Mercedes-Benz 4MATIC Experience – Caminhos de Santiago

A edição de 2021 do Mercedes-Benz 4MATIC Experience levou, de 1 a 5 de outubro, 50 automóveis da marca da estrela até Santiago de Compostela.

Out
01 a 05
Localidade: Trancoso a Santiago de Compostela
Tipo de evento: Todo Terreno Turístico

Em Ano Jacobeu, com a Porta Santa da Catedral aberta aos peregrinos, a Mercedes-Benz e o Escape Livre organizaram mais uma edição desta icónica aventura fora de estrada, naquela que foi a maior caravana de sempre, com 50 viaturas da marca alemã em peregrinação até ao “Campus Stelae” (Campo de Estrelas) de Santiago de Compostela.

A aventura começou no dia 1 de outubro, sexta-feira, dia que ficou reservado para a chegada dos participantes ao Hotel de Turismo de Trancoso. Era o início da reunião da família Mercedes-Benz que, este ano, contou com a participação de Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz Portugal.

Após o briefing inicial e o jantar, oportunidade para escutar a história dos Caminhos de Santiago, contada pelo historiador Joel Cleto, que também acompanhou a caravana durante esta aventura.

A caravana de Mercedes-Benz começou a aventura dia 2 de outubro

O raiar do primeiro dia de verdadeiro passeio começou com visita a Nossa Senhora ao Pé da Cruz e Sernancelhe. Seguiu-se a subida à Senhora da Lapa e a visita ao Mosteiro de São João de Tarouca. Depois de uma passagem pela Ponte de Ucanha, tempo para um almoço panorâmico no Paraíso D’Ouro, em Lamego.

Com os Mercedes-Benz 4MATIC sedentos de “maus caminhos”, a caravana avançou para a travessia da Serra do Marão, percorrida com chuva e nevoeiro cerrado, antes da chegada ao Pena Park Hotel, em Ribeira de Pena, onde a caravana jantou e pernoitou.

O domingo acordou com muito sol e permitiu que todos pudessem tirar o máximo partido das magnificas paisagens do percurso. A manhã ficou marcada pelas visitas à Nossa Senhora do Viso e a Agra, Aldeia de Portugal, antes da chegada a São Bento da Porta Aberta, ponto para a merecida pausa para almoço no Hotel de São Bento da Porta Aberta.

À porta do Hotel, um verdadeiro showroom Mercedes-Benz fazia as delícias dos muitos peregrinos que visitavam o local, que puderam ver um catálogo completo da marca alemã composto por vários modelos 4MATIC – G, GLC, GLE, GLB, GLA, GLK e ML!

Já a caminho de Viana do Castelo, para pernoitar no Axis Hotel, seguiu-se uma breve paragem na Nossa Senhora da Abadia antes do ponto alto do dia, com uma visita guiada ao magnífico Mosteiro de Tibães, em Braga.

Também houve tempo para começar a preparar a próxima aventura Mercedes-Benz

Antes do jantar, as quase cinquenta senhoras presentes no passeio tiveram a oportunidade de ter um momento só para elas, com a apresentação do She’s Mercedes Off Road Experience, uma aventura fora de estrada exclusivamente no feminino, que irá decorrer na Serra da Estrela e que, pela primeira vez, ocupará todo um fim de semana.

O She’s Mercedes, é um projeto internacional da Mercedes-Benz com o objetivo de aproximar o target feminino da marca através de experiências exclusivas. Neste sentido, irá realizar-se uma vez mais o She’s Mercedes Off Road Experience, entre os dias 12 e 14 de novembro, uma iniciativa em exclusivo no feminino, onde se pretende proporcionar momentos únicos de aventura, convívio, partilha e inspiração. Um evento onde queremos ser uma inspiração e deixar-nos inspirar pelas nossas participantes.

Cátia Magalhães, Mercedes-Benz Portugal

Ao jantar, a Mercedes-Benz não deixou passar a oportunidade de celebrar com todos os presentes o décimo aniversário desta parceria com o Escape Livre, numa noite com várias surpresas, entrega de prémios Mercedes-Benz e Bridgestone, oferta do Troféu SPAL e vários agradecimentos especiais, sobretudo a todos os participantes destes Caminhos de Santiago.

O último dia de viagem começou com a subida ao Monte de Santa Luzia e uns desafiantes corta-fogos para que os Mercedes-Benz pudessem continuar a mostrar a eficácia da tecnologia 4MATIC. Seguiu-se a visita ao Mosteiro de São João de Arga e um almoço em Vila Nova de Cerveira, no restaurante Dom Júlio, uns dos vencedores das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia. Depois, rumo a Espanha para visitar o Mosteiro de Oia e seguir, finalmente, até Santiago de Compostela.

5 dias de todo terreno até Santiago de Compostela!

Já em Santiago, e com todos os participantes na posse dos seus bordões de peregrinos, os bispos de Aveiro e da Guarda juntaram-se aos participantes para uma caminhada noturna, abençoada pela chuva, desde o Gran Hotel Los Abetos até à Catedral de Santiago.

Na manhã seguinte, e antes do regresso a casa, tiveram lugar as visitas guiadas ao centro histórico de Santiago de Compostela e a missa do peregrino na Catedral, com a emblemática cerimónia do Botafumeiro, o maior incensário da europa.

A convite do Escape Livre, a missa na Catedral de Santiago foi presidida pelos bispos da Guarda, Viseu e Aveiro, onde Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, teve oportunidade de fazer a evocação ao apóstolo Santiago em nome de todos os peregrinos da expedição Mercedes-Benz 4MATIC.

Esta foi provavelmente a melhor edição do 4MATIC Experience, uma vez que a caravana de viaturas Mercedes-Benz, com tecnologia 4MATIC, atingiu a capacidade máxima de 50 equipas, oriundas de todos os pontos do país.  Foram 5 dias de convívio e partilha, no seio da Natureza, com experiências enriquecedoras a nível cultural, gastronómico, e de muita aventura fora de estrada por paisagens deslumbrantes entre Portugal e Espanha.

Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz Portugal

O Clube Escape Livre regressa a Santiago de Compostela no próximo ano, também ele Ano Santo, por decreto especial do Papa Francisco, para mais um evento Caminhos de Santiago.

Mais Atividades

She’s Mercedes Off Road Experience #2

Shes Mercedes Off Road Experience 10 outubro 2020 2 66

Foi tão bom, que teve que ser novamente realizado. Duas semanas depois, o She’s Mercedes Off Road Experience regressou à Nazaré com novas aventureiras.

9º Mercedes-Benz 4MATIC Experience

MERCEDES 4MATIC EXPERIENCE 2020 CANCELADO

O Mercedes-Benz 4MATIC Experience é exclusivo aos modelos 4MATIC da marca alemã, num grande encontro todo terreno por terras da raia beirã.