O Circuito das Beiras foi a primeira prova por etapas realizada em Portugal. Vai ser recriada pelo Clube Escape Livre entre os dias 14 a 17 de setembro. Não podendo fazer uma corrida na verdadeira aceção da palavra, a organização manteve-se fiel o mais possível ao percurso original polvilhando-o com especiais de slalom e arranque que vão determinar a classificação final da prova.
Um passeio com alguma componente competitiva que, tal como a prova original, vai ligar o litoral ao interior com três etapas: Coimbra – Castelo Branco; Castelo Branco – Guarda e Guarda – Coimbra. A prova original tinha 440 quilómetros, o Circuito das Beiras 2023 terá perto disso.


Tavares de Melo foi o primeiro vencedor do Circuito das Beiras
José Caetano de tavares de Melo Costa Lobo, para os amigos, Tavares de Melo, nasceu no Sabugal, herdou do pai, que foi o sétimo português a importar um carro, a paixão pelo automóvel.
Uma desclassificação na prova Figueira da Foz – Lisboa, levou Tavares de Melo a sentir-se enxovalhado. Nunca esqueceu a desclassificação e nunca perdoou os seus pares pelo sucedido.
Tornou-se organizador de provas menores com o fixo intuito de criar uma clássica que fizesse sombra ao Figueira da Foz – Lisboa.
440 km por etapas
Foi assim que nasceu o Circuito das Beiras, primeira prova por etapas em Portugal ligando Coimbra a Castelo Branco, Castelo Branco à Guarda e da Guarda até Coimbra, qualquer coisa como 440 quilómetros. Ganhou, sem surpresa, o Darracq de Tavares de Melo.
Para lá da vitória no Circuito das Beiras, que o Clube Escape Livre vai reviver, Tavares de Melo ajudou a que o automóvel passasse a ser olhado de outra forma.
É hora da homenagem a esse visionário – que na Bélgica, não percebendo patavina de flamengo terá dito “aqui me ladram, além me mordem, vou mas é para a minha terra“ – e o Clube Escape Livre convida-o a tirar o pó ao seu clássico e a juntar-se a nós na homenagem a Tavares de Melo e ao Circuito das Beiras!
O evento foi apresentado em Coimbra no passado dia 12 de janeiro, em conferência de imprensa no Salão Nobre da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, e contou com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, bem como do vereador do Desporto, Carlos Matias Lopes, do presidente da CM da Guarda, Sérgio Costa, do presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio Antunes, do historiador José Barros Rodrigues e do adjunto do presidente da CM Castelo Branco, Paulo Bernardino. Esteve ainda presente Filipe Albuquerque que, como conimbricense, é o embaixador do Circuito das Beiras.
120 anos depois (1903 – 2023), o Circuito das Beiras está de regresso
120 anos depois, o Circuito das Beiras regressa com o Clube Escape Livre e apoio das Câmaras Municipais de Coimbra, Castelo Branco e Guarda.
Fica feito o convite para os proprietários de modelos pré-guerra e clássicos até 1978 reservarem os dias 14, 15, 16 e 17 de setembro e se juntarem à festa. É o regresso do Circuito das Beiras by Bridgestone / First Stop, uma prova emblemática do desporto motorizado nacional que comemora 120 anos, com o apoio das câmaras municipais de Coimbra, de Castelo Branco e da Guarda.
