Gala SPAL – 50 Anos Programa Escape Livre

A celebração dos 50 anos do Programa Escape Livre contou com um espetáculo de Luis de Matos e distinções a várias personalidades.

Fev
11
Localidade: Guarda
Tipo de evento: Espetáculo

O Teatro Municipal da Guarda foi pequeno para conter a família, os amigos e todos quantos decidiram estar presentes na Gala SPAL 50 Anos do Programa Escape Livre, uma noite mágica com Luís de Matos. Casa cheia, os 626 lugares preenchidos, para celebrar as Bodas de Ouro do programa de rádio mais antigo de Portugal, dedicado ao automóvel, ao desporto motorizado e à segurança rodoviária, criado há cinco décadas por Luís Celínio.

Celebrações dos 50 anos do Programa Escape Livre incluem 24h de emissão, livro e suplemento especial

Fique a conhecer todas as inciativas preparadas para a Gala SPAL de aniversário de 50 anos do Programa Escape Livre!

Ler mais

A Gala SPAL 50 Anos do Programa Escape Livre foi o ponto alto das celebrações do quinquagésimo aniversário do programa de rádio dedicado ao automóvel mais antigo de Portugal, emitido na antena da Rádio Altitude. O Teatro Municipal da Guarda (TMG) engalanou-se, encheu-se de amigos do Escape Livre, guardenses e forasteiros, que prestaram tributo a uma ferramenta que tem sido decisiva na promoção da Guarda e da sua região.

Antes da Gala SPAL 50 Anos do Programa Escape Livre, as comemorações deste importante marco na história da cidade, da rádio e do fundador do programa, Luís Celínio, arrancaram com uma inédita produção das “24 Horas de Escape Livre”, um programa que deu a volta completa aos ponteiros do relógio com uma viagem pela avenida da memória, remexendo no baú das recordações.

Com Pinto Moreira, José Manuel Costa e Luís Celínio ao volante, a renovada equipa do Escape Livre desfilou memórias, ideias, entrevistas e conversa sobre o passado extraordinário do programa, o presente que continua a sorrir ao profissionalismo e empenho da equipa Escape Livre e sobre um futuro que, como referiu Luís Celínio “os próximos 50 anos não serão iguais… serão melhores!”.

Da emissão em direto com a RFM e o programa 6PM de Pedro Fernandes e Mariana Alvim, à visita do programa GTI+ da TVI aos estúdios da Rádio Altitude, a emissão maratona do Escape Livre conheceu divulgação nacional nestas celebrações.

Com a presença do Dr. Raul Moreira, diretor de filatelia dos CTT, na loja da Guarda, foi lançado o postal de aniversário, em edição limitada, com o selo e carimbo realizados para o efeito. E os primeiros postais dos 50 anos com o selo e carimbo do dia ali mesmo colocado já seguiram para os seus destinatários.

A magia de Luís de Matos trouxe à Gala SPAL 50 Anos do Programa Escape Livre a espetacularidade que a efeméride reclamava, tendo o mágico feito aparecer em palco um Renault 5, o modelo alvo do primeiro ensaio do Escape Livre feito por Luís Celínio e Francisco Carvalho dentro das instalações das Indústrias Lusitanas Renault.

A ligação do passado ao futuro ficou sublinhada pela presença do neto de Luís Celínio lado a lado com Luís de Matos dentro do Renault 5. O espetáculo foi vibrante e estendeu a passadeira vermelha ao segundo momento da Gala SPAL 50 Anos do Programa Escape Livre.

Muitas são as pessoas, individualidades e instituições que neste inaudito meio século de vida do Escape Livre marcaram a rica história do programa. Por isso Luís Celínio e o Escape Livre distinguiram vinte cinco pessoas e entidades, algumas a título póstumo, com uma extraordinária peça de porcelana concebida e produzida pela SPAL, parceiro de longa data do Escape Livre.

GALA SPAL 50 ANOS PROGRAMA ESCAPE LIVRE 985

E Ângelo Mesquita, administrador da SPAL, acabou por surpreender o fundador do programa com uma peça especial que celebra os 50 anos do Escape Livre.

Também o reconhecido artista / pintor, natural da Guarda, Arménio Dinis ofereceu um magnifico quadro em acrílico alusivo à ocasião.

GALA SPAL 50 ANOS PROGRAMA ESCAPE LIVRE ARMENIO DINIS 5

Luís Coelho, diretor da Escape Livre Magazine e dos projetos especiais do universo Escape Livre, lembrou o caminho percorrido e tudo o que fizemos até hoje na promoção e divulgação da Guarda e da regiãoprometendo que “enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar!

O Escape Livre tem assumido um papel fundamental na promoção da região a nível nacional. Obrigado pelo trabalho feito por Luís Celínio e pela sua equipa na promoção do território. Parabéns por estes 50 anos.

Pedro Machado, presidente da Região de Turismo do Centro

Por seu turno, Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda, sustentou o apoio da edilidade ao Escape Livre “pelo seu trabalho na promoção e atração de pessoas à Guarda, um trabalho feito com profissionalismo e empenho deixando os parabéns pelo aniversário, e vincando que os municípios da região terão de dar as mãos e defender aquilo que é o bem maior, o desenvolvimento e promoção da Guarda e da Beira Interior em Portugal e no mundo.

Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre e fundador do Programa Escape Livre, foi uma noite de emoções fortes. Tenho aqui os meus amigos e a minha família disse com a voz embargada durante um discurso onde ficou claro o desejo que os próximos 50 anos sejam ainda melhores.

Foi uma emoção ver o magnífico Teatro Municipal da Guarda cheio com a família, os amigos do Escape Livre e todos aqueles que se quiseram juntar a nós nesta celebração. A minha ideia de um programa de rádio dedicado aos automóveis nunca teve como objetivo cumprir 50 anos! Aconteceu e a Guarda e a Beira Interior vão ficar na história radiofónica portuguesa lado a lado com a Rádio Altitude. E uma vez mais inovámos com o ’24 Horas de Escape Livre’. Por isso, muito feliz, e pronto para os próximos anos a informar sobre o automóvel, divulgar a Guarda e a sua região.

Luís Celínio, Fundador do programa Escape Livre
CAPA LIVRO GALA 2023

Se não conseguiu uma cópia física do nosso livro, não há problema!

Para consultar e descarregar, clique no botão abaixo:

Mais Atividades

22ª Gala SPAL – A nossa seleção de pilotos

22a Gala SPAL 2020 66

Mantendo a tradição, o calendário de atividades de 2020 abriu com a Gala SPAL, homenageando 39 pilotos da Guarda, de 12 categorias do desporto motorizado.

45º Aniversário Programa Escape Livre / 20ª Gala SPAL

Gala SPAL 2018

A Gala SPAL é a festa de homenagem aos pilotos do distrito da Guarda que se destacaram nas diversas modalidades do desporto motorizado.