Guarda Racing Days

Miguel Barbosa estreou-se no Guarda Racing Days com uma vitória perante um púbico entusiasta que fez desta edição mais um grande sucesso.

Jul
08 a 09
Localidade: Guarda
Tipo de evento: Competição

A edição 2023 do Guarda Racing Days foi um enorme sucesso, não só pela moldura humana que abraçou o espetacular circuito desenhado na encosta do Hotel Versatile, mas também pelo espetáculo que os pilotos souberam oferecer ao longo de dois dias de prova. Organizado pelo Clube Escape Livre e pela Câmara Municipal da Guarda, a “Corrida dos Campeões” tem ganho esse estatuto devido a edições como a deste ano.

Guarda Racing Days 2023 1345

O Guarda Racing Days foi uma verdadeira “Corrida de Campeões”, pelo percurso remodelado para 2023 e que foi ao encontro daquilo que os pilotos desejam, pela enorme mole humana que assistiu às muitas passagens da quase trintena de pilotos e máquinas inscritos e, sobretudo, pela presença de muitos campeões.

Guarda Racing Days voltou a ser um espetáculo

Miguel Barbosa, oito vezes Campeão de Portugal de Todo-o-Terreno e Campeão de Portugal de Circuitos/GT, marcou presença. Infelizmente, não com a Toyota Hilux T1+, mas aos comandos de um Can-Am Maverick SSV que partilhou com Luís Portela de Morais. Os dois pilotos do BP Ultimate Adventure Team viram-se impossibilitados de utilizar os carros com que se inscreveram e partilharam o Can-Am.

Guarda Racing Days 2023 1266

Fernando Peres, tricampeão de Portugal de Ralis, também marcou presença no Guarda Racing Days com o seu Mitsubishi Lancer Evo. Também Georgino Pedroso, Campeão de Portugal Todo-o-Terreno Categoria T2, esteve na Guarda com a Isuzu D-Max T2. Enfim, um desfile de campeões que elevou a fasquia da competitividade do Guarda Racing Days.

Guarda Racing Days 2023 138

Infelizmente, alguns pilotos conheceram contratempos logo no primeiro dia do Guarda Racing Days. Por exemplo, António Pinto dos Santos trouxe até à Cidade mais Alta a Renault 4L com que participou no Safari Rally Classic de 2022. O piloto que levou a 4L ao Mundial de Ralis no passado, viu o carro francês partir uma suspensão e António Pinto dos Santos foi forçado ao abandono. José Morgado também ficou pelo caminho com uma suspensão partida no seu SSV.

De igual forma, o Renault Twingo da Art of Speed, que tanto animou a edição de 2022, acabou fora de prova com um turbo partido. Herminio Loureiro foi forçado, assim, a mudar de carro e partilhou o Peugeot 206 GTi com Daniela Lopes, a primeira mulher a participar nesta competição que, desde já, prometeu voltar.

Treinos livres ditaram luta entre Categoria A e Categoria D

Após as três sessões de treinos livres, ficou estabelecida uma tendência de confronto entre os SSV (Classe D) e os carros de ralis (Classe A) com Miguel Barbosa e Carlos Fernandes a assumirem protagonismo.

Entre os pilotos da Guarda, o destaque ia para o Mitsubishi Lancer Evo IX de Francisco Carvalho com os BMW de Diogo Caramelo, Tiago Cabral e Fábio Cruz logo de seguida e António Matias mais longe com o seu Fiat Punto.

O dia de domingo trouxe a competição para o patamar oficial e o espetáculo começou com Fernando Peres a rubricar um tempo abaixo dos três minutos. Um turbo partido deitou por terra as expetativas de uma competição acesa entre o antigo campeão de Portugal de Ralis (já com 58 anos) e o antigo campeão de Portugal de Todo-o-Terreno.

Guarda Racing Days 2023 854

Ainda assim, Fernando Peres honrou o seu compromisso de participar no Guarda Racing Days. Apesar de não poder usar o Mitsubishi Lancer Evo de reserva que tinha no camião (pois não verificou esse carro), ofereceu uma mão cheia de co-drives e rodou para o espetáculo! Deixou, assim, um sorriso espelhado no rosto dos sortudos que puderam dar uma volta ao traçado do Guarda Racing Days ao lado de um campeão, mas também, ao público que assistiu à maestria da sua condução.

Perante o infortúnio de Fernando Peres, Miguel Barbosa encontrou outro obstáculo na destemida participação de Luís Portela de Morais. Os dois, aos comandos do mesmo SSV foram trocando de posição até que com uma volta abaixo dos três minutos, Miguel Barbosa resolveu a questão a seu favor.

Guarda Racing Days 2023 1087

Miguel Barbosa foi o mais rápido em pista

Contas feitas à primeira manga, Barbosa ganhava a Classe D seguido de Portela de Morais e Nuno Rodrigues, todos em Can-Am Maverick. O mais rápido da Classe A foi Carlos Fernandes, seguido de João Araújo e Francisco Carvalho. A classe C foi ganha nesta primeira manga por José Silva na frente de António Matias e nos TT (Classe B), com a ausência da Toyota Hilux T1+ de Miguel Barbosa, Georgino Pedroso ficou sozinho e ganhou a classe.

