Expedição Namíbia Clube Escape Livre

O Clube Escape Livre voltou às expedições internacionais em 2023, com uma inigualável viagem à Namíbia. Saiba todos os pormenores!

Mai/Jun
24 a 04
Localidade: Namíbia
Tipo de evento: Todo Terreno Turístico

O Clube Escape Livre, num contexto de experiência, convívio, condução todo-o-terreno e conhecimento de outros modos de vida, tradições e novas paisagens, organizou a expedição Namíbia 2023. Como sempre em parceria com a R Travel, parceiro de excelência para as grandes aventuras internacionais do Escape Livre.

EXPEDICAO NAMIBIA ESCAPE LIVRE 2023 154

Dias 1 e 2

Foram 23 os participantes que no dia 24 de maio (quarta-feira) saíram de Lisboa para iniciar este périplo africano. Viajaram de avião desde Lisboa até a capital da Namíbia, Windhoek, com escala na capital angolana, Luanda.

Na chegada à capital namibiana, seis viaturas 4X4 e o guia da expedição, um português que se radicou neste país após a Guerra Civil de Angola, aguardava o grupo.

A Namíbia é um país fascinante com 825,615 km2 e uma baixíssima densidade populacional (2,55 milhões) e onde com 30% dessa população está acantonada na capital. É, assim, um dos países no mundo com menor densidade populacional o que deixa perceber a imensidão da savana, do deserto e dos bosques de acácias onde é raro viverem seres humanos.

Dia 3

A aventura começou na sexta-feira (26 de maio) com um percurso desenhado por estradões ladeados de capim e acácias, rumo ao deserto do Namíbe para ter o primeiro contacto com as gigantescas dunas Sossusvelei. Que seriam exploradas no dia seguinte. Este primeiro dia de aventura serviu para visitar, também, o Sesriem Canyon, gigantesca fissura geográfica que as águas torrenciais escavaram nas areias do deserto durante milhares de anos.

Hoje, praticamente seco, ainda permite o cada vez mais raro avistamento de animais selvagens como Kudos, chacais, raposas do deserto, macacos e muitos Springbok, ou a cabra de leque, pequeno antílope. Animal que, curiosamente, representa a África do Sul, mas que se encontra por todo lado na Namíbia. Por seu turno, o Orix, animal nacional da Namíbia, é muito mais difícil de encontrar.

EXPEDICAO NAMIBIA ESCAPE LIVRE 2023 1024

Dia 4

O sábado (27 de maio) amanheceu cedo para a caravana que se fez à estrada para observar os cambiantes de cores que o nascer do sol provoca nas gigantescas dunas do deserto do Namíbe. Durante algumas horas o todo-o-terreno foi substituído pela subida da famosa duna 45 com cerca de 160 m de altitude. Um exercício de cortar o folego, mas que encheu os olhos de todos graças a uma beleza inebriante.

Após a travessia do deserto, com paragem obrigatória no Vale da Morte e, claro, em Solitaire. E é lá onde um português tem uma casa de referência a servir café e tartes de maçã. A chegada à beira-mar com o Atlântico a banhar a cidade piscatória de Swokapomund, que seria explorada no dia seguinte. Pelo caminho deu-se a passagem do Trópico de Capricórnio.

Dia 5

Na manhã de domingo (28 de maio) o todo-o-terreno voltou a ceder o lugar, desta feita, a atividades marítimas. A bordo de um catamarã, a caravana explorou a lagoa que rodeia a cidade de Swokapomund. Foi o convívio perfeito da comitiva com as focas, golfinhos, pelicanos e flamingos. Anos de hábito levam-nos a aproximar-se das embarcações e a conviver com as pessoas. São aos milhares!

A condução todo-o-terreno voltou à tarde com um carrossel alucinante de condução nas dunas gigantescas que acabam de forma abrupta no oceano. São quilómetros de areia a perder de vista com vertiginosas descidas e subidas que fizeram a delícia dos participantes.

Dia 6

O dia seguinte (29 de maio) marcou o regresso ao interior do país para uma visita às famosas gravuras rupestres de Twinfontein onde astrologia, misticismo, animais e natureza foram ali gravados há milhares de anos. Foi então que a caravana portuguesa foi brindada com a língua “bosquiwane” e os seus famosos quatro tipos de estalidos. Um dia onde a emoção da condução e a cultura andaram de braço dado, uma característica endógena das organizações do Clube Escape Livre.

Dias 7 e 8

O dia 30 de maio (terça-feira) ficou reservado para o percurso a caminho do parque do Etosha, com visita a uma aldeia dos nativos Himba, conhecidos pelo uso na pele e nos cabelos do Otjize (mistura de gordura com pigmento ocre) proteção essencial para as elevadas temperaturas e poeiras do deserto. Vivem como os seus antepassados e junto com os Herero são os dois povos nativos desta região da Namíbia.

