Clube Escape Livre reforça aposta em 2020

Foram apresentadas as atividades do calendário do Clube Escape Livre para 2020. Para além dos clássicos eventos todo terreno, outras novidades no asfalto…

O Clube Escape Livre mantém a sua estratégia e volta a dividir atenções em duas linhas de ação: por um lado, reafirma a aposta nos eventos desportivos, nomeadamente nas provas de Slalom, Drift e festival Motorsport, e prossegue com a aposta dos passeios todo terreno na região da Guarda e noutros pontos do país.

O clube da Guarda apresentou ontem o seu calendário para 2020, no Cine Place do centro comercial La Vie da Guarda. Na presença de algumas entidades e parceiros institucionais e empresariais, o Escape Livre avançou com 14 atividades a desenvolver este ano, das quais sete de todo terreno, quatro de cariz desportivo ou competitivo e dois dedicados aos Clássicos. Para trás ficou já a presença de um restrito grupo do Escape Livre na Arábia Saudita no Dakar, em janeiro, para acompanhar os pilotos portugueses.

O Clube Escape Livre abre o seu calendário, como habitualmente, com a festa de homenagem aos pilotos da Guarda, a decorrer no Teatro Municipal da Guarda, a 8 de fevereiro. A 22ª edição da Gala SPAL / A nossa seleção de pilotos apresenta, este ano, um espetáculo de música antiga e clássica.

22ª Gala SPAL – A nossa seleção de pilotos

Mantendo a tradição, o calendário de atividades de 2020 abriu com a Gala SPAL, homenageando 39 pilotos da Guarda, de 12 categorias do desporto motorizado.

Read more

Maior Guarda Racing Days e dois eventos de Clássicos

Em termos de novidades, o destaque vai para a segunda edição do Guarda Racing Days, no fim de semana de 11 e 12 de julho, que depois do sucesso na estreia, em 2019, volta a ser aposta do Município da Guarda para promover ainda mais espetáculo, dinâmica e atrair mais público à cidade mais alta.

Guarda Racing Days

O Guarda Racing Days é o mais recente evento da região da Guarda que conta com a presença dos melhores pilotos nacionais e milhares de espectadores.

Read more

A segunda aposta forte é dirigida aos aficionados por carros clássicos, que terão duas oportunidades de visitar a região. Em maio, a Beira Interior recebe a segunda edição do Classic Cars Tour, com as vertentes de Regularidade Histórica e passeio turístico, contado este ano com dois novos municípios aderentes, a Covilhã e o Sabugal, que se juntam ao Fundão, Belmonte, Penamacor, Manteigas e Guarda. Em setembro, o Termas do Centro Classic Cars é um evento de puro lazer, para descobrir algumas das termas do Centro de Portugal. Um fim de semana inesquecível e de puro lazer aos apaixonados por carros clássicos, num evento centralizado nas Termas do Cró.

Quatro eventos todo terreno até junho

Em março, de 13 a 15, o todo terreno faz a sua habitual estreia com o Raid do Bucho e Outros Sabores, o gastronómico passeio que este ano estende o seu percurso entre a Guarda, a Serra da Estrela e a Freineda.

Em abril, o destino de duas dezenas de equipas é para lá do Mediterrâneo, com o 4º Off Road Bridgestone / First Stop Marrocos. A aventura decorre de 25 de abril a 3 de maio. O Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques será ainda entregue a uma IPSS, no dia 28, Dia Mundial do Sorriso.

Em maio, no dia 9, o She’s Mercedes Off Road Experience regressa com mais um destino, a região Oeste, para um novo encontro entre as condutoras Mercedes-Benz.

Em junho, repete-se o sucesso do encontro da família Dacia, que continua a crescer. De 5 a 7 de junho, a história, a gastronomia e as paisagens do distrito de Coimbra são o palco da 9ª Aventura Dacia 4×2.

9º Aventura Dacia 4×2

A Aventura Dacia marca presença uma vez mais no calendário de atividades, rumando este ano ao centro do país para novo programa com os Duster e Sandero Stepway.

Read more

Competição automóvel aquece os meses de verão

Julho é um mês de adrenalina e competição. Depois do 7º aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050, o Guarda Racing Days promete um enorme espetáculo desportivo na Guarda, a 11 e 12. O fim de semana seguinte centra as atenções em Figueira de Castelo Rodrigo. Duas provas a contar para o Campeonato de Portugal de Perícias:  o XXII Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, que inclui a prova noturna de sprint no Estádio Municipal, e a 2ª Grande Perícia Automóvel Figueira Castelo Rodrigo, nas ruas de Figueira.

Em agosto, nos dias 22 e 23, a velocidade e as derrapagens controladas regressam a Pinhel. É mais uma prova do Campeonato de Portugal de Drift e a atribuição da Taça Internacional de Drift, com pilotos estrangeiros.

Drift de Pinhel / Campeonato de Portugal e Taça Internacional

Os motores voltam a roncar na cidade-falcão. Portugueses, espanhóis, franceses e suíços vão disputar a Taça Internacional e o Campeonato de Portugal de Drift.

Read more

Santiago de Compostela e Pinhel rematam o calendário

Em outubro, são dois os eventos. De 2 a 6 de outubro, repete-se o percurso de maior sucesso de sempre. Dez anos depois da primeira viagem a Santiago de Compostela, e dois anos depois da última incursão, o XVII Off Road Bridgestone / ACP volta a realizar este percurso. Um pedido dos sócios do Clube Escape Livre e do ACP. De 23 a 25 de outubro, o 9º Mercedes-Benz 4MATIC Experience, exclusivo à marca alemã, privilegia, este ano, as Termas de Monfortinho e Terras de Idanha-a-Nova.

O calendário encerra em novembro, com o 4º Raid TT Vinhos Beira Interior, no ano em que Pinhel, anfitrião do evento, é Cidade do Vinho. Um encerramento em grande num evento aberto a todas as marcas e modelos 4×4 e SUV 4×4.

O ano de 2020 pretende seguir a estratégia adotada nos anos anteriores, nos quais a satisfação dos nossos participantes, o reconhecimento e o sucesso do Clube foram os nossos melhores créditos. Este ano teremos mais um ano de intenso trabalho pela frente. Desejamos continuar a mostrar resultados merecedores desse reconhecimento, e continuar a ser uma bandeira de divulgação da Guarda e das regiões que selecionamos para os nossos eventos.

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre

Carlos Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Guarda, encerrou a conferência de imprensa, onde também marcaram presença Paulo Langrouva, presidente do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, e Daniela Capelo, vice-presidente do Município de Pinhel.

Outras novidades para breve

Na apresentação estiveram ainda o historiador Joel Cleto, responsável do programa “Caminhos da História” no Porto Canal, que volta a ser parceiro do clube, agora na descoberta da história e da presença portuguesa em Marrocos, o professor Carvalho Rodrigues, que gizou com o Clube Escape Livre o evento “Dar neve a Lisboa”, a divulgar posteriormente, e ainda Pedro Tavares e António Fernandes, do Nerga, dada a colaboração entre as duas associações para a realização da Nermotor 2020, em maio.