África tem um fascínio inexplicável e o Clube Escape Livre e o seu grupo de aventureiros não escapam a essa espécie de feitiço. Marrocos tem sido o local de eleição para o passeio anual fora de portas, mas, desta feita, tivemos mais ousadia e decidimos visitar o país da África subsaariana mais seco e com menor população.
Independente da África do Sul desde 21 de março de 1990, a Namíbia faz fronteira com a Zâmbia e Angola, estando separada do Botswana pelo Rio Zambeze.


Com uma população de apenas 2,55 milhões de habitantes, a Namíbia é uma democracia que tem vindo a crescer graças ao turismo. Está localizada na costa leste de África, junto ao Oceano Atlântico e tendo como limites os desertos do Namib e do Kalahari. Por isso é o país africano onde menos chove.
A beleza da Namíbia está espalhada por cinco regiões geográficas com mudanças de pano de fundo: Plateau Central, deserto do Namib, a Grande Escarpa, o Bushveld e o deserto do Kalahari. O primeiro está delimitado pela Costa dos Esqueletos (conhecido pelos portugueses como “Portas do Inferno”) pelo Kalahari e pelo Rio Orange. É nesta área que está o Konigstein, uma elevação com 2.606 metros. A Grande Escarpa ergue-se a mais de dois mil metros com os seus característicos degraus rumo ao Oceano. Paisagem árida! Exatamente o contrário do Bushveld, onde chove mais que em todo o resto do país. É plana e o solo, arenoso e incapaz de reter água, impede a agricultura.

Namíbia será palco de uma expedição inesquecível
Será neste palco majestoso que a Expedição Namíbia Clube Escape Livre se vai realizar, com um percurso que está a ser ultimado. Mas passagens pelo Etosha, pela Costa do Esqueleto ou pelo Irindi farão parte de um roteiro que, como sempre nas organizações do Clube Escape Livre, mistura prazer de condução com paisagens magníficas, gastronomia com cultura.
