriores e interiores, com novos bancos

No exterior encontramos novos pára-choques, iluminação Led com nova assinatura nas luzes diurnas, e saídas de escape com maior diâmetro. As jantes de liga leve têm novo desenho e passaram a ser forjadas, permitindo uma redução de peso de 14 kg.

Passando para o habitáculo mantém-se o volante com as teclas de selecção dos modos de condução. No entanto o ecrã foi renovado e aumentado para 10,25″ e passa a existir um menu único para configurar o modo N em todos os seus parâmetros (motor, suspensão, direção, ESP, escape, autoblocante e caixa auto). Apple Carplay e Android Auto estão disponíveis. Também as ajudas à condução foram atualizadas neste i30 N registando-se a introdução da deteção de peões, do assistente de ângulo-morto e do assistente de manutenção na faixa.

Passam a existir, como opcional, baquets frontais denominadas N Light Seats forradas a pele e Alcântara e que poupam 2.2 kg face aos bancos originais.

Chassis revisto

Relativamente ao chassis a divisão N da Hyundai operou várias mudanças no i30. O camber dianteiro foi incrementado de -0.8 para -1.7 e a suspensão viu as suas afinações revistas. Os discos de travão dianteiros passam a ter 360 milímetros.

O motor mantém-se o 2 litros turbinado com quatro cilindros. Está disponível em dois níveis de potência, mas é a versão Performance que vê a potência subir para os 280 cavalos, mais 5 que anteriormente e o binário para 392 Nm, mais 39 Nm. A Hyundai diz que o i30 N viu a resposta melhorada nos regimes baixos e médios e a aceleração dos 0-100 km/h é cumprida em 5,9 segundos e a velocidade máxima é mantém-se nos 250 km/h.

Hyundai i30 N – Implacável, da estrada para a pista!

O Hyundai i30N é um automóvel excecional pela forma como consegue ir de um daily-driver a um desportivo soberbo. A versão fastback é ainda mais apelativa!

Ler mais

Nova caixa N-DCT é estreia

Contudo, a grande novidade prende-se com a nova caixa automática N-DCT. Uma unidade nova, de 8 velocidades, com as embraiagens banhadas em óleo para melhor resistência às temperaturas e que inclui as patilhas no volante de controlo manual.

Assim, a eletrónica da N-DCT reconhece tipos de condução e ajusta a rapidez e frequência das passagens na utilização em pista. Adicionalmente a Hyundai inclui o N Grin Shift, um botão que dá um overboost durante 20 segundos. Para reforçar a sensação desportiva, a caixa dá um push sempre que as passagens são feitas com mais de 90% de acelerador.

O peso do i30 N com a caixa N-DCT aumenta 70 kg. Não há opções perfeitas, mas os técnicas da divisão N desenvolveram um conjunto de afinações específicas para esta opção, com o intuito de minorar as diferenças de comportamento.

Hatchback e Fastback, manual ou automático…

O renovado Hyundai i30 N vai estar disponível em versões Hatchback e Fastback e chegará a Portugal durante o primeiro trimestre de 2021. Não são conhecidos preços neste momento.