Volkswagen Golf já divulgado na sua 8ª geração

Já foi divulgada a 8ª geração do Volkswagen Golf que terá a sua apresentação mundial em Portugal no próximo mês de dezembro. Versões para todos os gostos.

Chegado o momento de substituir o seu modelo mais importante (35 milhões de unidades vendidas desde 1974), quer em vendas quer em imagem, e numa altura em que a electrificação é central na estratégia da marca. A oitava geração do Volkswagen Golf é a resposta do construtor alemão para um carro de volume que possibilite agradar ao maior número de clientes com recurso a vários sistemas de propulsão, na lógica de um carro para todos.

Apresentado no quartel-general da marca, em Wolfsburgo, a 8ª geração do Volkswagen Golf perdeu a versão de três portas, uma tendência generalizada no segmento decorrente da redução de vendas. Baseia-se na plataforma MQB, apresentando dimensões similares ás do modelo anterior.

Com um desenho exterior completamente renovado mas sem perder a identificação como Golf, foram os interiores que mereceram maiores alterações. Nomeadamente o duplo painel digital tanto na zona dos manómetros como na do info-entretenimento que inclui controlo por voz (Amazon Alexa), integração para smartphones e cartão SIM integrado. Este cartão SIM possibilita atualizações de software over the air. Passa também a estar disponível um head-up display. O controlo das luzes e do desembaciador passou a ser efetuado através dum pequeno ecrã à esquerda do condutor. Nas versões de caixa automática, o comando da mesma assume um desenho mais pequeno, perdendo a tradicional alavanca.

Como não podia deixar de ser, mais tecnologia!

O pacote tecnológico que a Volkswagen colocou nesta nova geração Golf  foi substancialmente melhorado. O Volkswagen Golf é o primeiro veículo a contar com a tecnologia Car2X, um standard europeu que abre as portas à comunicação entre automóveis e a infraestrutura existente, através de sensores. O assistente de colisão dianteira mantém-se, mas o cruise control adaptativo foi aperfeiçoado com a capacidade de manutenção na faixa de rodagem. A iluminação LED é de série, adaptativa como opcional.

Com o objetivo de acautelar todas as opções e tendências no mercado, a gama de motorizações é vasta. A gasolina temos o 1.0 l de três cilindros com 110 cv e o 1.5 l de quatro cilindros com 130 e 150 cv. Se estiverem equipadas com transmissão automática de sete velocidades, estas motorizações encontram-se equipadas com alternador e bateria de 48v para maior eficiência e vêm denominadas como e-TSI. A gama a gasóleo é assegurada pelo 2.0 l TDI com 115 e 150 cv, verificando-se a ausência do 1.6 l, agora descontinuado.

Volkswagen Golf. Híbrido com mais versões.

As versões híbridas também continuam a marcar presença, com o Volkswagen Golf GTE a recorrer a uma bateria de 13 kWh e um motor 1.4 l a gasolina. A potência total combinada sobe para 245 cv com uma autonomia elétrica na ordem dos 60 km (WLTP). Existirá também uma versão e-hybrid, nos mesmos moldes, com 204 cv.

Já o Volkswagen Golf eléctrico acabou por ser substituído pelo novo Volkswagen ID-3. Apesar da completa gama de motores, no próximo ano surgem as versões GTD, GTI e R, bem como a versão carrinha. O novo VW Golf chegará a Portugal em março de 2020, com a apresentação à imprensa internacional a decorrer nas bonitas paisagens do Douro, já no próximo mês de Dezembro. Não são ainda conhecidos preços e níveis de equipamento para o nosso país.