A edição 2020 do Rally de Portugal foi cancelada!

A Edição 2020 do Rally de Portugal foi oficialmente cancelada pelo ACP. A prova, prevista para maio, já estava adiada devido à Covid-19.

O ACP, clube organizador da prova do WRC (Campeonato do mundo de ralis) confirmou esta semana aquilo que já era falado nos últimos dias. O Rally de Portugal 2020, marcado para 21-24 maio, estava adiado por causa da pandemia Covid-19. Foi entretanto oficialmente cancelado. O ACP tentou remarcar a prova para o final do ano, mas tal não foi possível.

No comunicado do ACP lê-se:

Face à impossibilidade de levar o WRC Vodafone Rally de Portugal para o terreno na data originalmente prevista, devido à situação global do novo Coronavírus (COVID-19), o Automóvel Club de Portugal envidou todos os esforços para que a mesma tivesse lugar ainda este ano, no final de outubro. Depois de avaliadas, em conjunto com os parceiros da prova, autarquias e patrocinadores, todas as condições sanitárias e de segurança que o WRC Vodafone Rally de Portugal exige, as mesmas não são compatíveis com a imprevisibilidade que vivemos, além da incerteza da abertura das fronteiras e do espaço aéreo. Assim, o Automóvel Club de Portugal é forçado a cancelar a etapa nacional do Campeonato Mundial de Ralis da FIA 2020. O Automóvel Club de Portugal lamenta profundamente esta decisão, mas é a única que poderia assumir de forma responsável perante os milhares de adeptos, equipas, autarquias, patrocinadores e todos os envolvidos na prova, responsável em 2019 por um impacto na economia nacional superior a 142 milhões de euros. O Automóvel Club de Portugal solicitou já o regresso do WRC Vodafone Rally de Portugal em maio de 2021.

Parte competitiva começava na Lousã e acabava em Fafe

A prova tinha um figurino similar ao do ano transacto, com partida oficial na cidade de Coimbra e final na marginal de Matosinhos. Os troços decorriam na zona de Arganil, Vieira do Minho, Amarante e o grande final em Fafe. Também o Porto Street Stage estava incluído no percurso oficial da prova.

Até ao inicio da pandemia foram disputados três ralis, Monte Carlo, Suécia e Mexico com vitórias para Tierry Neuville (Hyundai), Elfyn Evans e Sebastien Ogier (ambos em Toyota). O WRC está suspenso pelo menos até ao mês de julho.

Revê as melhoras imagens de 2019!

O Escape Livre esteve presente na edição 2019 e através da lente do fotógrafo Hélder Gomes captou impressionantes imagens dos melhores pilotos do campeonato do Mundo. Vale a pena rever algumas, enquanto esperamos ansiosamente pela edição 2021!

Leaderboard autopromoção Escape Livre