Peugeot 208 – Leão de garras afiadas em Genebra

O grande destaque da marca do leão no Salão de Genebra foi o novo Peugeot 208, com um novo estilo, arrojado e dinâmico, e um interior mais tecnológico.

A história repete-se em Genebra com as duas marcas francesas a apresentar duas novas gerações rivais. Aconteceu em 2013 quando a Renault trouxe até ao Salão Helvético o Captur e a Peugeot revelou o 2008.

Em 2019 os protagonistas são outros mas a história é idêntica. A Renault revelou a quinta geração do Clio e a Peugeot trouxe a nova geração do 208. Se o primeiro optou por mudanças essencialmente a nível tecnológico preservando as linhas mais elegantes do modelo, a Peugeot decidiu ser mais ousada no novo 208.

Embora recentemente revelado na internet, o novo Peugeot 208 acabou de fazer a sua primeira aparição pública no Salão de Genebra. Um estilo agressivo e arrojado é o que mais caracteriza o novo representante da marca do leão para o segmento B. Jovem e irreverente, o novo 208 dispõe da nova geração do sistema i-Cockpit com painel de instrumentos head-up display e vários equipamentos de apoio à condução, nomeadamente o Drive Assist que antevê o caminho da condução autónoma.

As parecenças aos seus SUV são claras e conferem ao novo 208 um aspeto mais moderno, mais hi-tech, o que se verifica de facto também no interior. Um conteúdo tecnológico forte com manómetros tridimensionais e muitas ligações com um sem número de soluções LED e uso de melhores materiais.

e-208 é estreia

Desde logo no lançamento, previsto antes do final do ano (outubro/novembro), estarão disponíveis todas as versões incluindo o e-208, a versão 100% elétrica. Com uma potência de 136 cv e com 260 Nm de binário, o e-208 recorre a uma bateria de 50 kWh e que garante 340 km de autonomia em ciclo WLTP. Exteriormente apresenta alguns pormenores que o distinguem da versão a combustão como a grelha frontal na mesma cor da carroçaria, emblemas que alteram a cor de acordo com o ângulo de observação, e badges “e” nos painéis laterais traseiros. Não só é uma estreia em Genebra, como é a estreia da Peugeot em versões 100% elétricas.

Estarão também disponíveis versões gasolina e Diesel com opção de caixa automática de oito relações, novidade e pouco comum no segmento.

Assente na plataforma CMP, mais leve e mais compacta, o 208 garante também uma aerodinâmica melhorada. As suspensões também foram trabalhadas para um melhor rolamento em estrada.

Concept 508 Peugeot Sport

A marca do leão rugiu ainda mais alto ao também trazer a Genebra o Concept do 508 by Peugeot Sport. Derivado da berlina 508 Hybrid, também presente em Genebra, a aerodinâmica foi trabalhada em função da eficácia anunciando performances excecionais com três motores. Um bloco a gasolina PureTech de 200 cv com dois motores elétricos de 110 cv à frente e 200 cv no eixo traseiro.

No espaço da Peugeot em Genebra estava também bem presente a intenção da Peugeot de eletrificar toda a gama de modelos, com as presenças do 3008 e 508 Hybrid, e que chegam a Portugal ainda este ano.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as outras novidades do Salão de Genebra