Raid TT Douro Cidade Europeia do Vinho

O TT Douro Cidade Europeia do Vinho acabou abençoado pelo Verão de São Martinho e promete regressar já no próximo ano.

Nov
10 a 12
Localidade: Região do Douro
Tipo de evento: Todo Terreno turístico

A caravana com 46 veículos todo-o-terreno e mais de uma centena de pessoas percebeu que o apelido paradisíaco aplicado à região do Douro não é mera coincidência depois deste périplo pelas suas margens. Serpenteando pelos socalcos, o percurso tocou todos os sentidos e passou por alguns dos locais mais significativos desta fabulosa região.

Foi um enorme sucesso!

O TT Douro Cidade Europeia do Vinho foi um enorme sucesso com os participantes a serem unânimes no elogio ao percurso escolhido.
Partindo de Freixo de Espada à Cinta, o evento espraiou-se por Alijó, Pinhão, Tabuaço e Armamar para terminar no Peso da Régua.

Tudo começou com a receção e secretariado no acolhedor Hotel Freixo Douro Superior, seguindo-se para a Quinta dos Castelares. Aqui, a calorosa receção feita pelos proprietários, deixou claro que a paixão pela vinha e pelo vinho permitiu a criação de um local de culto. Onde os visitantes são recebidos com néctares de produção própria e onde a recriação da porta da Igreja matriz de Freixo de Espada à Cinta é ex-libris e abriga os melhores vinhos da Quinta dos Castelares.

O ambiente outonal que abraçou a caravana no dia de sábado levou um sorriso aos lábios de todos os participantes. Que pouco depois enfrentaram o espetacular percurso desenhado pelo Clube Escape Livre. Onde encontraram todo o tipo de desafios que o todo-o-terreno puro e duro oferece, antes de chegarem à Quinta do Gravançal.

Vinhos de qualidade superior provados por todos e um degustar de pequenas delícias da gastronomia local, deram forças para rumar a Alijó, não sem antes a caravana percorrer paisagens deslumbrantes, sempre com o Douro e os simétricos e impressionantes socalcos como pano de fundo.

Companhia do Douro a serpentear entre as montanhas

Alijó, em dia de festa pelo seu feriado municipal, recebeu a caravana para o almoço na histórica Pousada do Barão de Forrester com uma feira de rua tradicional onde se encontra de tudo um pouco permitindo unir a gastronomia com a cultura e um piscar de olhos àquela peça que só encontramos nestas ocasiões.

A visita à espetacular Adega de Favaios, onde todos provaram, e acenaram em aprovação, o verdadeiro Favaios ficou para trás. Mas a companhia do Douro a serpentear entre as montanhas e com o céu rasgado pelo sol que se impôs às nuvens continuou até ao deslumbrante Miradouro de Casal de Loivos para assistir ao pôr do sol que deu a última pincelada num dia de emoções fortes e memórias inolvidáveis desta região tão nossa!

E o dia não acabou sem o magusto de São Martinho com deliciosas castanhas assadas e uma taça de Jeropiga no hotel de Tabuaço onde a caravana jantou e pernoitou.

Curto, mas intenso, o dia de domingo tinha reservado uma surpresa. Com a colaboração da Câmara Municipal de Armamar, toda a caravana passou no Posto de Turismo e foi presenteada com as famosas e saborosas Maças de Montanha de Armamar.

A visita às Caves da Murganheira foi outro ponto alto deste derradeiro dia do TT Douro Cidade Europeia do Vinho. Os famosos espumantes não faltaram ao encontro com os participantes que, depois, cumpriram num fôlego o caminho até ao Museu do Douro, ex-líbris do Peso da Régua. Local de onde partiam os barcos Rabelos até Vila Nova de Gaia, carregados de barricas cheias do néctar dos Deuses.

Foi ao lado de um desses barcos que todos os participantes foram recebidos com um Porto com vista para o Douro, antes do almoço de fecho deste TT Douro Cidade Europeia do Vinho, servido numa sala belíssima. Tempo de comunhão e de soltar as histórias amealhadas ao longo do fim de semana que encerrou com a distribuição dos Troféus SPAL e da oferta, pela Câmara Municipal do Peso da Régua, de dois dos destaques do concelho: o vinho e os rebuçados típicos.

O presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, saudou todos os participantes e o presidente da CIM Douro, Carlos Silva, encerrou o almoço destacando que “os 19 municípios da CIM Douro, juntos, fizeram do Douro uma cidade europeia do vinho.” Acrescentando que “foi um enorme gosto tê-los na nossa região e regressem em 2024, pois os desafios são dinâmicos e este TT Douro vai regressar com o início em Santa Marta de Penaguião. Será diferente, mas sempre com mais Douro e como queremos que o Mundo venha até nós, desafiem outros a vir ter connosco!”

Luís Domingues, responsável da Jeep em Portugal, destacou o “excelente profissionalismo da equipa do Clube Escape Livre ao longo de todo o evento” agradecendo à organização “ter dado a conhecer o Douro desta forma. Por outro lado, reforçamos esta parceria com o Escape Livre que está para durar e tivemos a grata oportunidade de ter modelos da marca híbridos e um 100% elétrico neste passeio. Algo muito importante para esta ocasião quando a Jeep, a marca que fundou o 4×4, está a caminhar segura na transição elétrica.”

Para o presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, este foi um evento “fantástico abençoado pelo Verão de São Martinho e que deu a conhecer a todos os participantes um Douro como nunca o viram. Aceitámos continuar a organizar este TT Douro e, como, já anunciado, em 2024 vamos iniciar o passeio em Santa Marta de Penaguião.”

Mais Atividades

Expedição Namíbia Clube Escape Livre

EXPEDICAO NAMIBIA ESCAPE LIVRE 2023 615

O Clube Escape Livre voltou às expedições internacionais em 2023, com uma inigualável viagem à Namíbia. Saiba todos os pormenores!

13º Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid do Bucho e Outros Sabores 2023 500

A 13ª edição do Raid do Bucho e Outros Sabores teve novos percursos e levou 120 aventureiros até à Freineda para o almoço do Bucho!

She’s Mercedes Off Road Experience

Shes Mercedes Offroad Experience 2023 0523

O She’s Mercedes Off Road Experience, organizado pela Mercedes-Benz e pelo Clube Escape Livre, voltou à estrada! Desta vez até ao Alentejo!

Guarda Racing Days

Guarda Racing Days 2023 1087

Miguel Barbosa estreou-se no Guarda Racing Days com uma vitória perante um púbico entusiasta que fez desta edição mais um grande sucesso.