Volkswagen. Evasão e diversão em Genebra

A Volkswagen levou até Genebra quatro estreias mundiais, sendo três delas versões finais, prontas à comercialização. O ID Buggy foi o que mais se destacou.

O construtor alemão levou até Genebra vários modelos e versões ainda que a estreia absoluta e mundial tenha sido algo diferente de tudo o resto, o ID Buggy, um modelo que marca o regresso destes veículos de lazer dos anos 80.

O ID Buggy é, tal como o nome indica, um buggy de dois lugares, a fazer lembrar as transformações Manx muito populares na California. Sem qualquer tejadilho, o ID Buggy é um convite á evasão e para tal possui um interior resistente à água. Baseado na plataforma MEB que servirá de base a todos os modelos elétricos do construtor, devido ás suas capacidades de adaptação a diferentes dimensões, propulsões e baterias. No caso concreto do ID Buggy, um modelo 100% elétrico, o motor debita 204 cv ás rodas traseiras mas ainda não se conhece a autonomia.

Outra das noticias de Genebra prende-se com a confirmação da cedência desta mesma plataforma pela Volkswagen a uma start-up alemã. Colaboração Uber alles!

O T-Roc com esteróides

Também apresentado em estreia, o T-ROC R, produzido em Palmela, traz ao SUV médio da marca germânica os conhecimentos da divisão R e a mecânica utilizada no Golf R, ou seja, motor 2.0 litros TSI com 300 cv, tração integral 4Motion, caixa DSG de sete velocidades e um escape Akrapovic opcional, o que lhe permite acelerar até aos 100 km/h em 4,7 segundos. Um T-Roc endiabrado…

Em terrenos mais tradicionais, a renovação do Passat também esteve presente nos pavilhões da Palexpo nas versões sedan e carrinha. Com um pacote teconologigo completamente renovado do qual destacamos o novo painel digital, faróis LED adaptativos, Apple Carplay sem fios e o cruise control com stop and go, utilizável em velocidades entre 0 e 210 km/h. A autonomia elétrica do Passat GTE foi também ampliada para 55 km em ciclo WLTP e chegará ao mercado nacional a partir de setembro.

Por fim, e numa toada completamente diferente, encontra-se o Touareg V8 TDI com o enorme 4 litros V8 que debita 421 cv e 900 Nm de binário. Uma raridade que chegará a Portugal antes do verão.

Sem ser totalmente uma estreia, pudemos também ver ao vivo o VW T-Cross, a nova proposta para o segmento B-SUV chegará ainda antes do verão e irá concorrer com modelos como o Hyundai Kauai, o Citroën C3 Aircross, o Kia Stonic, o Renault Captur, o Mazda CX-3 ou o SEAT Arona, este último com o qual partilha plataforma, entre outros. Genebra também revelou a versão R do mais pequeno SUV do construtor alemão.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as outras novidades do Salão de Genebra