XXIII Slalom Sprint de Castelo Rodrigo

Jorge Almeida foi o grande vencedor do XXIII Slalom de Castelo e a 3ª Grande Perícia Automóvel, num fim de semana cheio de perícia!

Jul
23 a 24
Localidade: Figueira de Castelo Rodrigo
Tipo de evento: Competição

Chegar, ver e vencer! Jorge Almeida é um nome incontornável das provas de perícia em Portugal e já conquistou o coração dos figueirenses e um enorme respeito pelos adversários que com ele procuram estabelecer o melhor registo. Com recorde de inscritos, milhares de pessoas a assistir e competição nas várias categorias, Figueira de Castelo Rodrigo esteve ao seu melhor nível com a habitual organização do Clube Escape Livre em parceria com o Município.

Quando no sábado o sol desapareceu por entre as muralhas de Castelo Rodrigo, foram os pilotos que voltaram a brilhar perante uma moldura humana que encheu por completo as bancadas do Estádio Municipal para assistir à sexta prova do Campeonato de Portugal de Perícias. Os motores deram os primeiros acordes no traçado improvisado do estádio numa prova marcada pelo extraordinário acolhimento por parte do Município aos pilotos, obsequiando-os com um jantar de boas-vindas.

40 equipas nesta edição do Slalom de Castelo Rodrigo

Uma festa que juntou 40 equipas para celebrar a paixão pelo automobilismo com carros das mais diferentes belezas e estéticas que fazem parte do imaginário de muitos adeptos. A título de curiosidade refira-se que a organização realizou um desfile das viaturas pelo centro da vila de Figueira de Castelo Rodrigo, ao fim da tarde, para chamar a atenção da prova noturna que se revelou um estrondoso sucesso. Numa prova em que todos pretendem alinhar à partida a edição deste ano foi a mais concorrida de sempre até porque o Clube Escape livre e o Município de Figueira de Castelo Rodrigo oferecem hospitalidade e naturalmente maior visibilidade para a carreira dos pilotos e das respetivas equipas.

No sábado Jorge Almeida conquistou um triunfo suado com o tempo de 1m13,238s, depois de esgrimir argumentos com António Borges. Um duelo titânico em que foi necessário esperar pelo derradeiro “tira-teimas”, já de madrugada, com vantagem do primeiro, por míseros 0,263 segundos.

Depois de muito porfiar, Nelson Aguiar acelerou já com um clima ameno e conduziu a sua viatura ao degrau mais baixo do pódio, a 1,444 segundos, numa ação bastante festejada pelo clã Aguiar, deslocando-se a Figueira de Castelo Rodrigo pai, filho e neto, respetivamente Francisco Aguiar (10.º), Nelson Aguiar (3.º) e Filipe Aguiar (6.º).

“A aposta no desporto automóvel com o Slalom de Castelo Rodrigo está ganha e com o Clube Escape Livre traduz-se no motor de desenvolvimento social e económico valorizando as potencialidades turísticas do concelho”.

presidente da Câmara, Carlos Condesso

Também Miguel e Pedro Vicente, duas gerações do mesmo agregado familiar, não desperdiçaram a oportunidade para evidenciar as suas aventuras e peripécias na vila raiana do distrito da cidade mais alta de Portugal, fazendo tributo ao patriarca da família que correu nos anos 90 do século passado.

Jorge Almeida foi o vencedor absoluto

Em termos desportivos, Jorge Almeida foi o vencedor absoluto e do Grupo 1, António Borges venceu a classe B. No Grupo 2 vitória de António Pinto na Classe A e de Dino Almeida na Classe B. Rui Loureiro venceu a Classe A e Francisco Carvalho a Classe B, ambos no Grupo 3. 

Num fim-de-semana de dupla jornada do Campeonato Portugal, Jorge Almeida não deu a mínima oportunidade e depois de vencer no sábado apresentou-se no domingo no traçado urbano para responder com mais uma vitória, desta feita com o Nelson Aguiar a ser segundo classificado à frente de António Borges. Já nos restantes grupos e classes e apesar da luta renhida ao longo das várias tentativas, António Pinto, Dino Almeida, Rui Loureiro e Francisco Carvalho repetiram as vitórias do dia anterior.

Com todos os pódios a celebrar com o reputado espumante da Adega de Castelo Rodrigo e a sua garrafa Magnum e com o troféu SPAL para marcar a classificação neste evento, já se pensa na edição de 2023.

“É uma enorme satisfação termos correspondido com duas provas magníficas, com muito público e a confirmação de que os pilotos gostam de vir correr a Figueira”.

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre

Mais Atividades

XXII Slalom Sprint de Castelo Rodrigo

SLALOM SPRINT CASTELO RODRIGO 2020 CANCELADO

Novamente parte do Campeonato de Portugal de Perícias e com a prova de sprint, os melhores pilotos regressam à prova rainha em Figueira de Castelo Rodrigo.

Guarda Racing Days

Guarda Racing Days domingo 300

Decorreu mais um fim-de-semana incrível de corridas na cidade mais alta de Portugal! O Guarda Racing Days voltou para animar o publico.

XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo

Slalom Sprint Castelo Rodrigo 2018

O Slalom Sprint de Castelo Rodrigo é a prova raínha do campeonato nacional de perícias e reúne dezenas de pilotos para dois dias de espetáculo.

Drift de Pinhel

DRIFT DE PINHEL 2021 1529

O Drift de Pinhel voltou este ano com uma prova pontuável para o Campeonato de Portugal e com a Taça Internacional de Drift, foi espetacular!