Kamiq. O “baby SUV” da Skoda

Em Genebra a Skoda revelou o seu novo SUV, o Kamiq, e ainda trouxe a recente proposta para o segmento C, o Scala. Para além disso o Vision iV atraíu as atenções.

A Skoda esteve presente em Genebra com algumas estreias, como o Kamiq e o Scala, para além de um concept, o VISION iV. Os dois primeiros estão prontos para chegar ao mercado nacional, enquanto o outro é a visão do construtor para a futura família Skoda.

O Skoda Kamiq fez a sua estreia em Genebra. O terceiro SUV do construtor, depois do Karoq e Kodiaq, mantém a mesma filosofia de nome ─ começa por um “K” e termina num “Q”. Provavelmente fácil de confundir também.

Com cores fortes e um estilo mais jovem, dinâmico e moderno, com a aplicação de uma nova solução LED para as luzes diurnas, o Skoda Kamiq tem 4,24 metros de comprimento e uma uma distância entre eixos de 2,65 metros. Na bagageira anuncia cerca de 400 litros de capacidade.

O SUV compacto é agora o mais pequeno SUV do construtor mas que reclama as melhores cotas de habitabilidade do segmento. E se no exterior as parecenças com os outros dois SUV do construtor são óbvias, no interior diferencia-se, já que partilha a mesma solução com outro modelo do construtor, o Scala, o novo membro do segmento C, também presente e em destaque em Genebra.

O Escape Livre não conseguiu ainda saber a previsão de chegada do Kamiq ao mercado nacional nem informação de preços.

Scala é aposta no segmento C

Como já referimos o Skoda Scala teve também muito destaque no espaço da marca, ainda que já tivesse sido revelado. O novo modelo, que concorre ao segmento C com modelos como o Ford Focus, o Volkswagen Golf, o SEAT Leon ou o Renault Mégane, pretende igualmente oferecer espaço superior no segmento passando a ser referência. A bagageira por exemplo tem 467 litros de capacidade.

Com chegada ao mercado nacional prevista para daqui a poucos meses, o Scala contará com várias motorizações ─ gasolina, Diesel e gás natural ─ e poderá estar equipado com o virtual cockpit já presente em vários outros modelos do grupo Volkswagen.

Mais um concept da Skoda

Tem sido tradição na marca chega levar até Genebra um concept, e este ano não foi exceção. O Vision iV atraiu muitas atenções no salão e não foi apenas pela exuberância da cor amarela.

O Vision iV é o primeiro automóvel com a plataforma modular MEB do grupo Volkswagen. Com umas enormes jantes de 22 polegadas, linhas imponentes com uma frente musculada e uma iluminação LED que a acompanha, o Vision iV destaca-se desde logo. Os retrovisores foram transformados em câmaras e pára-brisas prolonga-se pelo teto.

São dois motores elétricos que fazem mover o Vision iV, um em cada eixo, o que faz dele um modelo de tração integral permanente. O pack de baterias instalado por baixo da plataforma melhora o comportamento e conforto e permite uma autonomia de 500 km em ciclo WLTP.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as outras novidades do Salão de Genebra