Off Road Bridgestone / ACP – Caminhos de Santiago

O Off Road Bridgestone/ACP – Caminhos de Santiago cumpriu o emblemático percurso entre Trancoso e Santiago de Compostela com toda a segurança.

Out
02 a 06
Localidade: Trancoso a Santiago de Compostela
Tipo de evento: Todo Terreno Turístico

Foi há dez anos atrás, em 2010, que o Clube Escape Livre, decidiu organizar pela primeira vez, um passeio todo terreno até Santiago de Compostela. A viagem acabaria por se tornar uma das mais emblemáticas, permanentemente solicitada pelos aventureiros. Em ano de pandemia, o clube da Guarda repetiu o percurso no XVII Off Road Bridgestone/ACP – Caminhos de Santiago e entre 2 e 6 de outubro avançou para uma edição que se revelou desafiante a todos os níveis.

O itinerário até Santiago de Compostela já tinha sido realizado em 2010, 2011, 2012, 2013 e 2015 e 2018. Na edição de 2020, a possibilidade de realizar esta viagem foi encarada com um sentido especial: o da oportunidade da descoberta, das vivências e do encontro com os amigos numa época com condicionalismos muito especiais.

Medidas implementadas em todos os locais

Apenas 28 equipas e 66 pessoas (metade do habitual), foram aceites para esta aventura de cinco dias. Do início ao fim, foram respeitadas todas as normas em vigor relativas à pandemia, em Portugal e em Espanha, cumprindo-se todas as regras e normas da DGS e do Plano de Contingência do passeio, desde logo com o devido distanciamento, o uso de máscara e a redução a grupos de dez pessoas durante as visitas. Medidas que também foram implementadas com a boa vontade dos hotéis e restaurantes, a cumprir rigorosamente todas as regras, disponibilizando, desde logo, salas maiores para as refeições.

O XVII Off Road Bridgestone/ACP – Caminhos de Santiago não contou apenas com o desafio da segurança sanitária, mas com variadas condições meteorológicas, entre períodos de chuva a proporcionar o aliciante de trilhos bem enlameados, nomeadamente mais a norte e na zona fronteiriça, e as boas abertas, a oferecer a visualização de grandes paisagens, cumprindo-se o programa com grande satisfação. Os maiores períodos de chuva surgiram apenas em Santiago de Compostela, uma espécie de bênção para a chegada das equipas, mas que ainda assim não se negaram a realizar a caminhada noturna de 5 km entre o hotel Los Abetos e a Praça do Obradoiro, o ponto alto deste passeio.

Percurso emblemático e espetacular

Este ano com uma ligeira alteração de percurso, privilegiando Ribeira de Pena, o programa que começou em Trancoso fez um vasto périplo por alguns dos monumentos religiosos a caminho de Santiago de Compostela. Os participantes visitaram santuários, mosteiros e igrejas que são referência para os peregrinos desde há séculos, e descobriram as suas estórias, lendas e arquitetura. Não faltaram centros históricos, miradouros e contacto com a natureza, mas também as habituais ofertas, como o troféu SPAL.

No último dia, a visita guiada ao centro histórico de Santiago de Compostela foi realizada em grupos de dez pessoas, rumo à catedral. Este ano, pelas restrições atuais e pelas obras de restauração do monumento, a cerimónia do Botafumeiro e a missa do peregrino não se realizaram. Por outro lado, a redução de peregrinos no templo e na cidade acabou por permitir uma visita mais detalhada, conhecendo-se pormenores da catedral nunca antes mostrados.

Uma curiosidade deste Off Road Bridgestone/ACP – Caminhos de Santiago e sinal dos tempos modernos: pela primeira vez a realizar um passeio TT, e em particular este que é o mais longo do calendário do Escape Livre, com mais de 500 km durante vários dias, esteve um veículo totalmente elétrico. Realizando os abastecimentos no final de cada etapa, chegou tranquilamente a Santiago de Compostela.

Balanço muito positivo

Para crentes e não crentes, e independentemente do sentido de fé, de descoberta, de convívio ou amizade, esta aventura fora de estrada ganhou este ano uma nova interpretação: foi valorizada a oportunidade de realizar esta viagem, apesar das condicionantes atuais, com alegria e com esperança de melhores dias. Para além disso, quisemos que fosse também uma jornada segura em todos os sentidos, uma exigência partilhada com todos os parceiros nesta organização. O balanço é muito positivo.

Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre

Rumar em peregrinação até Santiago de Compostela, com vários veículos, numa época de distanciamento social, é mais do que uma aventura! É um desafio que só organizações como a do Clube Escape Livre conseguem levar a cabo e isso foi mais uma vez notório na forma perfeita como tudo aconteceu e terminou com a chegada a Santiago de Compostela. Para a Bridgestone, foi mais um evento próximo dos apaixonados pela evasão. Uma oportunidade para lhes mostrar a importância dos pneus como elemento fundamental para a mobilidade automóvel. Um evento em que, apesar do distanciamento social, foi possível partilhar cuidados a ter com os pneus para assegurar um melhor desempenho no fora de estrada e na estrada no dia-a-dia.

André Bettencourt, diretor de Marketing da Bridgestone Portugal

O Clube Escape Livre regressa a Santiago de Compostela em 2021, Ano Jubilar Compostelano, também conhecido como Jubileu ou Ano Santo (Jacobeu).

O XVII Off Road Bridgestone/ACP – Caminhos de Santiago teve como viatura oficial a Mercedes-Benz e o patrocínio da Valorpneu, Bridgestone e SPAL. Contou com o apoio oficial dos Municípios de Trancoso, Sernancelhe e Guarda, e o Turismo do Centro de Portugal. O apoio à divulgação foi da RFM, Localvisão Guarda, Diário de Coimbra, jornal A Guarda, LOBA e TMG.

Mais Atividades

Classic Cars Tour

CLASSIC CARS TOUR ADIADO

A Covilhã e o Sabugal juntaram-se aos restantes municípios no 2º Classic Cars Tour, o evento que vai trazer pelo menos meia centena de clássicos à região.

Termas Centro Classic Cars

Termas Centro Classic Cars 19 482

O Termas Centro Classic Cars reuniu, no fim de semana de 18 a 20 de setembro, 29 equipas para a descoberta de algumas das estâncias da rede Termas Centro.

Guarda Racing Days

GUARDA RACING DAYS 2020 CANCELADO

O Guarda Racing Days é o mais recente evento da região da Guarda que conta com a presença dos melhores pilotos nacionais e milhares de espectadores.

22ª Gala SPAL – A nossa seleção de pilotos

22a Gala SPAL 2020 66

Mantendo a tradição, o calendário de atividades de 2020 abriu com a Gala SPAL, homenageando 39 pilotos da Guarda, de 12 categorias do desporto motorizado.