BYD. O fabricante automóvel que se tornou o maior produtor de… máscaras!

A empresa chinesa BYD, habituada a construir automóveis e outros componentes, decidiu combater o COVID-19 ao invés de parar a produção de toda a fábrica.

A BYD (acrónimo de Build Your Dreams) é uma empresa fundada em 1995 por Wang Chuanfu, e que iniciou a sua atividade a produzir baterias para telemóveis. Listada nas bolsas de Hong Kong e de Shenzhen, a BYD dedicou-se entretanto à produção de automóveis, de combustão e também elétricos, mas não só. Produz também baterias para veículos, comboios, painéis solares, empilhadores e semicondutores. Uma das maiores empresas privadas da China, é detida em 25% pela Berkshire Hathaway do investidor americano Warren Buffet.

Com a pandemia do Coronavírus (COVID-19) a afetar gravemente o mundo e a obrigar ao cancelamento de centenas de eventos, como foi o caso do Salão de Genebra deste ano, a BYD resolveu mudar completamente o seu foco de atividade. Em tempo record, tornou-se o maior produtor mundial de… máscaras faciais.

Em tempo recorde!

Não só a criação de uma linha de produção de máscaras em tão curto espaço de tempo é pouco comum, como o fundador Wang Chuanfu afirmou que os 3000 engenheiros envolvidos na tarefa conceberam uma linha de produção do zero. Foram utilizados 1300 componentes, 90% dos quais de conceção própria!

Desta forma, a BYD conseguiu montar uma fábrica em 2 semanas! Localizada na cidade de Shenzhen, produz atualmente qualquer coisa como 5 milhões de máscaras faciais e 300 000 garrafas de desinfectante de mãos… por dia(!) Este material é depois enviado para os médicos que, também diariamente, combatem o novo coronavírus (COVID-19).

Para termos uma ideia da velocidade a que os engenheiros da BYD trabalharam, a maquinaria para a produção de máscaras foi desenvolvida e produzida em sete dias(!), uma tarefa que demora normalmente um mês, e a produção de desinfectante de mãos foi operacionalizada em seis dias.

Uma linha de produção de máscaras faciais de alta qualidade requer cerca de 1.300 peças para várias engrenagens, correntes e rolos, 90% das quais são fabricadas pela própria BYD

Sherry Li, Diretor geral da BYD

Dado que a produção de material médico implica um controlo apertado do fabrico relativamente a impurezas ou germes, a BYD usa salas de isolamento. Estas são similares ás que foram usadas para a montagem de Smartphones.

BYD

Adicionalmente, as máquinas usadas para produzir máscaras saem da fábrica de Shenzhen a um ritmo diário de dez unidades, alimentando assim outras unidades de produção. A capacidade industrial da China não deixa de nos surpreender, algo que não se vê na Europa provavelmente desde o fim da II Guerra Mundial.

A BYD reinventou-se e canalizou todos os esforços no combate à pandemia do COVID-19 que tem afetado todo o mundo. A indústria automóvel não tem sido exceção, mas desta vez foram precisamente os chineses a saber dar a volta.