Volkswagen ID.R e Bridgestone batem novo recorde

O Volkswagen ID.R tornou-se no elétrico mais rápido em Nürburgring – Nordschleife. Tudo, com a imprescindível ajuda dos pneus Bridgestone Potenza.

O Volkswagen ID.R, o primeiro carro de corrida totalmente elétrico da Volkswagen, quebrou o recorde da volta mais rápida em Nürburgring – Nordschleife, na categoria de veículos elétricos. Utilizando os pneus Bridgestone Potenza, o ID.R completou a pista de 20,83 quilómetros, uma das mais desafiantes do mundo, em 6:05.336 minutos. 

O recorde anterior foi assim ultrapassado em 40,56 segundos. O I.D. já tinha estabelecido anteriormente um novo recorde na icónica Pikes Peak Hill Climb. A Bridgestone desenvolveu de forma personalizada os pneus Potenza para ajudar o Volkswagen ID.R a percorrer a pista em tempo recorde, o que faz deste um recorde com duplo vencedor.

Binário da roda obriga a grande aderência

O centro de gravidade do ID.R é muito mais baixo do que um carro de corrida normal, devido ao facto da bateria estar na parte inferior do carro. Isto permite velocidades de curva muito elevadas, o que só pode ser alcançado se o pneu for capaz de transferir a potência do veículo para a superfície da estrada. Outro desafio, específico para veículos elétricos – que está especialmente presente no Volkswagen ID.R – é o binário muito elevado na roda. Isto significa que os pneus para o ID.R devem ter um forte desempenho de aderência nas direções lateral e longitudinal.

O Volkswagen ID.R é também projetado com uma suspensão alinhada e equilíbrio de carga, para colocar uma tensão igual em todos os quatro pneus. Isto permite uma maior durabilidade dos pneus, mas, ao mesmo tempo, exige que os pneus atinjam o calor com eficiência. Finalmente, os pneus precisam de ter durabilidade ​​o suficiente para permitir a faixa operacional necessária para criar tentativas de recorde bem-sucedidas. 

Projeto permite desenvolvimento da estratégia de sustentabilidade

O desenvolvimento deste projeto conjunto permitiu também à Bridgestone dar continuidade às suas preocupações ambientais e melhor entender os desafios específicos relacionados com os veículos elétricos dentro e fora de pista, nomeadamente na composição de material.

Estamos muito orgulhosos por fazer parte deste momento histórico e de contribuir para o recorde na Nürburgring-Nordschleife. Reduzir as emissões de CO2 e melhorar a preservação dos recursos naturais são pilares essenciais da estratégia de sustentabilidade da Bridgestone. É ótimo trabalhar num projeto que não apenas contribui para lhes dar vida, mas também num tempo recorde mundial. Apenas alguns anos atrás, ninguém teria previsto que os veículos elétricos poderiam alcançar algo assim. O nosso próximo passo será aplicar as descobertas desta incrível parceria aos veículos elétricos nas estradas para que todos os condutores sejam beneficiados.

Mark Tejedor, Vice-Presidente de Equipamento Original da Bridgestone EMEA