XXIV Slalom Sprint de Castelo Rodrigo

Na sua vigésima quarta edição, o Slalom Castelo Rodrigo voltou a ser um enorme sucesso com muitos inscritos e lutas nas várias categorias.

Jul
22 a 23
Localidade: Figueira de Castelo Rodrigo
Tipo de evento: Competição

Na sua vigésima quarta edição, o Slalom Castelo Rodrigo voltou a ser um enorme sucesso com muitos inscritos, competição feroz nas várias categorias e um espetáculo que foi adensado pela presença de Marco Martins com o espetacular MG Metro. Um fim de semana de competição organizado pela Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e pelo Clube Escape Livre que sublinhou o estatuto de “Rainha” das Perícias da prova beirã.

O Slalom Castelo Rodrigo foi disputado, como é tradição, na noite de sábado, 22 de julho, perante uma moldura humana que encheu o Estádio Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo para assistir à competição proporcionada por cerca de quatro dezenas de pilotos. A densidade da lista de participantes estendeu a prova madrugada dentro sem que os espetadores arredassem pé.

E a 24º edição da prova sublinhou o estatuto de competição “Rainha” das Perícias nacionais com três divisões – Protótipos, Transformados, Promoção – onde os favoritos à vitória não defraudaram expetativas. Porém, se as lutas intensas pelas posições no pódio animaram a noite raiana, Marco Martins, adicionou, ainda mais espetacularidade com o seu MG Metro. Onde o presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo se sentou ao lado do piloto para desfrutar de momentos que não irá esquecer!

Os vencedores do XXIV Slalom de Castelo Rodrigo

Quanto à competição, os vencedores das três divisões repetiram-se ao longo da noite: Nelson Aguiar (Peugeot 205) nos Protótipos, Dino Almeida (Honda S800) nos Transformados e o tricampeão nacional de Perícias, Jorge Almeida a ser o mais rápido na Promoção com o seu Citroen AX GTI.

A divisão Promoção acabou por ser a mais desequilibrada com Jorge Almeida a vencer pela quarta vez consecutiva esta temporada. As diferenças entre os pilotos desta divisão foram as maiores do fim de semana com Rodrigo Lopes (Peugeot 205 GTI) e Manuel Augusto Sousa (Opel Corsa) a fecharam os lugares do pódio.

Entre os Protótipos, a luta desenrolou-se ao longo das quatro tentativas pelo lugar mais alto do pódio, já que Nelson Aguiar no Peugeot 205 e Hugo Ribeiro no Mini Proto passaram a noite a dar espetáculo terminando, por esta ordem, separados por menos de meio segundo! O pódio ficou fechado com Luís Guedes ao volante de um Caterham Proto que ficou a menos de dois segundos dos dois primeiros classificados.

A divisão mais renhida da noite foi a dos Transformados. A cada tentativa, alteração na liderança obrigou os pilotos a elevar o nível da sua prestação perante o gáudio do muito público presente. Fazendo, apenas, duas tentativas, Dino Almeida impôs o seu Honda S800 a carro idêntico de Ricardo Rodrigues por 145 milésimos de segundo. O terceiro Honda S800 presente, pilotado por André Almeida, ainda alimentou a esperança de se intrometer na luta pelos primeiros lugares, mas por 337 milésimos de segundo não conseguiu melhor que o degrau mais baixo do pódio.

O espetáculo terminou já a madrugada estava instalada com o espumante da Adega de Figueira de Castelo Rodrigo e o aplauso da multidão que não arredou pé até ao final da dos vencedores.

4ª Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo

Após a ação de sábado à noite, o domingo, dia 23 de julho, amanheceu primaveril e com os ruídos dos motores a prepararem a 4ª Grande Perícia Automóvel de Castelo Rodrigo. Disputada na Avenida Francisco Sá Carneiro, no centro de Figueira de Castelo Rodrigo, a segunda prova desta jornada dupla voltou a contar com uma lista de participantes inaudita nas jornadas anteriores da competição. Por essa mesma razão, a organização a cargo do Clube Escape Livre decidiu fazer apenas três tentativas, evitando prolongar o programa e ajudando, assim, a logística dos pilotos que quiseram marcar presença na prova vindo de zonas mais distantes.

Dino Almeida e Jorge Almeida repetiram os triunfos da noite anterior, respetivamente, nas divisões Transformados e Promoção. Ricardo Rodrigues e André Almeida repetiram o pódio nos Transformados, mas desta feita com maiores diferenças entre si. Já o Citroen AX GTI de Jorge Almeida deixou os seus adversários muito longe, com Rodrigo Lopes e Manuel Augusto Sousa a repetirem o pódio de sábado à noite.

Grande animação gerou a divisão Protótipos. À espetacularidade das máquinas levadas até Figueira de Castelo Rodrigo, juntou-se o empenho de Hugo Ribeiro em suplantar o vencedor da noite anterior, Nelson Aguiar. Apostando tudo na última tentativa, o piloto do Austin Mini Proto conseguiu bater o Peugeot 205 e ganhar a quarta edição da Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo por apenas 0,190 segundos!

A Câmara Municipal homenageou todos os pilotos figueirenses e decidiu entregar o “Figueirense de Ouro” ao melhor piloto de Figueira de Castelo Rodrigo. Miguel Vicente e o seu Ford Escort fizeram o pleno nos dois dias de competição.

Após um fim de semana de muita competição, emoção e espetacularidade, Carlos Condesso, presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo era um homem feliz. “Mais uma jornada dupla do Slalom de Castelo Rodrigo cumprida com sucesso! Obrigado a todos os pilotos que vieram de várias localidades do país, ao público e a todos os que tornaram possível este evento tão importante para Figueira de Castelo Rodrigo. Obrigado a toda a equipa do Clube Escape Livre, que continua com o profissionalismo de sempre e cá estaremos para o ano para celebrar os 25 anos da prova “Rainha” das Perícias em Portugal!”

Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, satisfação por “mais uma prova onde não aconteceram incidentes, os pilotos estiveram ao seu melhor nível com enorme cordialidade e o espetáculo disse presente com a ajuda preciosa do Marco Martins e do seu MG Metro. Acabou a 24ª edição, mas o Clube Escape Livre já está a preparar a edição de 2024 que celebra os 25 anos da prova ‘Rainha’ das Perícias em Portugal.”

No final da competição, todos os pilotos receberam um trofeu SPAL que assinalou a sua presença no XXIV Slalom de Castelo Rodrigo e na 4ª Grande Perícia Automóvel de Figueira de Castelo Rodrigo.

Mais Atividades

XXII Slalom Sprint de Castelo Rodrigo

SLALOM SPRINT CASTELO RODRIGO 2020 CANCELADO

Novamente parte do Campeonato de Portugal de Perícias e com a prova de sprint, os melhores pilotos regressam à prova rainha em Figueira de Castelo Rodrigo.

Guarda Racing Days

Guarda Racing Days domingo 300

Decorreu mais um fim-de-semana incrível de corridas na cidade mais alta de Portugal! O Guarda Racing Days voltou para animar o publico.

Drift de Pinhel

DRIFT DE PINHEL 2021 1529

O Drift de Pinhel voltou este ano com uma prova pontuável para o Campeonato de Portugal e com a Taça Internacional de Drift, foi espetacular!

XXIII Slalom Sprint de Castelo Rodrigo

3a Pericia Castelo Rodrigo 366 2

Jorge Almeida foi o grande vencedor do XXIII Slalom de Castelo e a 3ª Grande Perícia Automóvel, num fim de semana cheio de perícia!