Fiat Centoventi – Um concept modular e inacreditável

O presente dos 120 anos da Fiat para todos nós chama-se Centoventi. É um automóvel 100% elétrico, modular, e revolucionário na originalidade e simplicidade.

No seu 120º aniversário, a Fiat apresenta o protótipo Fiat Concept Centoventi, um dos destaques do Salão Internacional de Genebra pela originalidade e funcionalidade aliadas à simplicidade de uma proposta acessível a todos.

O conceito faz, na verdade, todo o sentido, mas foi a Fiat a primeira marca a dar o passo com este Centoventi ─ cento e vinte em italiano. Um automóvel, 100% elétrico, acessível a todos e que é totalmente configurável, seja no momento da aquisição seja à posteriori.

É possível configurar o exterior, escolher os acessórios e adaptar o interior e espaço de acordo com as exigências ou necessidades, criando o seu próprio automóvel.

O exterior segue o conceito de uma “tela em branco”, sendo produzido apenas na cor branco. O cliente pode no entanto pintar o seu Fiat Centoventi através de um programa da própria marca. Existem ainda opções de quatro tipos de tetos, quatro para-choques, quatro tampões para as rodas e quatro caracterizações externas.

Detalhes que marcam

O Fiat Centoventi standard vem de fábrica com tejadilho aberto, podendo ser fechado com uma das várias opções disponíveis ─ topo em policarbonato de duas cores, capota em lona, caixa de carga, ou um tejadilho com painel solar. Este último, capaz de gerar uma potência de 50 Watts dá energia ao inovador ecrã digital presente entre os faróis da porta traseira.

O dispositivo possibilita ao Fiat Centoventi a inserção de mensagens que podem ser partilhadas com o mundo exterior. Quando o veículo está em movimento o ecrã apenas mostra o logo da Fiat, mas sempre que parar, é possível transformá-lo num ecrã publicitário e que inclusivamente poderá ser alugado para recuperar custos.

Na frente, as antigas aberturas verticais que recordam modelos como os Fiat Uno dão lugar ao indicador de carga da bateria em LED.

Fiat elétrico revoluiciona

O Fiat elétrico é revolucionário também na solução modular de baterias que apresenta. De fábrica o Centoventi traz apenas uma bateria com capacidade para 100 km. No entanto, podem ser adquiridas ou alugadas até três baterias adicionais, com um aumento de 100 km por cada bateria. As baterias extra são instaladas por debaixo do piso do veículo. Existe ainda uma bateria adicional, que pode ser montada por debaixo do assento, e que pode ser desconectada e carregada diretamente pelo utilizador em casa ou na garagem. A capacidade total do Centoventi com todas as baterias alcança os 500 km.

A tomada para carregamento situada no centro da zona inferior do para-brisas, fica equidistante dos dois lados para simplificar o carregamento.

120 acessórios para o Centoventi

A personalização no entanto não se fica por aqui. O sistema de info-entretenimento também poderá ser ao gosto e carteira de cada cliente. Existe uma opção para uso do smartphone do cliente em combinação com o ecrã de 10 polegadas, e outra com ecrã integrado de 20 polegadas. A marca diz que na altura do lançamento vão estar disponíveis cerca de 120 acessórios, o que irá criar um modelo de negócio totalmente novo e uma comunidade de fãs do modelo.

Dos 120 acessórios, apenas seis têm de ser adquiridos e instalados no concessionário ─ para-choques, teto em policarbonato, pintura da carroçaria, painel de instrumentos do Lingotto, baterias e porta traseira digital. Os restantes podem até ser adquiridos online e montados pelo cliente segundo o conceito “plug&play

Para além disso alguns acessórios como o porta-copos ou o porta-documentos podem ser impressos numa impressora 3D, em casa, no concessionário ou numa loja especializada.

Habitáculo modular

Com um habitáculo modular, espaçoso e bem iluminado o Fiat Concept Centoventi, é totalmente reconfigurável e capaz de acomodar até quatro pessoas. O tabliê dispõe de diversas aberturas onde podem ser encaixados vários componentes adicionais num conceito tipo “Lego” e inspirado no Fiat Panda.

Também os bancos são inovadores, com estrutura nua nas costas feita de materiais ecológicos. Os assentos e os apoios de cabeça podem ser facilmente substituídos para mudar as cores e os materiais. O banco do passageiro dianteiro pode até ser substituído por um compartimento de arrumação, uma cadeira de criança, ou um cesto para compras ou para levar o animal de estimação. O banco traseiro é constituído por um assento retrátil e costas que rodam para formar uma “bagageira” com boa capacidade de carga.

Menos é mais

Ao criar um interior simples e despido daquilo que não é fundamental, a Fiat acredita que “menos é mais” e que, desta forma, oferece mais espaço e soluções que realmente são úteis para cada cliente.

Nós acreditamos que vale a pena ver o vídeo:

Com o Centoventi a Fiat vai mais longe e cria uma solução que promete ser acessível a todos, fácil de manter, com um risco de danos reduzido e custos de utilização e manutenção inferiores.

Principais características técnicas Fiat Concept Centoventi:

  • Comprimento: 3680 mm
  • Altura: 1527 mm
  • Largura: 1740 mm (com espelhos laterais 1846 mm)
  • Distância entre os eixos: 2430 mm
  • Consola dianteira: 658 mm
  • Consola traseira: 592 mm