A(s) bomba(s) da Alfa Romeo preparada(s) para Genebra

A Alfa Romeo pegou no seu modelo mais extravagante, o Giulia Quadrifoglio, e aplicou-lhe a mítica sigla GTA. Resultado? Só visto!

As comemorações dos 110 anos da Alfa Romeo não se ficaram apenas por um novo logotipo. A marca quis celebrar em grande e tinha preparado para o Salão de Genebra o regresso de uma sigla mítica na marca italiana. O nome GTA, acrónimo de “Gran Turismo Alleggerita” (alleggerita é o termo italiano para “mais leve”), nasceu em 1965 com o Giulia Sprint GTA, versão específica derivada do Sprint GT, projetada como viatura de competição e apresentada no mesmo ano no Salão do Automóvel de Amesterdão.

Depois do bem sucedido Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, a marca italiana fez “render o peixe” com uma nova versão desse mesmo modelo, ressuscitando então a mítica sigla com o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio GTA. Este é daqueles que queríamos ter visto em Genebra.

Alfa Romeo GTA

O Alfa Romeo Giulia GTA é imediatamente reconhecido por uma estética ainda mais “hardcore” e que remete para o mundo da performance. As novas versões não são um exercício de estilo, mas sim veículos de altas performances derivados de uma viatura de produção em série, o extraordinário Giulia Quadrifoglio que ainda hoje nos traz grandes recordações. Foi melhorada a aerodinâmica e o comportamento em estrada, mas, acima de tudo, foi reduzido substancialmente o peso. As mesmas regras seguidas para o lendário Giulia GTA de 1965.

As restantes alterações são as saias laterais com o spoiler traseiro específico e com o splitter ativo dianteiro, para além de um sistema de escape central Akrapovič em titânio integrado no difusor traseiro em fibra de carbono. As jantes de 20″ são igualmente específicas. Tanto o eixo dianteiro como o traseiro foram alargados em 50 mm e existe um novo conjunto de molas, amortecedores e apoios dos sistemas de suspensão.

O motor Alfa Romeo 2.9 V6 Bi-Turbo, de origem Ferrari e construído inteiramente em alumínio, passa dos 510 para os 540 cv no Giulia GTA. Para além da potência, a relação desta com o peso é extremamente relevante, daí a aplicação de materiais leves, como fibra de carbono no veio de transmissão, capô, tejadilho, para-choques dianteiro, cavas das rodas dianteiras e aplicações nas cavas das rodas traseiras.

Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio GTAm

Não é tudo, a marca revelou ainda uma outra versão ainda mais “hardcore”. O Giulia Quadrifoglio GTAm possui uma aerodinâmica otimizada ao máximo com a adição de um splitter dianteiro maior e com uma significativa asa traseira em fibra de carbono. No interior existem revestimentos 100% em Alcantara® no tablier, nos painéis das portas, no porta-luvas, nos pilares laterais e na zona central dos bancos. Nesta versão GTAm essa acentua-se, já que os bancos traseiros foram removidos. No lugar deles está um “recipiente” completamente forrado, com moldes específicos projetados para albergar capacetes e extintor de incêndio. Também neste o interior difere com a aplicação de roll bar, e ausência de painéis nas portas e bancos traseiros.

A abertura das portas é feita com correia em vez de puxador e os bancos desportivos são com estrutura monobloco em fibra de carbono com cintos de segurança de seis pontos Sabelt. Mais alguns elementos típicos do mundo da competição. O resultado é um peso de cerca de 1520 kg que, com os 540 cv, proporciona a impressionante relação peso/potência de 2,82 kg/cv, fazendo com que o Giulia GTAm consiga oferecer performances deveras interessantes. Com o sistema Launch Control, os 100 km/h são atingidos em 3,6 segundos.

Alfa Romeo – 110 anos de história com novo logotipo

A marca da serpente celebra este ano o seu 110º aniversário, e para isso planeou uma mão cheia de atividades e eventos espalhados ao longo do ano para gáudio dos “Alfistas”.

Ler mais

Só para alguns

O Alfa Romeo Giulia GTA e a sua versão radical, o Giulia GTAm, serão construídos em edição limitada de apenas 500 unidades no total, todas numeradas e certificadas. Depois das encomendas, agora oficialmente abertas e que encerrarão assim que a 500.ª unidade for reservada, as vendas passarão a um processo um-para-um, com um especialista de produto embaixador da Marca a prestar assistência a cada cliente, desde a encomenda até à entrega. 

Ainda não há indicações de preços mas cada um dos proprietários receberá ainda um kit de boas vindas que inclui um capacete Bell com decoração especial GTA, um conjunto de competição completo da Alpinestars (fato, luvas e sapatos) e uma capa personalizada Goodwool para proteger o próprio GTA ou GTAm. Para além disso, também está incluído um curso específico de condução preparado pela Alfa Romeo Driving Academy.