Novo Hyundai i10 – uma grande afirmação

A Hyundai acaba de lançar o Hyundai i10, o citadino do segmento A que traz consigo muitas novidades, especialmente ao nível da conetividade e segurança.

Hoje em dia é cada vez mais notório a presença de carros de maiores dimensões nas nossas estradas, fruto do crescimento do mercado dos SUV e crossovers ao longo dos últimos anos. Ainda assim, há marcas que optam por não abandonar o segmento A, como a Hyundai, apostando num mercado que ainda parece ter muito para “andar”, mesmo sem uma carroçaria SUV.

Hyundai i10 vista aérea

Surge, assim, um renovado Hyundai i10, com um design rejuvenescido e um look mais arrojado, a pender para o desportivo. Comparado com o antecessor, o novo Hyundai i10 cresceu em proporções, vendo a sua presença visual melhorada. Este facto deve-se ao rebaixamento de 20 mm no tejadilho e alargamento da carroçaria em 20 mm – ou seja, ficou mais baixo e mais largo – que em conjunto com as jantes de 16 polegadas (opcionais) lhe conferem a tal aparência mais desportiva.

Na zona dianteira, depressa damos conta da grelha de grandes dimensões em formato “favo de mel” e entradas de ar laterais a “rasgar” a zona dianteira – à semelhança da anterior geração – agora com um apontamento de luzes diurnas em LED. Ainda que não aparente à primeira vista, de um certo ângulo quase conseguimos ver uma inspiração no “irmão mais velho” Hyundai i30 N ou será só imaginação nossa?

Mais tecnologia

É no interior que surgem as maiores novidades e trunfos deste citadino. O Hyundai i10 apresenta uma maior distância entre eixos, o que lhe permite um incremento no espaço a bordo. Para além disso, também a bagageira cresceu para os 252 litros (uma das maiores do segmento).

No centro do tablier é possível encontrar o sistema de info-entretenimento que inclui Apple CarPlay ou Android Auto, num ecrã tátil de 8 polegadas, também o maior do segmento. Aqui é possível também aceder à câmara de visão traseira para auxílio ao estacionamento. Além disso, o Hyundai i10 traz consigo uma aplicação Bluelink, que oferece benefícios em termos de segurança de condução e anti-roubo e controlo de conetividade, tudo através de uma aplicação.

Segurança acima de tudo

O novo Hyundai i10 está equipado com diversos sistemas de segurança ativa e assistência à condução, nos quais podemos encontrar a travagem autónoma de emergência, o sistema de controlo automático dos máximos, o sistema de manutenção à faixa de rodagem, o alerta de fadiga do condutor e o sistema de informação da velocidade máxima. Tudo isto para fazer face aos rigorosos padrões de segurança europeus.

Performance e condução

O novo Hyundai i10 dispõe de duas motorizações com duas opções de caixa de velocidades, ambas a gasolina e de cinco relações (manual ou automática). 

A primeira, 1.0 litros MPi de três cilindros, com 67 cv de potência e 96 Nm de binário, limitado a 156 km/h. A segunda, 1.2 litros MPi de quatro cilindros, com 84 cv e 118 Nm de binário, limitado a 171 km/h de velocidade máxima.

No segundo semestre de 2020, estará ainda prevista a chegada de um outro motor exclusivo da versão “N Line” do i10. Estará equipado com um motor 1.0 Turbo GDi de três cilindros de 100 cv de potência e 172 Nm de binário.

hyundai i10 n line
Um aspeto bem interessante, não concordas?

Já disponível para encomenda

O novo Hyundai i10 vai estar disponível para entrega a partir de março. Os preços começam nos 14 100 euros – ou 12 200 euros conforme campanha de financiamento a decorrer.

A Hyundai disponibiliza ainda uma campanha de lançamento inicial, disponibilizando o i10 a partir de 99€/mês com o Hyundai Open Drive, incluindo uma oferta especial para os primeiros 50 contratos.