6º Aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050

No sexto aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050 estão em destaque as alterações climáticas na perspetiva do meteorologista Manuel Costa Alves.

“A Terra e o Tempo não esquecem o que lhes fazemos” é o tema da conferência que assinala o sexto aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050, no dia 1 de julho. No Auditório da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, o convidado de honra e orador sobre o ambiente e o clima, importante tema da atualidade, é Manuel Costa Alves, meteorologista.

O programa do sexto aniversário tem lugar no sábado, dia 1 de julho, pelas 17h30, junto à Cápsula do Tempo / Torre de Menagem, com o habitual cinzelar da laje com o ano 2019 no Passeio do Tempo, por uma personalidade a divulgar brevemente. Segue-se a plantação de uma árvore na Encosta do tempo pelos presentes. 

O clima e o ambiente em destaque

As comemorações prosseguem no Auditório da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, pelas 18h00, com o meteorologista a reforçar importantes aspetos climáticos e ambientais aos quais a Guarda não é alheia. O aniversário termina com o lançamento de mais uma criativa chávena de coleção alusiva à Cápsula e que faz a estreita ligação com o tema da conferência deste ano. O programa é totalmente aberto ao público e pretende envolver, uma vez mais, a comunidade no debate e na reflexão pela cidade e pela região.

Manuel Costa Alves
Manuel Costa Alves

Os parceiros da Cápsula do Tempo tentam, em cada ano, pensar e acrescentar novos temas, novos conhecimentos e novas perspetivas. No âmbito do aniversário do projeto temos recebido convidados das mais diversas áreas, que são uma mais-valia para o conhecimento e para a formação das pessoas. Este ano acreditamos que a presença de Manuel Costa Alves enquanto orador poderá ser verdadeiramente impactante nas mentes e nos comportamentos de quem assistir a esta conferência, e desejo, sinceramente, que muitos cidadãos possam estar presentes.

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre

A Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi uma das ações que assinalou os 40 anos do Programa Escape Livre. A cápsula foi enterrada no dia 1 de julho de 2013, e preserva os testemunhos, fotos e objetos de 40 personalidades sobre o presente e o futuro da Guarda e da região. A sua abertura deverá acontecer a 1 de julho de 2050. Até lá, é objetivo assinalar cada aniversário com diversas iniciativas que promovam o debate e divulguem a região. São atuais parceiros no projeto o Clube Escape Livre, o Instituto Politécnico da Guarda, a Rádio Altitude, a Transportes Bernardo Marques, a SPAL, a ROAMER e, institucionalmente, a Câmara Municipal da Guarda e a Freguesia da Guarda.

Subscreve a nossa Newsletter "Livre Trânsito"!

close

Subscreve a nossa Newsletter "Livre Trânsito"!