Penela – Logo ali, no coração de Portugal

Ao volante do Mercedes-Benz GLE fomos conhecer Penela, no coração de Portugal. Mais um roteiro off-road para a descoberta e evasão.

Quando chegamos a Penela, o olhar descobre um casario encostado ao castelo que recorta o horizonte das serranias. Se, por perto, a descoberta de paredes de história preenchem um imaginário que reconstrói tempos imemoriais, no horizonte, as serranias da Lousã e do Espinhal, convidam a outras descobertas.

Em redor do castelo, a vila tece um labirinto de ruas históricas com uma vida patrimonial preservada. 

O passado da vila vai para lá do foral dado por D. Afonso Henriques. Da civilização castreja passando pelos romanos, a região sempre foi alvo de uma localização estratégica que fez com que o protagonismo geográfico, fazendo parte da antiga civitas, perto do eixo da via romana que ligava Olissipo a Bracara Augusta, se transformasse num argumento de desenvolvimento único. A protagonizar, na linha de defesa dos castelos do Mondego um papel essencial, o desenvolvimento do território consolidou-se ao longo dos séculos onde a autarquia tem promovido um desenvolvimento equilibrado entre a tradição e a modernidade.

E nada melhor do que sentir a história do concelho do que dar um passeio pelas ruelas do centro histórico de Penela. O castelo pode marcar o ponto de partida passando, depois, pela descoberta de todo um património da arquitetura religiosa, a igreja da Misericórdia, o convento de Sto. António ou a Igreja de S. Miguel.   

Mas claro, será incontornável uma saltada à Vila romana do Rabaçal, datada do século IV d.c. O conjunto arquitetónico encerra um balneário e um conjunto de figurativo de mosaicos de um estilo específico.  

Mas para o nosso roteiro, seguimos em outra direção que nos transporta por entre as serranias e pelas quelhas de aldeias serranas onde o xisto assina verdadeiras esculturas humanas. Em qualquer época do ano, o trajeto pode realizar-se mesmo com veículos 4×2, com as devidas precauções se as condições atmosféricas não foram as mais favoráveis.

O Mercedes-Benz GLE protagoniza uma evolução tecnológica de referência no segmento.

Para companheiro de viagem deste roteiro até Penela escolhemos o Mercedes-Benz GLE 300d. A nova geração do modelo transporta a elegância de um modelo capaz de ombrear os desafios do dia-a-dia, em estrada e em cidade mas com um conjunto de argumentos que fazem dele uma referência nas aventuras fora de estrada. Com um interior onde pontua a ergonomia, a qualidade de materiais e a tecnologia multimédia, é ao volante que se diferencia. A segurança dos sistemas ativos de proteção, o evoluído sistema 4Matic, a suspensão pneumática com amortecimento adaptativo e a disponibilidade da motorização associada à caixa automática de nove relações, permitem-nos evoluir com toda a segurança e conforto mesmo quando as condições de aderência são precárias.

A subida encadeada deste roteiro leva-nos até Ferraria de S. João, uma aldeia de xisto preservada no tempo. A ruralidade entremeia com a necessária preservação de um património humano e edificado onde a genuinidade de cada recanto são um constante convívio com as tradições. O núcleo central da aldeia aconchega um conjunto de currais ancestrais comunitários numa moldura natural que nos faz respirar bem. Para os amantes de BTT, o centro de acolhimento representa um excelente trampolim para outras descobertas do património natural, de onde se destaca, também, a espeleologia.

Do alto das serranias, o espírito alcança um horizonte infinito.

Os contrastes naturais acentuam a peculiaridade da encosta serrana. À medida que vamos subindo, o xisto dá lugar ao granito e ao quartzo e, lá no alto, damos com a capela de S. João do Deserto, a quase 900 m de altitude. O miradouro enche-nos o espírito com uma tranquilidade única. Trata-se de um local de onde se podem avistar cinco distritos do centro de Portugal. Agora no caminho da primavera, os trilhos fazem jus ao nome da freguesia do Espinhal, “nome que cheira ao mesmo tempo a espinheiro, a urze, a alecrim, a rosmaninho, a giesta, a pinheiro bravo”.  

Ao volante da quarta geração do SUV alemão mesmo os trilhos com pior piso ou grandes regos resultado de um inverno muito pluvioso, não dificultam a progressão e com a lotação plena, este GLE propõem sete lugares, com a última fila de bancos a receber dois adultos, chegamos por todo o terreno a um oásis na serra, obrigatório em qualquer roteiro, a praia da Louçainha e o seu restaurante de referência onde com os sabores à mesa se podem comtemplar as piscinas naturais 

A praia fluvial, com uma qualidade de água de exceção, fazem dela um ponto de descanso e de apelo aos sentidos da frescura permitindo desfrutar da natureza em família.

O património gastronómico é o espelho da riqueza dos produtos regionais.

Está na altura de regressar a Penela e agora depois de gozar as delícias do fora de estrada ao volante do Mercedes-Benz GLE e comtemplar paisagens únicas, vamos fazê-lo por asfalto e seguindo a estrada mais direta. Não vamos, no entanto embora sem antes darmos uma olhadela pelo paladar dos sabores regionais. Se o vinho da região das Terras de Sicó engrandece o paladar de qualquer prato, é o queijo do Rabaçal que se afigura como protagonista dos sabores. Fresco ou seco com uma cura de quatro semanas, é a possível história de mais de cinco séculos que fazem dele uma referência com Eça de Queiroz a sublinhá-lo na obra “A Cidade e as Serras”. Mas é bom saborearmos os tesouros da terra, pratos de grão com couves e bacalhau, cabrito, caça, truta e deliciosos doces de castanha, requeijão e mel. Vale a pena a visita a Penela aproveitando mais este roteiro.

As cores confundiam-se 

nos castelos encantados  

de mil brancas de neve.

Margarida Oliveira 
Para comer:

Restaurante D. Sesnando

Escadas da Praça

3230 Penela

emaiI: geral@dsesnando.com Telefone: 239 561 207

Restaurante XISTO

Praia Fluvial da Louçainha

3230 Espinhal PNL

emaiI: restaurantexisto@gmail.com Telefone: 239 012 296 | 965 531 399

Restaurante Terreiro do Lagar

Cabeça Redonda

3230 Cumieira PNL

emaiI: terreiro.lagar@hotmail.com Telefone: 236 677 226 | 919 333 284

Onde dormir:

Duecitânia – Design Hotel

Ponte do Espinhal

3230 Penela

emaiI: reservas@duecitania.pt Telefone: 239 700 740

Vale do Ninho

Ferraria de São João

3230 Cumieira PNL

emaiI: enjoy@vn-nature.com Telefone: 914 250 916

Uxa Paraíso

Podentinhos

3230 Penela

emaiI: uxaparaiso@gmail.com Telefone: 935 844 560