Como nota de mudança civilizacional apenas o uso atual da força do vento para a extração de água dos poucos poços existentes e os incipientes infantários que cada aldeia oferece. As crianças mais velhas estudam nas cidades próximas e o seu transporte é assegurado por toda a comunidade através do que ganham a vender lembranças aos turistas.

Chegados ao Parque Nacional do Etosha, os participantes passaram a tarde deste dia, e o dia seguinte, a contemplar os milhares de animais. Houve ainda tempo e espaço para tentar compreender a complexidade da hierarquia destas diversas espécies. Foram centenas de quilômetros fora de estrada com os olhos postos na fabulosa natureza que envolveu a caravana.

Dia 9

O dia 1 junho (quinta-feira) ficou reservado para conhecer um santuário de vida animal, o Erindi Game Reserve. Uma reserva privada criada por um amante da natureza para preservar a vida animal selvagem da Namíbia, sendo possível ver várias espécies raras e ameaçadas de extinção que aqui encontram, sem artificialismos, o habitat natural para se reproduzirem. Um dia passado no meio da vida selvagem namibiana.

Dias 10, 11 e 12

A sexta-feira (2 de junho) foi dedicada ao regresso à capital deste magnífico país e, assim, preparar o regresso a Portugal. Porém, antes da chegada a Windhoek, a caravana visitou uma feira de artesanato que prendeu os participantes, sobretudo, com os trabalhos espetaculares que mãos hábeis formaram a partir de diversos tipos de madeira.

O regresso a Portugal aproximou-se demasiado depressa, mas ainda houve tempo para, já na capital, apreciar a multiculturalidade dos habitantes deste país. A mistura do povo nativo com a dos seus colonizadores e com os dois países vizinhos. Um povo que é independente há pouco tempo tem tentado se afirmar, sobretudo, pelo zelo com que tratam a natureza e os recursos disponíveis. E onde a necessidade aguça o engenho: as energias renováveis são dominantes na Namíbia. O cuidado com a limpeza e a aversão ao lixo, seja nas cidades, seja nos locais mais inóspitos, dão lições aos ocidentais.

Windhoek é uma cidade que aos poucos se moderniza atraindo os que nela procuram refugiar-se da terra seca que pouco sustento lhe proporciona. Em seu redor existe uma Favela com 300 mil habitantes, nada menos que um terço de toda a população da cidade.

Depois de 10 dias de incansáveis aventuras, os dias seguintes foram de preparação para a partida e o regresso a Portugal.

Namíbia 2023: mais um sucesso Escape Livre

Os eventos internacionais do Clube Escape Livre fazem parte do preenchido calendário de atividade do clube da Guarda há muito tempo e são dos mais procurados anualmente. Quando foi anunciada a aventura na Namíbia, os lugares disponíveis esgotaram mais depressa do que dizer “Namíbia 2023: aventura Escape Livre”. A chancela de profissionalismo e atenção aos detalhes das organizações do Clube Escape Livre é partilhada nas organizações de eventos em Portugal e fora do nosso país, dai este enorme sucesso. Uma vez mais partilhado por todos os participantes que usaram as redes sociais para destacar a qualidade do evento, chegando a Portugal com vontade de regressar e deixando a sugestão de explorar outros domínios. O Clube Escape Livre ouviu as sugestões e o desejo de regressar e reserva algumas surpresas para o calendário de eventos para 2024. Estejam atentos ao nosso site, que mais para o final do ano serão reveladas novidades.

Mas para já e para os que não conseguiram lugar este ano, a boa noticia está aqui:

A expedição Namíbia 2024 vai ser uma realidade!

ESCAPE LIVRE EXPEDICAO NAMIBIA 2023 AdobeStock 4

Mais Atividades

10º Aniversário Cápsula do Tempo – Guarda 2050

CAPSULA DO TEMPO 10o ANIVERSARIO 2023 109a

O 10º aniversário da Cápsula do Tempo – Guarda 2050 celebrou-se a 1 de julho, entre a Encosta do Tempo e a biblioteca Eduardo Lourenço.

Guarda Racing Days

Guarda Racing Days 2023 1087

Miguel Barbosa estreou-se no Guarda Racing Days com uma vitória perante um púbico entusiasta que fez desta edição mais um grande sucesso.

XXIV Slalom Sprint de Castelo Rodrigo

Slalom Castelo Rodrigo 2023 183

Na sua vigésima quarta edição, o Slalom Castelo Rodrigo voltou a ser um enorme sucesso com muitos inscritos e lutas nas várias categorias.

12ª Aventura Dacia

Aventura Dacia 2023 0179

Foram 36 modelos Dacia e 90 pessoas em mais uma edição da Aventura Dacia que registou, uma vez mais, um enorme sucesso.