11ª Aventura Dacia

A 11ª Aventura Dacia levou uma caravana Dacia Duster e Sandero Stepway de Trancoso ao Vale do Côa e à Terra da Castanha.

Mai
06 a 08
Localidade: Trancoso - Sernancelhe
Tipo de evento: Todo Terreno Turístico

Num fim de semana de primavera que se vestiu de verão, a caravana de quase 40 veículos e 100 destemidos aventureiros da 11ª Aventura Dacia, partiu de Trancoso para descobrir os encantos do Vale do Côa e da Terra da Castanha. O ponto de encontro e base de operações foi no Hotel de Turismo de Trancoso, onde as equipas oriundas de vários pontos do país começaram a chegar durante a tarde de sexta-feira.

Primeiro dia marcado pela visita ao Centro Histórico de Trancoso

Antes de um jantar repleto de iguarias regionais, Vanda Silva, Diretora de Marketing da Dacia, deu as boas-vindas a todos os participantes, às quais se seguiu um curto briefing sobre o funcionamento de mais uma Aventura Dacia.

Energias retemperadas, tempo para um magnífico passeio pela Aldeia Histórica de Trancoso, aproveitando as inusuais amenas temperaturas nesta época das noites beirãs. O início da caminhada fez-se no Posto de Turismo, onde todos foram recebidos pelo Presidente da Câmara de Trancoso, o Prof. Amílcar Salvador e uma equipa de guias turísticos.

«Continuamos cá para que, juntos, superemos todas as dificuldades e, sobretudo, para promover os nossos territórios e o nosso património. E aqui, em Trancoso, o nosso melhor património são as pessoas.»

Prof. Amílcar Salvador, Presidente da Câmara de Trancoso

O caminho fez-se com passagem pelo Centro Histórico com tempo para visitar a Casa de Bandarra e o Centro de Interpretação Judaica Isaac Cardoso.

Sábado foi dia de passeio pelo Vale do Côa

Depois de uma noite bem dormida, sábado amanheceu com um sol radiante, prenuncio de um autêntico dia de verão que se avizinhava. A caminho de Foz Côa e das gravuras rupestres, as paisagens magníficas do Vale do Côa deslumbraram à sua passagem.

Pelo caminho, paragem em vários pontos fulcrais que espelham bem a riqueza histórica e paisagística da região, como a Capela de S. Gabriel. Isto, antes de começar a pôr realmente à prova as máquinas que acompanhavam os aventureiros numa travessia a vau do rio Côa.

Um desafio ultrapassado facilmente por toda a caravana, tanto os Dacia Duster 4×4 como os 4×2 e ainda um Sandero Stepway. Provando assim a capacidade única destes modelos para proporcionar grandes experiências na natureza.

Depois, tempo para visitar as gravuras rupestres com o auxílio dos guias e de subir os corta-fogos que as vinhas proporcionavam. Tudo para chegar à Quinta da Ervamoira, onde se fez uma curta paragem para visitar as vinhas, o museu e ainda provar um pouco dos néctares que aqui se criam.

Logo depois, e aproveitando a vista sobre o Vale do Côa, seguiu-se caminho até ao Restaurante Côa Museu, onde nos esperava um maravilhoso almoço, acompanhado de uma vista fantástica.

O ritmo de aventura e descoberta continuou pela tarde fora, e a caravana da família Dacia e Escape Livre seguiu até Freixo de Numão para, logo a seguir, visitar as ruínas do Prazo, consideradas o Machu Picchu de Portugal. Antes do regresso a Trancoso, passagem ainda na Mêda no referencial espaço Vinhos e Eventos, para mais um momento de experiências do palato. Já em Trancoso, tempo para visitar o Castelo antes de seguir para o Hotel para jantar.

No domingo os trilhos ligaram Trancoso a Sernancelhe

O último dia de passeio foi novamente recebido com um sol radiante e prometia mais uma manhã de grandes aventuras. A caminho de Sernancelhe, passagem primeiro na Capela de St. Estevão e na Nossa Senhora de ao Pé da Cruz. Tudo antes de descer até ao Espaço da Castanha e do Castanheiro em Sernancelhe, Terra da Castanha, para um café e uma prova do pastel de castanha. E, claro, mais um momento para comprar algumas destas iguarias e levar como recordação para casa.

Em tempo das festas e romarias de maio, em Sernancelhe a vida volta à normalidade com a realização das Festas do Município, agora na sua força plena, onde saem à rua procissões, bandas e gentes destas terras, lado a lado com quem os visita.

Para o final da manhã ficou reservada a visita a Freixinho, a subida à Capela de Nossa Senhora das Necessidades e, por fim, ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa. Tudo antes do almoço final, novamente em Sernancelhe, com entrega dos troféus SPAL e prémios Bridgestone, First Stop e Valorpneu, a todos os participantes.

Um fim de semana de calor e aventura, uma Aventura Dacia inesquecível!

«Agradecemos a confiança que todos os participantes depositam no Escape Livre e, sobretudo, na marca Dacia. Tenho a certeza de que nestes dias puderam uma vez mais confirmar as excelentes capacidades dos carros que conduzem todos os dias.»

Vanda Silva, Diretora de Marketing da Dacia
Av dacia 2022 1139

«Foi mais um fim de semana onde juntámos as famílias Dacia e Escape Livre, pudemos aproveitar ao máximo as capacidades magníficas destes carros e levar todas estas pessoas a conhecer um pouco melhor da nossa região

Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre
Av dacia 2022 1130

«Estas iniciativas são uma excelente forma de mostrar a todos que o interior do país continua a fazer parte do futuro de Portugal.»

Dr. Carlos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe

No regresso de todos a suas casas, fica a certeza de mais um fim de semana bem passado, de excelente convívio e desafios à altura de máquinas e pilotos. Venha 2023!

Mais Atividades

9ª Aventura Dacia 4×2

Aventura Dacia 0604

Com regras e desafios de última hora, o multifacetado programa da Aventura Dacia 4×2 foi cumprido, trazendo uma lufada de liberdade aos aventureiros.

10º Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid do Bucho 2019 357

Mais uma edição do Raid do Bucho e Outros Sabores que em 2019 celebrou 10 anos de aventuras a percorrer os melhores trilhos entre a Guarda e Freineda.

8ª Aventura Dacia 4×2

Aventura Dacia 4x2 2019 78

A 8ª Aventura Dacia viajou até ao Alentejo com novas paisagens e desafios de onde se destacaram a passagem por Monsaraz e a descida à Pedreira D’El Rey.

10ª Aventura Dacia 4×2

2021 Aventura Dacia 4X2 0707

Em ano de aniversário, a Aventura Dacia subiu à Serra da Estrela para celebrar 10 anos com mais um passeio em família, saiba tudo.