12ª Aventura Dacia

Foram 36 modelos Dacia e 90 pessoas em mais uma edição da Aventura Dacia que registou, uma vez mais, um enorme sucesso.

Mai
05 a 07
Localidade: Tábua
Tipo de evento: Todo Terreno Turístico

A 12ª edição da Aventura Dacia, evento organizado pelo Clube Escape Livre, em colaboração com a Dacia, exclusivo para modelos Dacia Duster e Sandero Stepway realizou-se, pela primeira vez, pelas paisagens de Tábua desfrutando do Encanto das Beiras e ofereceu uma pontinha de adrenalina com a passagem pelas três classificativas da primeira etapa do Rali de Portugal 2023, Lousã, Góis e Arganil. Reunindo 36 modelos Dacia e 90 pessoas, a edição deste ano da Aventura Dacia foi, uma vez mais, enorme sucesso estando já em preparação a edição 2024.

A 12ª Aventura Dacia arrancou com a receção aos participantes no Luna Hotel de Tábua que, depois de receberem todo o material para o evento, foram recebidos no Centro Cultural de Tábua pelo vereador da Câmara Municipal, David Pinto.

Ai teve lugar a apresentação do concelho e alguns filmes elucidativos da capacidade turística de Tábua, assim como o briefing do passeio.

Ao lado, no Jardim Sarah Beirão decorreu, depois, uma prova de vinhos e degustação de produtos da região. No final da tarde, todos os participantes visitaram a Capela Senhor dos Milagres e a Igreja Matriz onde foram recebidos pelo pároco local.

Céu cinzento e alguns chuviscos receberam a caravana, sábado de manhã, que se encaminhou para os troços da Lousã e Góis, feitos com piso húmido e sem pó. A Quinta do Hospício, na Lousã, foi palco da primeira paragem para retemperar forças, num pequeno lanche oferecido com a colaboração da Câmara Municipal da Lousã.

«Esta parceria com o Escape Livre se justifica não só pela organização, competência e profissionalismo, mas sobretudo pelas pessoas que traz até nós com esta iniciativa e outras que vão-se somando e oferecem uma mais-valia ao nosso território que aposta muito em ser o Encanto das Beiras.»

Ricardo Cruz, Presidente da Câmara Municipal de Tábua

Três dias de aventura para a caravana Dacia

Já a classificativa de Arganil foi percorrida com piso seco e com muito pó, deixando uma antevisão daquilo que os pilotos do Mundial de Ralis vão experimentar daqui a uma semana durante o Rali de Portugal.

Esta passagem pelos troços da primeira etapa do Rali de Portugal 2023 reuniu o consenso dos participantes, agradados com a injeção de adrenalina oferecida pelo Clube Escape Livre nesta Aventura Dacia.

Após o almoço junto ao Rio Alva, na Praia da Ronqueira, foi degustada a cerveja artesanal Taboa, cortesia da Junta de Freguesia de Mouronho. O percurso continuou atravessando as vinhas da Adega Ladeira da Santa, onde nova paragem criou a oportunidade de uma prova de vinhos.

«É importante porque reúne proprietários dos Dacia, concessionários, é muito bem organizado e constitui um momento anual de convívio de quem gosta do seu Dacia e aprecia aproveitar todas as suas capacidades fora de estrada.»

Ilídio Santos, da Dacia
Aventura Dacia 2023 0385

O longo dia de sábado terminou com o jantar no Luna Hotel de Tábua onde foram entregues os troféus SPAL aos participantes e feitos alguns reconhecimentos, antecedendo a merecida noite de repouso.

O derradeiro dia encaminhou os participantes para outro momento alto deste evento: o Penedo C’Abana. Graças à colaboração da Junta de Freguesia de Póvoa de Midões, foi servido um reforço de pequeno-almoço com iguarias locais, antes de todos ficarem a conhecer como é possível abanar um enorme Penedo com um simples empurrão.

A passagem pela queda de água de Sevilha foi o prelúdio para o excelente almoço servido na Quinta dos Corgos, ao ar livre e perante uma paisagem deslumbrante.

O vereador da Câmara Municipal de Tábua, David Pinto, acompanhou a caravana nos dois dias de aventura, juntando-se no almoço final o presidente da edilidade, Ricardo Cruz. Que recebeu das mãos do Presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio, um troféu SPAL, tendo agradecido a distinção com a oferta de duas serigrafias do artista local, José Penicheiro.

«Foi mais uma edição da Aventura Dacia que, no dizer dos participantes, foi um sucesso. Diversificámos, uma vez mais, com a estreia de Tábua nesta aventura e a verdade é que a reação de todos foi excelente e de total aprovação. A colaboração da Câmara Municipal de Tábua e de várias freguesias, foi essencial e julgamos ter contribuído para que mais pessoas venham visitar a região e desfrutar do Encanto da Beira.»

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre

Mais Atividades

9ª Aventura Dacia 4×2

Aventura Dacia 0604

Com regras e desafios de última hora, o multifacetado programa da Aventura Dacia 4×2 foi cumprido, trazendo uma lufada de liberdade aos aventureiros.

10ª Aventura Dacia 4×2

2021 Aventura Dacia 4X2 0707

Em ano de aniversário, a Aventura Dacia subiu à Serra da Estrela para celebrar 10 anos com mais um passeio em família, saiba tudo.

4º Off Road Bridgestone / First Stop Marrocos

Off Road Bridgestone First Stop Marrocos 2022 672

A 4ª expedição do Clube Escape Livre a Marrocos voltou a repetir o sucesso das anteriores edições e com uma caravana de 55 participantes.

11ª Aventura Dacia

Av dacia 2022 0425

A 11ª Aventura Dacia levou uma caravana Dacia Duster e Sandero Stepway de Trancoso ao Vale do Côa e à Terra da Castanha.