Guarda Racing Days 2023 259

A segunda manga ofereceu ainda mais espetáculo com as diferenças a estreitarem-se entre os vencedores das classes. Quem não esteve pelos ajustes foi Miguel Barbosa que nesta segunda manga estabeleceu o tempo mais rápido do fim de semana do Guarda Racing Days: 2m55,750s!

Curiosamente, os resultados desta segunda manga foram exatamente iguais aos da primeira, mas como referimos, com diferenças mais curtas, exceto na Classe D de Miguel Barbosa.

Guarda Racing Days 2023 116

No final das duas mangas de competição, Carlos Fernandes e o seu Toyota Yaris GR ganharam a Classe A na frente de João Araújo (Mitsubishi Lancer Evo VIII) e de Francisco Carvalho (Mitsubishi Lancer Evo IX).

Na Classe B, Giorgino Pedroso esteve sozinho com a sua Isuzu D-Max T2, enquanto na Classe C foi José Silva (JRS Demo) o melhor na frente de António Marias (Fiat Punto Abarth).

Super Final entrega vitória absoluta a Miguel Barbosa

Finalmente, na Classe D, Miguel Barbosa superiorizou-se a Luís Portela de Morais e a Nuno Rodrigues, todos aos comandos do Can-Am Maverick SSV.

Entre os pilotos da Guarda, Francisco Carvalho (Mitsubishi Lancer Evo IX) foi o mais rápido seguido de Diogo Caramelo (BMW E30), Tiago Cabral (BMW E46), Fábio Cruz (BMW E30) e António Matias (Fiat Punto).

Como já é tradição no Guarda Racing Days, os vencedores de cada categoria encontraram-se para duas finais que apuraram os dois pilotos que discutiram a vitória absoluta no evento do Clube Escape Livre.

O objetivo destas finais é reforçar o espetáculo e a verdade é que o público reagiu com agrado a mais umas passagens extra feitas por Carlos Fernandes (Classe A), Georgino Pedroso (Classe B), José Silva (Classe C) e Miguel Barbosa (Classe D).

Para a Super Final apuraram-se Miguel Barbosa e Carlos Fernandes. Se o piloto do Can-Am era o favorito, o piloto do Toyota Yaris GR da Toyota Gazoo Racing Iberian Cup foi uma enorme surpresa, destacando-se dentro da sua classe e chegando a esta Super Final.

Miguel Barbosa acabou por vencer o duelo final com Carlos Fernandes e sagrou-se o grande vencedor da edição 2023 do Guarda Racing Days.

Guarda Racing Days 2023 1368
Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda com o vencedor absoluto, Miguel Barbosa

No final, o piloto do Can-Am Maverick SSV reconheceu que foram “dois dias de competição muito bem passados e com este magnífico público presente duramente toda prova. Foi um gosto estar aqui e a luta com o Luís Portela de Morais foi intensa, afinal aquilo que todos os que aqui estavam queriam ver. Andamos a fundo e a vitória acaba por ser um prémio para aquilo que fizemos ao longo deste muito divertido e competitivo fim der semana.”

Guarda Racing Days 2023 1300
Pódio da Categoria A com Carlos Fernandes no primeiro lugar, seguido de João Araújo e Francisco Carvalho

Por seu turno, Carlos Fernandes estava satisfeito com o segundo lugar “pois seria difícil bater o SSV e arriscar mais poderia significar estragar a festa. Adotamos um ritmo que nos permitiu chegar à Super Final e mostrar como o Yaris GR é um carro competitivo. Foi um gosto participar nesta prova com tanta gente a assistir e saímos daqui muito satisfeitos com a nossa prestação num circuito exigente, mas muito divertido.”

Guarda Racing Days 2023 1384

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, declarou no final que “uma vez mais, o Guarda Racing Days colocou bem alto o nome da Guarda e trouxe até nós muitas pessoas de fora da cidade, o que tem efeito, sempre, na economia local e na divulgação da cidade e da região. Por isso está de parabéns o Clube Escape Livre que pode contar com o apoio da Guarda para este fantástico evento.”

O presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio agradeceu “a todos os voluntários que tornaram possível a realização desta edição do Guarda Racing Days. Foi uma, vez mais, um enorme sucesso com muito público e máquinas e pilotos que nos fizeram vibrar ao longo dos dois dias de competição. Um sucesso que cresce de ano para ano e que em 2023 teve um Campeão, Miguel Barbosa, a ganhar aquela que já é por muitos

Mais Atividades

Drift de Pinhel

DRIFT DE PINHEL 2021 1529

O Drift de Pinhel voltou este ano com uma prova pontuável para o Campeonato de Portugal e com a Taça Internacional de Drift, foi espetacular!

Guarda Racing Days

GUARDA RACING DAYS 2020 CANCELADO

O Guarda Racing Days é o mais recente evento da região da Guarda que conta com a presença dos melhores pilotos nacionais e milhares de espectadores.

XXII Slalom Sprint de Castelo Rodrigo

SLALOM SPRINT CASTELO RODRIGO 2020 CANCELADO

Novamente parte do Campeonato de Portugal de Perícias e com a prova de sprint, os melhores pilotos regressam à prova rainha em Figueira de Castelo Rodrigo.

Guarda Racing Days

Guarda Racing Days domingo 300

Decorreu mais um fim-de-semana incrível de corridas na cidade mais alta de Portugal! O Guarda Racing Days voltou para animar o publico.