10º Aniversário Cápsula do Tempo – Guarda 2050

O 10º aniversário da Cápsula do Tempo – Guarda 2050 celebrou-se a 1 de julho, entre a Encosta do Tempo e a biblioteca Eduardo Lourenço.

Jul
01
Localidade: Guarda
Tipo de evento: Conferência

Dez anos é muito tempo, diz a canção, mas para a Cápsula do Tempo – Guarda 2050 nem metade do percurso desta importante iniciativa com chancela Escape Livre foi cumprido. Encerrando em si preciosos pensamentos de 40 personalidades, a iniciativa criada para comemorar os 40 anos do Programa Escape Livre – hoje já com 50 anos e o de maior longevidade da rádio portuguesa – ultrapassou esse espartilho e é, hoje, um evento da Guarda, da região e do país.

A ideia inicial desta iniciativa do Clube Escape Livre já ultrapassou o dique da celebração do programa de rádio e inundou a agenda anual da cidade da Guarda e da região. Como tradicionalmente, a “Cápsula do Tempo – Guarda 2050” reuniu no Encosta do Tempo, ao lado da Torre de Menagem da Guarda, as principais figuras da cidade da Guarda, com destaque para o Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, a vogal substituta do Presidente da Junta de Freguesia da Guarda, Anabela Cunha, o Vice-Presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Carlos Rodrigues, e o diretor da Rádio Altitude, Luís Baptista-Martins.

O cinzelar da pedra e o plantar da árvore foram os dois momentos que marcaram as celebrações na Encosta do Tempo

Dividida em dois momentos, a cerimónia comemorativa do 10º aniversário da Cápsula do Tempo – Guarda 2050 começou com o cinzelar do ano de 2023 na pedra, ato que esteve entregue ao Presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio.

«Esta é uma iniciativa que marca a agenda anual da Guarda e coloca a cidade e a região no mapa nacional com uma ideia que temos de agradecer ao Presidente do Escape Livre. É algo importante e que merece o nosso elogio e apoio e esperamos conseguir estar cá em 2050 para abrir a cápsula. Até lá, marcamos encontro aqui para esta celebração anual.»

Sérgio Costa, Presidente da Câmara Municipal da Guarda

Cinzelada a pedra por Luís Celínio e cumprida a tradição de plantar uma árvore – este ano foi uma faia – com a ajuda de todas as personalidades presentes, seguiu-se o segundo momento das celebrações na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.

CAPSULA DO TEMPO 10o ANIVERSARIO 2023 159

Patrono da “Cápsula do Tempo – Guarda 2050”, iniciativa do Clube Escape Livre, com o apoio do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e da Rádio Altitude, em parceria com a Câmara Municipal da Guarda e Junta de Freguesia da Guarda e o patrocínio da SPAL e COFICAB, Francisco Pinto Balsemão não teve oportunidade de estar presente. Porém, enviou uma mensagem onde lembrou a importância local e nacional da iniciativa, e dirigindo-se a Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre, escreveu:

«Acompanho-o, orgulhando-me do meu sangue egitaniense, e deixo-lhe um grande abraço de parabéns por esta iniciativa e pela promoção que tem feito da Cidade mais Alta de Portugal.»

Pinto Balsemão, Patrono da Cápsula do Tempo – Guarda 2050

Lida a sua mensagem e depois de Luís Baptista-Martins (Rádio Altitude) ter destacado “a importância desta iniciativa para a Guarda e para região” e Carlos Rodrigues, do Instituto Politécnico da Guarda, ter reafirmado “a excelência da ideia do Clube Escape Livre” e a disponibilidade total “para sempre apoiar este tipo de iniciativas”, chegou o momento alto da celebração do 10º aniversário da iniciativa.

Aida Carvalho liderou a conferência com o tema “Preservar o Património, Olhar o Futuro”

Debaixo do tema “Preservar o Património, Olhar o Futuro”, Aida Carvalho, Presidente do Conselho Diretivo da Fundação Côa Parque, lançou um olhar sobre a região do Côa e todas as iniciativas que estão a ser feitas para preservar o património com olhos postos num futuro de desenvolvimento. Um tema muito interessante e que deixou a muito preenchida sala da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço esclarecida sobre as maravilhas da região e como se está a olhar para o futuro.

Aida Carvalho onde recebeu das mãos de Luís Celínio, no final da sessão, um relógio e uma chávena da coleção “Chávenas do Tempo” da autoria do Arquiteto António Saraiva com produção da SPAL.

“É um privilégio enorme falar nestes temas em pleno século XXI, ainda por cima na Cidade mais Alta. Esta reflexão sobre o futuro no local onde foram encontradas as primeiras manifestações artísticas é criar uma ponte com o nosso futuro e só tenho de agradecer o convite ao Clube Escape Livre para estar presente e falar sobre este tema que me é tão querido na celebração desta iniciativa.”

Aida Carvalho, Presidente do Conselho Diretivo da Fundação Côa Parque

Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre encerrou a sessão, agradecendo a presença de todos e destacou:

«A importância que a Cápsula do Tempo – Guarda 2050 conquistou na vida cultural da Guarda, extravasando mesmo as margens da cidade e da região. Algo que nos deixa muito felizes e nos incentiva a deixar o repto a outras instituições para com gestos e ações continuarem a colocar a Guarda ao mais alto nível.»

Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre

Mais Atividades

8º Aniversário Cápsula do Tempo – Guarda 2050

CÁPSULA DO TEMPO GUARDA 2050 2021 230

Este ano, o 8º aniversário da Cápsula do Tempo – Guarda 2050 celebrou-se abordando o tema “O futuro da comunicação – oportunidades e ameaças.”

Gala SPAL – 50 Anos Programa Escape Livre

GALA SPAL 50 ANOS PROGRAMA ESCAPE LIVRE 1077

A celebração dos 50 anos do Programa Escape Livre contou com um espetáculo de Luis de Matos e distinções a várias personalidades.

9º Aniversário Cápsula do Tempo – Guarda 2050

Aniversario 9o Capsula do Tempo 2022 157

“O Correio em Portugal – Início e Conservação” foi o grande tema que marcou o nono aniversário da Cápsula do Tempo – Guarda 2050!

Classic Cars Tour

Classic Cars Tour 450

O Classic Cars Tour esteve na estrada e ligou a Guarda a Salamanca passando por Trancoso, Mêda, Foz Côa, Fig. de Castelo Rodrigo e Almeida!