CUPRA Formentor é a ofensiva catalã aos SUV desportivos

Dois anos depois de se apresentar ao mundo como uma marca independente, a CUPRA lança o Formentor, o primeiro modelo nascido no “mundo CUPRA”.

Dois anos depois de se apresentar ao mundo como uma marca independente, a CUPRA acaba de lançar o Formentor, o primeiro modelo nascido no “mundo CUPRA”. Depois de ter sido apresentado sob forma de protótipo no Salão de Genebra 2019, celebrando o primeiro aniversário da marca, o Formentor regressa agora na sua forma final. Com linhas marcadamente desportivas, sendo na sua essência um SUV desportivo “coupé”, o Formentor apresenta-se como uma incorporação dos valores CUPRA para futuros modelos.

CUPRA Formentor 2

Uma nova “performance”

De forma a manter o mesmo espírito e emoções atrás do volante, e não esquecendo as suas raízes, o CUPRA Formentor vai ser alimentado por dois grupos propulsores distintos: um híbrido plug-in e outro exclusivamente a combustão.

A equipar o modelo híbrido plug-in está o já conhecido 1.4 TSI de 150 cv, acoplado a um motor elétrico de 116 cv (com capacidade de 13 kWh e autonomias de até 50 km em modo totalmente elétrico), que em conjunto debitam 245 cv e 400 Nm de binário máximo. Já na versão exclusivamente a combustão, encontramos o 2.0 TSI (EA888) de 310 cv e 400 Nm, a alimentar o sistema de tração integral “4Drive”.

Ambos os grupos propulsores estarão acoplados a uma caixa automática de dupla embraiagem (DSG) de sete velocidades, agora disponível com tecnologia “shift-by-wire” (sem ligação mecânica com a caixa de velocidades). Para melhorar ainda mais o aspeto dinâmico e desportivo do novo Formentor, estarão ainda disponíveis quatro modos de condução específicos: Comfort, Sport, CUPRA e Individual.

De série, o CUPRA Formentor equipa ainda jantes de 19″, maquinadas e de baixo perfil, com acabamento em cobre, juntamente com uma travagem de alta performance Brembo®.

CUPRA Formentor 5

Interior com identidade

No interior, são bem visíveis as semelhanças com o CUPRA Leon, onde apenas o sistema de info-entretenimento se viu crescer de 10 para 12“, e que permite a ligação a Apple CarPlay (sem fios) e Android Auto.

No volante estão integrados botões multi-funções, com destaque para os botões de ignição do motor e o selector de modos CUPRA. Como pano de fundo, encontramos um painel de instrumentos 100% digital, que dispõe as informações relativas ao estado do carro em funcionamento.

Com medidas de 4450 mm de comprimento, 1839 mm de largura, 1511 mm de altura, e com uma distância entre eixos de 2680 mm, dá bons indicativos para uma boa habitabilidade, em que a bagageira conta ainda com uma capacidade de 450 litros

“Apelativo em termos de performance, tecnologia e estética.”

Alejandro Mesonero-Romanos, Diretor de Design

Para quando?

As entregas do novo CUPRA Formentor começam no último trimestre de 2020, ainda sem informações relativamente ao preço.